Letras Debate - "Educação crítica de Língua Estrangeira (LE), estudos de gênero e de sexualidade: problematizando algumas práticas pedagógicas"

A Coordenação do Letras Debate: linguagens e ensino tem o prazer de convidar a todos os professores e alunos do curso de Letras para a sexta atividade do ciclo de palestras deste semestre, que acontecerá no próximo sábado, dia 23/05/2015, às 10h, no auditório 1007 da Faculdade de Letras. A palestra cuja ementa se encontra abaixo será proferida pelos professores Andréa Mattos (FALE/UFMG) e Daniel Ferraz (UFES) e discutirá questões relativas ao estudo de gêneros e de sexualidade na educação crítica de Língua Estrangeira.

 

Palestra: Educação crítica de Língua Estrangeira (LE), estudos de gênero e de sexualidade: problematizando algumas práticas pedagógicas

Ementa: Pode-se dizer que os novos estudos do letramento tiveram sua pedra fundamental lançada a partir dos trabalhos de Heath (1982; 1983) e de Street (1983). No Brasil e, especificamente, na área de ensino de línguas estrangeiras/adicionais, os novos letramentos surgiram como área de pesquisa e possibilidades de prática a partir da publicação das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRAZIL, 2006), que avançou propostas para uma educação crítica em língua estrangeira (LE). Assim, vários temas críticos, como questões de cidadania, raça, gênero e sexualidade, passaram a fazer parte do repertório tanto das pesquisas sobre ensino de LE e formação de professores, quanto das aulas de inglês. Discutiremos aqui algumas questões relacionadas à educação crítica em LE, debatendo os temas de gênero e sexualidade tanto em relação ao ensino, quanto à pesquisa em inglês como LE.  

Palestrantes: Prof. Dr. Daniel Ferraz (UFES) e Profª Drª Andréa Mattos (FALE/UFMG)

Após a palestra, haverá comercialização de uma obra do Prof. Dr. Daniel Ferraz e também validação do certificado anexo.

Contamos com a presença de todos!

Coordenadoria de Graduação


FaLang translation system by Faboba

cenex    CEFALE 

PÓS-GRADUAÇÃO