Nosso informativo chega ao número 31 trazendo como sempre resenhas de publicações de relevo para a vertente afro da literatura brasileira. Iniciamos com a nova biografia de Lima Barreto de autoria de Lilia Schawarcz, apresentada por Rafaela Pereira; em seguida, vem Marcelo D’Salete, autor da premiada grafic novel Angola Janga, objeto da leitura de Harion Custódio; e prossegue com os comentários precisos de Alen Silva sobre As aventuras de Lili, novo livro infantojuvenil da poeta Lívia Natália; traz ainda a estreante Elisa Pereira, autora de Memórias da pele, resenhada por Anamaria Santos; e, ainda, as reflexões de Lorena Barbosa a propósito das três biografias de Carolina Maria de Jesus publicadas até o momento. Boa leitura!

 

 

Lima Barreto

Figura até hoje controversa no âmbito da crítica universitária, Lima Barreto foi tema de instigante biografia assinada por Francisco de Assis Barbosa, em meados do século passado. Mais recentemente, sua obra vem sendo estudada por Lilia Swarcz, que agora brinda seus leitores com o vigoroso estudo biográfico Lima Barreto, triste visionário, trabalho de fôlego que recebe as apreciações de Rafaela Pereira.

Leia mais

 

 

Marcelo D’Salete

A Graphic Novel, sucedâneo contemporâneo da antiga história em quadrinhos, tem acolhida garantida entre leitores de todas as idades. Nesse campo, o jovem Marcelo D’Salete tem se destacado com publicações voltadas para o resgate histórico da resistência negra no Brasil, tanto no passado escravista quanto no presente de discriminação e violência. Seu mais recente trabalho, Angola Janga, reconhecido internacionalmente, é objeto da resenha de Harion Custódio.

Leia mais

 

 

Lívia Natália

Uma das mais celebradas expressões da poesia afro-brasileira contemporânea, Lívia Natália traz a público As férias fantásticas de Lili – exitosa experiência no âmbito da produção infantojuvenil, que narra em versos a trajetória de Lili – heroína em busca de sua ancestralidade e de sua construção enquanto sujeito. Ricamente ilustrado por Carolina Teixeira, o novo livro motiva as reflexões de Alen Silva.

Leia mais

 

 

Elisa Pereira

A poesia tem sido historicamente veículo da resistência negra posta em versos e rimas. No século XXI, figura como vigoroso espaço não só de experimentação estética, mas também veículo de vozes negras femininas empenhadas em tomar a palavra para nela inscrever suas inquietações e questionamentos. É precisamente o que nos apresenta Elisa Pereira, em Memórias da pele, seu vigoroso livro de estreia, motivador das pertinentes observações de Anamaria Alves.

Leia mais

 

 

Carolina Maria de Jesus

A escritora mineira nascida em Sacramento vem tendo sua obra recuperada nos últimos anos, tanto em trabalhos acadêmicos, quanto em publicações voltadas para o grande público. Nesta edição, Lorena Barbosa faz uma leitura comparada de três de suas biografias: a mais recente, de autoria do crítico Tom Farias, é cotejada com trabalhos anteriores, assinados pelo historiador Joel Rufino dos Santos, em 2009, bem como pelas pesquisadoras Eliana de Moura Castro e Marília Mata Machado, em 2007.

Leia mais