PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO
DE ESTUDOS DA TRADUÇÃO
EDITAL Nº 1863, DE 15/07/2025, publicado no DOU de 17/07/2025.
01 (uma) vaga
Barema: Clique aqui
Área de Conhecimento: Estudos da Tradução
Período de Inscrição: De 18/07/2025 (a partir das 00h00) a 28/07/2025 (até as 23h59)
Local: https://aplicativos.ufmg.br/gprocss/#/
Provas: Análise de curriculum vitae e Entrevista Presencial
Titulação mínima: Mestrado em Linguística, Linguística aplicada ou áreas afins
Data da Seleção: a definir
Remuneração mensal bruta:
Quadro 1 - Remuneração de professor substituto*
CLASSE |
REGIME |
TITULAÇÃO |
Vencimento Básico - VB |
Retribuição por Titulação - RT |
TOTAL |
A |
40 horas |
mestrado |
4.326,60 |
1.622,47 |
5.959,07 |
doutorado |
4.326,60 |
3.731,69 |
8.058,29 |
*Em conformidade com a medida provisória 1.286/2024.
No ato da inscrição, o candidato deverá preencher os campos solicitados e anexar os documentos, em formato pdf:
Da Inscrição
1. As inscrições serão realizadas por meio eletrônico no endereço https://aplicativos.ufmg.br/gprocss/#/, com o envio de toda a documentação informada no item 2.
2. No ato da inscrição, o candidato deverá preencher os campos solicitados
2.1 Deverá anexar os seguintes documentos, em formato PDF:
I) Carteira de Identidade ou documento equivalente que comprove ser brasileiro nato ou naturalizado; se estrangeiro, apresentar passaporte com visto compatível com o exercício da função de professor substituto (que permita o exercício de atividade remunerada, observada a legislação pertinente);
II) CPF;
III) Comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral, que pode ser obtida por meio do sítio eletrônico https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral e prova de quitação com o serviço militar, quando couber;
IV) prova de quitação com o serviço militar, quando couber;
V) “curriculum vitae” abrangendo:
a) graus, diplomas universitários e certificados de cursos de especialização e de aperfeiçoamento (título obtido em instituição estrangeira com reconhecimento ou revalidação por universidade pública);
b) experiência docente;
c) experiência científica, técnica ou artística;
d) experiência em administração acadêmica;
e) publicações;
f) distinção obtida em reconhecimento de atividade intelectual relevante;
VI) documentos comprobatórios do “curriculum vitae”;
VII) cópia legível de laudo médico, para pessoas que manifestarem interesse em concorrer a(s) vaga(s) reservada(s) à(s) Pessoa(s) Com Deficiência, conforme item 3 deste Edital.
2.2 As inscrições devem ser finalizadas pelo candidato(a) na opção “Finalizar Inscrição” no site https://aplicativos.ufmg.br/gprocss/#/ para serem validadas pelo departamento. Somente as inscrições dos candidatos(as) que apresentarem a situação “Inscrição finalizada” serão consideradas como aptas a participar do processo seletivo.
2.3 Após o candidato(a) escolher a opção “Finalizar Inscrição”, não será mais permitido pelo sistema incluir ou alterar qualquer documento anexado no site de inscrições.