São muitas as novidades deste trimestre, a começar pelo Livro do avesso, o pensamento de Edite, novo trabalho em prosa de Elisa Lucinda, apresentado a nossos leitores pelo crítico Tom Farias; em seguida, trazemos de Brasília o volume Zumbi dos Ipês, bela e contundente reunião poética assinada por Marcos Fabrício, que recebe a leitura atenta de Gustavo Bicalho; ainda no campo da poesia afro-brasileira, acaba de chegar às livrarias Amor e outras revoluções, antologia do Grupo Negrícia, do Rio de Janeiro, resenhada por Eduardo de Assis Duarte; e também Dessa cor, livro de estreia da gaúcha Fernanda Bastos, objeto das reflexões de Anamaria Santos; por fim, nossa homenagem a bell hooks, ícone do feminismo negro contemporâneo, cujo volume Erguer a voz, recém-traduzido no Brasil por Cátia Maringolo, que registra abaixo suas impressões sobre o livro. Boa leitura!

 

 

 

 

Elisa Lucinda

Autora consagrada como poeta e atriz, Elisa Lucinda chega ao 17º título de sua carreira com este impactante Livro do avesso, o pensamento de Edite, em que novamente investe no texto ficcional para trazer à tona reflexões sobre a condição da mulher negra que atualizam o diálogo entre as instâncias de gênero, classe e etnicidade. Sua incursão sobre temas caros ao debate contemporâneo chega até nós por meio da leitura competente do escritor e crítico Tom Farias.

 

Leia Mais

 

 

 

Marcos Fabrício

Presença constante na cena literária brasiliense, o poeta autor de Deslokado (2010), Doelo  (2014), Chapa quente (2015) e Aberto pra gente brincar de balanço (2017), entre outros, nos presenteia agora com Zumbi dos Ipês, vigorosa reunião poética que o coloca em diálogo com o que de melhor nos foi legado pela tradição da literatura negra ocidental. Zumbi dos Ipês motiva a reflexão atenta do pesquisador e crítico Gustavo Bicalho.

 

Leia Mais

 

 

 

Grupo Negrícia Poesia e Arte de Crioulo

Coletivo de escritores, músicos, cartunistas e atores fundado no Rio de Janeiro no contexto da abertura política “lenta, gradual e segura”, que marcou o fim da ditadura militar nos anos 1980, o Grupo Negrícia reuniu nomes hoje conhecidos como Conceição Evaristo e Éle Semog, este último responsável pela organização da antologia poética Amor e outras revoluções, que acaba de chegar às livrarias trazendo também textos de Lia Vieira, Salgado Maranhão, Elisa Lucinda, Hélio de Assis, Ana Cruz, Deley de Acari, Eustáquio Lawa e muitos mais. A coletânea recebe as considerações de Eduardo de Assis Duarte.

 

Leia Mais

 

 

Fernanda Bastos

Empenhada em se opor ao “memoricídio” que afeta as narrativas da condição afrodescendente no Brasil, em especial no tocante ao chamado “segundo sexo”, a poesia negra feminina contemporânea vem se debruçando sobre temas marcados pela urgência da necessidade. É o caso da gaúcha Fernanda Bastos, que estreia com pé direito em livro com os belos e vigorosos poemas reunidos em Dessa cor, objeto da leitura atenta de Anamaria Santos.

 

Leia mais 

 

 

 

bell hooks

Voltado eminentemente para o estudo e divulgação da produção literária afro-brasileira, o Portal literafro abre agora uma exceção para incluir a pensadora estadunidense bell hooks, referência teórica e crítica para mais de uma geração de ativistas e pesquisadoras do feminismo negro. Sua mais recente tradução para o português acaba de ser lançada no Brasil: Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra e chega até nossa newsletter pelas observações de sua tradutora, a pesquisadora e crítica Cátia Maringolo.

Leia Mais