PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DE TEORIA DA LITERATURA E TEORIA COMPARADA
EDITAL Nº 1916, DE 25/07/2025, publicado no DOU de 29/07/2025
01 (uma) vaga
RESULTADO FINAL
Composição da Banca Avaliadora
Titulares: Leandro Garcia (presidente), Constantino Luz e Lígia Diniz
Suplente: Davidson Diniz
Cronograma:
30/07 a 08/08 (até as 23h59): Período de inscrição;
20/08, às 13h: Teste de acesso à plataforma Elos (presença recomendável);
20/08, às 13h30: Instalação da banca e sorteio da ordem de entrevistas (presença obrigatória);
20/08, às 14h: Análise da prova de títulos (somente para os membros da banca);
21/08, às 14h: Início das entrevistas por videoconferência (presença obrigatória) - GRUPO 1;
22/08, às 14h: Início das entrevistas por videoconferência (presença obrigatória) - GRUPO 2;
22/08, às 18h: Sessão pública para apuração do resultado (presença opcional).
* O cronograma poderá ser alterado de acordo com o critério da banca ou com o número de inscritos.
Processo seletivo
O processo seletivo será realizado integralmente de modo remoto, por meio de videoconferências. Todas as etapas ocorrerão pela plataforma Elos, utilizando sempre o mesmo link de acesso:
🔗 https://elos.vc/sala/concursos-promocoes-fale-ufmg
- O acesso deve ser feito como convidado.
- Este link será utilizado em todas as etapas da seleção.
Requisitos de participação
É de responsabilidade do(a) candidato(a) garantir os seguintes recursos:
- Endereço de e-mail válido;
- Computador (notebook ou desktop) com webcam, microfone, saída de áudio e navegador atualizado (Chrome, Firefox ou Safari);
- Conexão de Internet com velocidade mínima de 5 Mbps para download e 1 Mbps para upload.
Recomendação
Sugere-se que os(as) candidatos(as) realizem previamente um acesso de teste à plataforma Elos (versão gratuita), a fim de se familiarizar com as ferramentas de apresentação.
Barema: Clique aqui
Área de Conhecimento: Teoria da Literatura e Literatura Comparada
Período de Inscrição: De 30/07/2025 (a partir das 00h00) a 08/08/2025 (até as 23h59)
Local: https://aplicativos.ufmg.br/gprocss/#/
Provas: Análise de curriculum vitae e Entrevista por videoconferência
Titulação mínima: Doutorado na área de Letras ou áreas afins
Data da Seleção: a definir
Remuneração mensal bruta:
Quadro 2 - Remuneração de professor substituto*
CLASSE |
REGIME |
TITULAÇÃO |
Vencimento Básico - VB |
Retribuição por Titulação - RT |
TOTAL |
A |
40 horas |
mestrado |
4.326,60 |
1.622,47 |
5.959,07 |
doutorado |
4.326,60 |
3.731,69 |
8.058,29 |
*Em conformidade com a medida provisória 1.286/2024.
No ato da inscrição, o candidato deverá preencher os campos solicitados e anexar os documentos, em formato pdf:
Da Inscrição
1. As inscrições serão realizadas por meio eletrônico no endereço https://aplicativos.ufmg.br/gprocss/#/, com o envio de toda a documentação informada no item 2.
2. No ato da inscrição, o candidato deverá preencher os campos solicitados
2.1 Deverá anexar os seguintes documentos, em formato PDF:
I) Carteira de Identidade ou documento equivalente que comprove ser brasileiro nato ou naturalizado; se estrangeiro, apresentar passaporte com visto compatível com o exercício da função de professor substituto (que permita o exercício de atividade remunerada, observada a legislação pertinente);
II) CPF;
III) Comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral, que pode ser obtida por meio do sítio eletrônico https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral e prova de quitação com o serviço militar, quando couber;
IV) prova de quitação com o serviço militar, quando couber;
V) “curriculum vitae” abrangendo:
a) graus, diplomas universitários e certificados de cursos de especialização e de aperfeiçoamento (título obtido em instituição estrangeira com reconhecimento ou revalidação por universidade pública);
b) experiência docente;
c) experiência científica, técnica ou artística;
d) experiência em administração acadêmica;
e) publicações;
f) distinção obtida em reconhecimento de atividade intelectual relevante;
VI) documentos comprobatórios do “curriculum vitae”;
VII) cópia legível de laudo médico, para pessoas que manifestarem interesse em concorrer a(s) vaga(s) reservada(s) à(s) Pessoa(s) Com Deficiência, conforme item 3 deste Edital.
2.2. As inscrições devem ser finalizadas pelo candidato(a) na opção “Finalizar Inscrição” no site https://aplicativos.ufmg.br/gprocss/#/ para serem validadas pelo departamento. Somente as inscrições dos candidatos(as) que apresentarem a situação “Inscrição finalizada” serão consideradas como aptas a participar do processo seletivo.
2.3 Após o candidato(a) escolher a opção “Finalizar Inscrição”, não será mais permitido pelo sistema incluir ou alterar qualquer documento anexado no site de inscrições.