DADOS BIOGRÁFICOS

José Abílio Ferreira nasceu em São José do Rio Preto-SP, em 09 de outubro de 1960. É jornalista e participou da arregimentação político cultural levada a cabo pelo movimento negro na década de 1980. Foi integrante dos encontros de escritores negros promovidos pelo Quilombhoje e outros grupos envolvidos com afirmação da literatura negra em nosso país, bem como das publicações resultantes desses encontros.

Em sua auto-apresentação no volume 7 de Cadernos Negros, lembra o “processo de embranquecimento sofrido na infância”, para destacar a relevância do trabalho de “afirmação da identidade da negritude”, acrescentando que “escrever poesia é colocar, mesmo que não se perceba, as contradições existentes na nossa mais profunda intimidade”. (1984, p. 10).

Já em depoimento no número seguinte da série, ressalta a preocupação com a formação do leitor afro-brasileiro: “no plano da comunidade, [Cadernos Negros] trata de refletir o leitor, que não se enxerga na maior parte da produção do grande mercado, discutindo o sentimento que a nossa sociedade nega e mantém submerso”. (Cadernos Negros 8, p. 10).

Suas primeiras investidas no campo da ficção surgem mescladas aos poemas presentes no volume Fogo no olhar, já em segunda edição (Quilombhoje, 1989). 

Em 1995, vem a público a novela Antes do carnaval, em que mergulha no cotidiano de homens e mulheres negras habitantes da megalópole contemporânea, com seus dramas e sofrimentos ligados questão identitárias envolvendo relações étnicas e de gênero.

Nos últimos anos, tem se dedicado à pesquisa e resgate de figuras históricas apagadas da memória oficial, a exemplo do arquiteto Joaquim Pinto de Oliveira (1721-1811), apelidado de "Tebas" pelos moradores da São Paulo escravocrata do século XVIII.

Referências

Cadernos Negros 7. Organização de Quilombhoje. São Paulo: edição dos autores, 1984.

Cadernos Negros 8. Organização de Quilombhoje. São Paulo: edição dos autores, 1985.

 


PUBLICAÇÕES

Obra individual

Fogo do olhar. Belo Horizonte: Mazza: [s.d.]; São Paulo: Quilombhoje, 1989. (poemas e contos).

Antes do carnaval. São Paulo: Selinunte, 1995. (novela).

Não Ficção

Tebas - um negro arquiteto na São Paulo escravocrata (abordagens). Organização de Abílio Ferreira. São Paulo: IDEA, 2018.

Tebas e o tempo. In: Tebas - um negro arquiteto na São Paulo escravocrata (abordagens). Organização de Abílio Ferreira. São Paulo: IDEA, 2018.

Considerações acerca de um aspecto do fazer literário ou de como um escritor negro sofre noites de insônia. In: Reflexões sobre a literatura afro-brasileira. 2 ed. Organização de Quilombhoje. São Paulo: Quilombhoje, 1982; São Paulo: Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, 1985. (ensaio).

Para a formação de um conceito de identidade nacional. In: Criação crioula, nu elefante branco. Organização de Miriam Alves, Luiz Silva Cuti e Arnaldo Xavier. São Paulo: Secretaria do Estado da Cultura/ Imprensa Oficial, 1986. (ensaio).

Antologias

Cadernos Negros 8. São Paulo: edição dos autores, 1985.

Cadernos Negros 9. São Paulo: edição dos autores, 1986.

A razão da chama – antologia de poetas negros brasileiros. Organização de Oswaldo de Camargo. São Paulo: GRD, 1986.

Breve antologia temática. In: CAMARGO, Oswaldo de. O negro escrito. São Paulo: Secretaria do Estado da Cultura, 1987. (poemas).

Cadernos Negros 10. São Paulo: edição dos autores, 1987.

Cadernos Negros 12. São Paulo: edição dos autores, 1989.

Cadernos Negros 13. São Paulo: edição dos autores, 1990.

Schwarze prosa/ Prosa negra – Afrobrasilianische Erzahlungen der Gegenwart. Organização de Moema Parente Augel. Berlin: Edition Diá, 1993.

Controlamúria – o livro. São Paulo: Casa Pyndahyba, 1994.

Cadernos Negros 18. São Paulo: Quilombhoje, 1995.

Cadernos Negros 20. São Paulo: Quilombhoje, 1997.

Cadernos Negros: os melhores contos. Organização de Quilombhoje. São Paulo: Quilombhoje, 1998.

Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. v. 3, Contemporaneidade. Organização de Eduardo de Assis Duarte. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

 


TEXTOS

 


CRÍTICA

 

 


FONTES DE CONSULTA

AUGEL, Moema Parente (Org.). Schwarze Prosa/Prosa Negra - Afrobrasilianische Erzabungen der Gegenwart. Berlim: Diá, 1993.

Cadernos Negros 7. São Paulo: Ed. dos Autores, 1984.

Cadernos Negros 8. São Paulo: Ed. dos Autores, 1985.

Cadernos Negros 9. São Paulo: Ed. dos Autores, 1986.

Cadernos Negros 12. São Paulo: Ed. dos Autores, 1989.

Cadernos Negros 13. São Paulo: Ed. dos Autores, 1990.

Cadernos Negros 18. São Paulo: Quilombhoje, 1995.

Cadernos Negros 20. São Paulo: Quilombhoje, 1997.

CAMARGO, Oswaldo de (Org.). A Razão da Chama - Antologia de Poetas Negros Brasileiros. São Paulo, GRD, 1986.

CAMARGO, Oswaldo de. O negro escrito. São Paulo: Secretaria do Estado da Cultura, 1987.

Criação Crioula, Nu Elefante Branco. São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura, 1987.

Reflexões sobre a literatura afro-brasileira. São Paulo: Quilombhoje/Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, 1986.

XAVIER, Arnaldo. O brilho de Abílio. Prefácio a FERREIRA, Abílio. Antes do Carnaval. São Paulo: Selinute, 1995.

FONSECA, Maria Nazareth Soares; Abílio Ferreira. In: DUARTE, Eduardo de Assis (Org.) Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. v. 3, Contemporaneidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.


LINKS