DADOS BIOGRÁFICOS

Ramatis Jacino nasceu em Porto Alegre em 11 de junho de 1957, filho de pai carteiro e mãe costureira. Aos quatorze anos mudou-se para São Paulo onde trabalhou como office boy, servente de pedreiro, balconista, porteiro, datilógrafo, escriturário e gráfico, ocasião que fez curso de impressor off set no SENAI. Tornou-se ativista do movimento negro em 1976, atuando junto ao Centro de Cultura e Arte Negra – CECAN, ao Movimento Negro Unificado (MNU), ao Quilombhoje e a Soweto, Organização Negra.

Militante político e do movimento sindical, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores e da Central Única dos Trabalhadores. No Partido exerceu os cargos vice-presidente do Diretório Municipal da cidade de São Paulo e membro da Diretório Estadual. No movimento sindical militou no Sindicato dos Gráficos de São Paulo, foi conselheiro estadual da APEOESP (Sindicato dos Professores da rede pública estadual de ensino do estado de SP) e membro da direção estadual da CUT. Exerceu o cargo de Diretor da Divisão Gráfica da Prefeitura de São Paulo, sob as gestões de Luiza Erundina (PT) e Marta Suplicy (PT) nos anos 1989/93 e 2001/05, respectivamente.

Iniciou suas publicações na imprensa paulista em 1976 e, desde então, escreve regularmente sobre acontecimentos políticos ou de interesse social. Em 1978, reuniu alguns de seus contos no volume Desgraçados, em parceria com Avelino José Afonso. Em 1982, trouxe a público a novela Fogo no Cata-Louco, em 1992, o romance O Justiceiro e em 1997 a reunião de contos As pulgas e outros contos de horror. Todos em edições próprias. Além de participar de 4 edições dos Cadernos Negros (publicação anual de contos e poesias editada pelo Quilombhoje Literatura), é coautor, com Jonathas Wagner Jacino, do livro infantojuvenil Zumbi, que conta a história do líder de Palmares em formato de poema.

Retomou os estudos em 1998, se graduou em História em 2002 na Universidade Bráz Cubas, na cidade de Mogi das Cruzes –SP e em 2004 foi aprovado em concurso público para professor de Ensino Básico da rede estadual de educação de São Paulo, onde permaneceu até 2017. Defendeu dissertação de Mestrado em História Econômica na USP, em 2007 com a pesquisa O trabalho do negro livre na cidade de São Paulo – 1872-1890. Em 2013, concluiu o doutorado na mesma instituição e na mesma área com a tese O trabalho do negro na cidade de São Paulo pós-escravidão – 1890/1920. Ambas estão publicadas em formato de livro: a dissertação sob o título O Branqueamento do Trabalho e a tese sob título Transição e Exclusão – O negro no mercado de trabalho em São Paulo pós-abolição – 1912/1920. É organizador e um dos autores do livro ÌMÓ – Panorama do pensamento negro brasileiro, que reúne artigos de 12 intelectuais negros das áreas de história, geografia, sociologia, antropologia e educação. Seu livro mais recente é Desigualdade Racial no Brasil – Causas e Consequências.

Atualmente é professor do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do ABC – UFABC e membro do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros – NEAB/UFABC.

Obra individual

Fogo no Cata-Louco. São Paulo: Ed. do Autor, 1982. (novela)

O Justiceiro. São Paulo: Dandara Gráfica Editora,1992. (romance).

As pulgas e outros contos de horror. São Paulo: Dandara, 1997.

Coautoria

Desgraçados. Coautoria com Avelino José Alonso. São Paulo: Ed. dos Autores, 1978. (contos, poesia).

Zumbi. Coautoria com Jonathas Wagner Jacino. São Paulo: Nefertiti, 2009. (cordel).

Antologias / Publicações na Imprensa

Incógnita. Folha Metropolitana, São Paulo,1976. (conto).

Super herói. O Gavião, São Paulo,1978. (conto).

O gato. O Fazendo, São Paulo, 1980. (conto).

Cadernos negros 4. (org. Cuti). São Paulo: Ed. dos Autores, 1981.

Cadernos negros 6. (org. Quilombhoje). São Paulo: Ed. dos Autores, 1983.

Cadernos negros 8. (org. Quilombhoje). São Paulo: Ed. dos Autores, 1985.

Cadernos negros 18. (org. Quilombhoje). São Paulo: Quilombhoje: Ed. Anita, 1995.

Cadernos negros: os melhores contos. Org. Quilombhoje. São Paulo: Quilombhoje, 1998.

Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Vol. 3, Contemporaneidade. Organização de Eduardo de Assis Duarte. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

Não ficção

Histórico de uma candidatura operária. São Paulo: Ed. do Autor, 1987.

O escritor enquanto trabalhador intelectual. In: ALVES, Mirian; CUTI; XAVIER, Arnaldo (Org.). Criação crioula, nu elefante branco. São Paulo: Secretaria de Estado e Cultura, 1987.

O movimento sindical e a questão racial. São Paulo: Nefertiti, 1998.

Luiz Gama, poeta e abolicionista. Co-organização. São Paulo: CONE; Prefeitura do Município de São Paulo, 2004.

O branqueamento no trabalho. São Paulo: Nefertiti, 2008.

ÌMÓ - Panorama do Pensamento Negro Brasileiro. Organização de Ramatis Jacino. São Paulo: Nefertiti, 2009.

Africanidades - São Paulo História e cultura afro-brasileira. Co-organização. João Pessoa: Grafset, 2014. Col. Coleção A África está em nós.

Africanidades Paulistanas - História e cultura afro-brasileira. Co-organização. João Pessoa: Grafset, 2014. Col. Coleção A África está em nós.

Transição e exclusão: o negro no mercado de trabalho em São Paulo pós-abolição 1912/1920. São Paulo: Nefertiti, 2014.

Desigualdade Racial no Brasil – Causas e Consequências. São Paulo: ÌMÓ. 2019.

TEXTOS

CRÍTICA

FONTES DE CONSULTA

Cadernos negros 8. (org. Quilombhoje). São Paulo: Ed. dos Autores, 1985.

AUGEL, Moema Parente. Ramatis Jacino. In: DUARTE, Eduardo de Assis (Org.). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Vol. 3, Contemporaneidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.