literafro novidades 40 – setembro de 2020

Nosso informativo chega ao número 40 de uma trajetória iniciada em 2013 e novamente nos valemos do trabalho voluntário de leitores muito especiais. Iniciamos com a nova edição ampliada de Machado de Assis afrodescendente, e com as reflexões do pesquisador Paulo Sérgio de Proença; de nosso precursor maior passamos ao decano Carlos de Assumpção e seu mais novo lançamento – Não pararei de gritar, resenhado pelo pesquisador Adélcio Cruz; em seguida, nos detemos no mais novo romance de Jeferson Tenório, O avesso da pele¸ abordado pelo pesquisador Alen Silva; da ficção voltamos à poesia, com o impactante Pretices & milongas, de Lande Onawale, do qual reproduzimos o belo posfácio do pesquisador Henrique Freitas; de volta ao romance, chegamos a Eliana Alves Cruz, com seu mais novo rebento: Nada digo de ti que em ti não veja, resenhado por Guilherme Augusto para o Estado de Minas; e, finalmente, trazemos o belo volume O mercador de sorrisos, tocante fábula para leitores de todas as idades, para o qual tomamos de empréstimo as reflexões da pesquisadora Luana Tolentino publicadas na CartaCapital. Boa leitura!

 

 

Machado de Assis

O precursor da literatura afro-diaspórica do século XX tem novamente ao alcance dos leitores seus escritos sobre o negro, a escravatura e a branquitude brasileira nada cordial. Em sua 3ª edição, o volume Machado de Assis afrodescendente traz o conto pouco conhecido “A mulher pálida”, publicado em 1881 na revista feminina A Estação, bem como novos textos ensaísticos assinados pelo organizador da coletânea. O livro recebe as considerações do crítico Paulo Sérgio de Proença.

Leia Mais

 

 

 

 

 

 

Carlos de Assumpção

Nascido em 1927, o atual decano da literatura afro-brasileira está mais ativo do que sempre ao publicar pela Companhia das Letras os poemas reunidos em Não pararei de gritar. O título já indica sua fidelidade ao projeto da literatura negra ocidental em sua emanação brasileira. O novo livro motiva a leitura atenta do crítico Adélcio de Souza Cruz.

Leia Mais

 

 

 

 

 

Jeferson Tenório

O premiado romancista de O beijo na parede (2013) e Estela sem Deus (2018) complementa sua “trilogia do abandono” com a publicação do impactante O avesso da pele, em que faz a criança e o homem maduro percorrerem as ruas e avenidas do preconceito vigente na metrópole contemporânea, tão cosmopolita quanto conservadora em seus costumes e crenças. O novo romance nos é apresentado pelo crítico Alen das Neves Silva.

Leia Mais

 

 

 

 

  Lande Onawale

Autor celebrado não apenas na Bahia de Todos os Santos, mas também presente no eixo Rio-SP-MG, além de já traduzido e publicado nos Estados Unidos, Lande Onawale brinda seus leitores com os poemas de Pretices & milongas – conjunto marcado pela harmonia que constrói o todo, em paralelo ao dinamismo que faz cada texto ter luz própria e nos instigar a leituras e releituras. literafro novidades incorpora nesta edição o precioso posfácio assinado pelo crítico Henrique Freitas.

Leia Mais

 

 

 

Eliana Alves Cruz

Finalista do Prêmio Oceanos com O crime do cais do Valongo, a escritora carioca persiste em perquirir nosso passado colonial-escravista em seu novo romance – Nada digo de ti, que em ti não veja. E constrói uma narrativa voltada para o lado sombrio de uma sociedade pautada pelo autoritarismo senhorial e religioso, ainda preso aos absurdos provenientes da Inquisição. Nosso informativo reproduz matéria do Estado de Minas, em que o jornalista Guilherme Augusto mescla sua leitura com o depoimento da autora.

Leia Mais

 

 

 

 

 

 

Édimo de Almeida Pereira

Produzir ficção voltada para crianças é desafio nada desprezível para quem se propõe a atingir corações e mentes de todas as idades. É o que faz Édimo de Almeida Pereira de forma tocante e poética em sua sexta incursão pelo gênero, com a bela parábola O mercador de sorrisos, título que por si só já indica os surpreendentes rumos da narrativa. O livro mereceu as considerações da pesquisadora Luana Tolentino publicadas na CartaCapital e inseridas neste número da newsletter.

Leia Mais