Teve início nesta segunda-feira, 03/02, a construção do anexo do terceiro andar da Faculdade de Letras (FALE), local que futuramente será a sede do Acervo dos Escritores Mineiros (AEM). Instalado, desde a sua criação, em 2003, na Biblioteca Universitária (BU), o Centro de Estudos Portugueses (CELC), órgão complementar da FALE que abriga o Acervo dos Escritores Mineiros, poderá, em breve, finalmente integrar a Unidade.
Essa é, portanto, uma obra muito aguarda e uma conquista acalentada por mais de vinte anos. A comunidade da FALE/UFMG sempre se ressentiu de não ter seu único órgão complementar funcionando na sede da Unidade, embora seja essa a condição ideal para assegurar que o Centro de Estudos Literários e Culturais/Acervo dos Escritores Mineiros cumpra plenamente sua função de laboratório, integrando ações de ensino, pesquisa e extensão. A distância física entre a FALE e a BU sempre foi um dificultador para que discentes e pesquisadores frequentem assiduamente o CELC/AEM e, consequentemente, usufruam de todo o seu potencial formador.
Além dessa integração, a construção de um ambiente próprio é importante também para dar maior visibilidade ao AEM, que desempenha um papel relevante tanto para a Universidade Federal de Minas Gerais quanto para a Faculdade de Letras, no que tange a preservar, a fomentar a pesquisa e a difundir a memória arquivística de escritores mineiros. Essa missão se estende não apenas à comunidade interna da instituição (discentes, professores, pesquisadores, técnicos em Educação), mas também a toda a comunidade externa, promovendo o acesso ao conhecimento, garantindo o direito à literatura e preservando o patrimônio público.
A expectativa é de que o projeto seja concluído em até 18 meses. A Diretoria da FALE agradece o apoio e a colaboração de todos os envolvidos nesta conquista, especialmente da Administração Central, que não tem medido esforços para viabilizar sua realização.
Assessoria de Comunicação da FALE – 2025
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Facebook: @fale.ufmg
Instagram: @fale_ufmg