DADOS BIOGRÁFICOS

Artista do palco e das telas, Elisio Lopes Jr. nasceu em Salvador, Bahia, em 1976. Reside atualmente no Rio de Janeiro, onde atua como roteirista, dramaturgo, diretor artístico, escritor e gestor cultural. Graduou-se em Comunicação pela UNIFACS – Universidade Salvador; realizou pós-graduação em Fotografia, Cinema, Vídeo e Mídias Digitais na UFBA – Universidade Federal da Bahia; e tornou-se Mestre em Cultura e Sociedade pelo Pós-Cultura – Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, desta mesma instituição.

Atuou como gestor cultural na Fundação Cultura do Estado da Bahia – FUNCEB e, em 2009, como Diretor Nacional de Fomento e Promoção da Cultura Afro-brasileira na Fundação Cultural Palmares, órgão vinculado ao Ministério da Cultura. Foi roteirista no programa Esquenta, da Rede Globo, apresentado por Regina Casé; diretor no programa Espelho, apresentado por Lázaro Ramos, no Canal Brasil e roteirista do filme “Medida provisória”, primeiro longa de Lázaro Ramos, premiado no Festival de Memphis na categoria de Melhor Roteiro.

Atualmente, orienta seis roteiristas no projeto “Narrativas Negras”, da Flup – Festa Literária das Periferias. Diretor de Tia Má com a Língua Solta, espetáculo de Maíra Azevedo (Tia Má) e Redondamente Enganadas, com Maíra Azevedo, Cacau Protássio e Luana Xavier. Trabalhou ainda em outros programas televisivos: no Fantástico, em quadros humorísticos; no canal SportTV, como documentarista; e na TV Brasil.

Como dramaturgo Elisio Lopes Jr. possui carreira consolidada, com mais de 30 peças teatrais, montadas e encenadas no Brasil. Dentre as principais, podem ser citadas Decameron e a arte de fornicar, dirigida por Otávio Muller; Carne Fraca, por Fernando Guerreiro, texto publicado em livro em Salvador pela Fundação Casa de Jorge Amado; Alta Noite, por Chiquinho Medeiros; A menina Edith e a velha sentada, por Lázaro Ramos (RJ). Para o cinema, está preparando o roteiro dos filmes Sete Conto e A menina Edith e a velha sentada, este em parceria com Lázaro Ramos. O autor foi indicado ao Prêmio Bibi Ferreira, na categoria Melhor Roteiro Original em Musicais (2021), pela autoria do musical Dona Ivone Lara - Um sorriso negro.

Em 2017, publicou Trilogia da noite, pela Giostri Editora, reunião de três textos teatrais que, a partir da metáfora da noite, visam à compreensão das relações humanas e dos sentimentos envolvidos em tais relações.

Já em 2021, lançou o seu segundo livro, intitulado Monocontos - Histórias Para Ler e Encenar, pela Editora Malê, uma reunião de cem monólogos, divididos em cinco capítulos, com personagens reais e fictícios. Para a produção desta obra, o escritor realizou ampla pesquisa sobre as vidas de Nelson Mandela, Dandara dos Palmares, Elza Soares, Dona Ivone Lara, Maísa e Isaurinha Garcia, etc. Elísio Lopes Junior afirma que este livro: "traz o desejo de proporcionar aos leitores as múltiplas possibilidades de emocionar o outro, de fazer rir e fazê-los refletir o que é estar na pele das suas personagens (...). Um texto bonito pode ser apenas bonito para ser lido, e isso não diminui seu encanto. Foi exatamente desta certeza que nasceu este livro. Sou um autor parido no palco e tenho verdadeira paixão pelo ofício dos atores, e sua capacidade de viver o aqui e o agora diariamente" (Online In: Correio24Horas).

PUBLICAÇÕES

Obra individual

Carne fraca. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado. (dramaturgia).

Trilogia da noite. Rio de Janeiro: Giostri Editora, 2017. (dramaturgia).

Monocontos: histórias para ler e encenar. Prefácio de Paulo Lins. Rio de Janeiro: Editora Malê, 2021. (dramaturgia).

Antologias

TEXTOS

CRÍTICA

FONTES DE CONSULTA

LINS, Paulo. Vida, Palco, Ficção. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/resenhas/ficcao/1595-elisio-lopes-jr-monocontos-historias-para-ler-e-encenar. Acesso em 10 de outubro de 2021.

MIRANDA, Nadja Magalhães (Org.). Memória de uma crítica encantada: coletânea das críticas teatrais de Clodoaldo Lobo. Disponível em: http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/criticadeartes/2012/docs/Memoria-de-uma-Critica-Encantada.pdf. Acesso em 10 de outubro de 2021.

LINKS