O professor da FALE-UFMG Eduardo de Assis Duarte é um dos finalistas da 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, na categoria "Antropologia, Sociologia, Demografia, Ciência Política e Relações Internacionais". Ele concorre com o livro "Narrador do Brasil: Jorge Amado, leitor de seu tempo e de seu país", publicado pela Editora Fino Traço, no ano de 2024.

A lista dos cinco finalistas de cada categoria — são 23 no eixo Ciência e Cultura, além de 3 prêmios especiais — foi divulgada nesta terça-feira, 22/07, pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). A relação completa está disponível no site oficial da premiação.

 

 

O livro do Prof. Eduardo de Assis propõe uma nova leitura da obra de Jorge Amado, analisando-a a partir da interseção entre classe, gênero e etnicidade, presentes em toda a sua produção. Ao superar visões reducionistas, o autor apresenta Jorge Amado como um romancista múltiplo e em constante reinvenção, cuja narrativa, porosa e polifônica, retrata a Bahia e contribui para a democratização da leitura no Brasil. O estudo evidencia a importância de Jorge Amado como intérprete do país, capaz de unir crítica social, humor e protagonistas femininas decididas, compondo um retrato vivo e complexo da sociedade brasileira.


Sobre o autor
Eduardo de Assis Duarte é integrante do Programa de Pós-graduação em Letras – Estudos Literários, da FALE-UFMG, e do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade (NEIA). É autor de Literatura, política, identidades (UFMG, 2005) e de Jorge Amado: romance em tempo de utopia (2ª edição, Record, 1996). Também organizou obras como Machado de Assis afrodescendente: escritos de caramujo (3ª edição revista e ampliada, 2020) e a coleção Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica (2ª reimpressão, 2021, 4 volumes). Entre seus trabalhos didáticos estão Literatura afro-brasileira, 100 autores do século XVIII ao XXI e Literatura afro-brasileira, abordagens na sala de aula (ambos 2ª edição, 2019). Participa do projeto interinstitucional “literafro – Portal da Literatura Afro-brasileira: pesquisas em rede” e integra a Comissão Editorial e Executiva do literafro, disponível em www.letras.ufmg.br/literafro.


Sobre a premiação
Criado em 2024, o Prêmio Jabuti Acadêmico reconhece a excelência na produção científica, técnica e profissional nacional, além de valorizar as contribuições dessas áreas para o desenvolvimento do Brasil. As categorias estão divididas em dois eixos: Ciência e Cultura e Prêmios Especiais.

A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá no dia 5 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo canal da CBL no YouTube. O evento reunirá autores, editores, pesquisadores e representantes de importantes instituições acadêmicas e científicas do país. Os vencedores receberão a estatueta do Jabuti Acadêmico e um prêmio de R$ 5 mil. As editoras das obras premiadas também serão homenageadas com uma estatueta.



Mais informações no site oficial: https://www.premiojabuti.com.br/academico/.

 

 

Assessoria de Informação da FALE – 2025

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Facebook: @fale.ufmg
Instagram: @fale_ufmg


FaLang translation system by Faboba

cenex    CEFALE SAEL

PÓS-GRADUAÇÃO