DADOS BIOGRÁFICOS 

Wesley Correia nasceu em Cruz das Almas - Bahia, é poeta, ficcionista, ensaísta e professor. Graduou-se em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS (2002), onde também cursou Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural (2005). É doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2015), tendo realizado Doutorado Sandwich na Universidade de Lisboa – UL (2014). 

Foi professor de Literatura Brasileira na Universidade do Estado da Bahia – UNEB e representou o Brasil, ao lado de outros poetas, no XI Festival Latino-americano (Colômbia, 2007). Em 2009, integrou a coletânea Carlos Drummond de Andrade, produzida pela Fundação SESC, com o poema “Estudo sobre café”. Participou como convidado das edições de 2017 e 2018 da FLICA - Feira Literária Internacional de Cachoeira e da FLIPELÔ - Feira Literária Internacional do Pelourinho.

Atualmente, é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, onde coordena o Curso de Pós-graduação em Estudos Étnicos e Raciais: Identidades e representação – CPgEER. E colabora com o blog O Coletivo

Como poeta e ficcionista, tem participado de antologias publicadas no país. Seus poemas estão traduzidos para inglês, espanhol e romeno. No campo do ensaio, participa com trabalhos de crítica literária e cultural em revistas especializadas.

Em seus poemas o autor suscita diferentes emoções em seu leitor ao trazer a ancestralidade e a espiritualidade, como em seu livro Deus é negro, de 2013.

O autor também aborda sua vivência como poeta, as subjetividades de cada escritor, além de defender a existência de um mundo com menos desigualdade.

Em entrevista ao Mídia 4p, Wesley Correia expõe as razões e motivos que impulsionam sua escrita em consonância com sua condição, seu existir, de homem negro numa contemporaneidade que ainda hoje sofre as consequências do passado de escravização vigente desde a colônia até o império:

Evidente que tal dimensão não me escapa, posto que meus poemas têm uma certa intenção de desestabilizar pensamentos mais conservadores a partir da proposição de um olhar que respeite as diferentes maneiras de ser e estar no mundo. Meus versos podem ser amorosos, existencialistas, contemplativos e, com efeito, serão sempre versos escritos por um homem negro, em cuja vida operou-se uma mobilidade socioeconômica, que lhe deu acesso a determinados espaços de prestígio, mas que tem consciência de que essa não é a expectativa para a grande maioria dos homens negros brasileiros para quem restam o subemprego, a fetichização dos seus corpos, a humilhação e a violência de toda espécie.

Referência

CORREIA. Wesley. ESCRITOR BAIANO WESLEY CORREIA LANÇA “LABORATÓRIO DE INCERTEZAS”, SEU QUARTO LIVRO DE POESIAS. Bahia: Mídia 4p, mar. de 2020. Disponível em: https://midia4p.cartacapital.com.br/escritor-baiano-wesley-correia-lanca-laboratorio-de-incertezas-seu-quarto-livro-de-poesias/.

 

PUBLICAÇÕES 

Obra individual 

Pausa para um beijo e outros poemas. Ceará: Ed. Nova Civilização, 2006.

Deus é negro. Bahia: Ed. Pinaúna, 2013. (Poesia).

Íntimo vesúvio. Bahia: Ed. Pinaúna, 2017. (Poesia).

Laboratório de incertezas. Rio de Janeiro: Ed. Malê, 2020. (Poesia).

Não ficção 

Estudos Étnicos e Africanos: revisitando questões teóricas e metodológicas. In: Cláudio Furtado, Maria Rosário Carvalho, Wagner Vinhas (organizador) et al. EDUFBA, 2014.

Discurso, língua, ensino, memória: representações e poder. In: Edite Luzia de Almeida Vasconcelos, Erivaldo Sales Nunes, Jorge Augusto de Jesus Silva e Waleska Oliveira Moura (organizadores). Salvador: EDIFBA, 2017.

 

TEXTOS

Wesley Correia - A mulher mais bela

Wesley Correia - Eduardo 

Wesley Correia - Galope

Wesley Correia - O Verbo usurpado

Wesley Correia - Capoeiragem

Wesley Correia - Exu não é o diabo, não

Wesley Correia - Negrada

Wesley Correia - De volta à palavra


FONTES DE CONSULTA 

SANTOS, Elisangêla; MANOEL, Humberto. RE-EXISTÊNCIA DA HISTÓRIA EM CANTO E VERSO: quando a roda gira e as raízes se nutrem. CEFET Rio de Janeiro: Estéticas Periféricas,  v. 8 n. 16, 2016. Disponível em: https://desafioonline.ufms.br/index.php/cadec/article/view/4228

MANOEL, Humberto. A senzala e o quilombo: de pontos de chegada da família negra ao ponto de partida. Bahia: Revista Tempo, Espaço, Linguagem v. 5 n. 2 ,  Mai-Ago - 2014. Disponível em: https://revistas.apps.uepg.br/index.php/tel/article/view/6605

 

LINKS 

Canal do YouTube

Escritor baiano Wesley Correia lança 'laboratório de incertezas' em Salvador

https://web.archive.org/web/20181214065044/http://www.pinaunaeditora.com.br/editora/detalhes/93/intimo-vesuvio-de-wesley-correia/

https://web.archive.org/web/20181214064731/http://www.pinaunaeditora.com.br/editora/detalhes/57/deus-e-negro-de-wesley-correia/

https://www.skoob.com.br/pausa-para-um-beijo-109441ed121597.html

http://oxe.insix.com.br/weslei-correia/

http://ruidomanifesto.org/cinco-poemas-de-wesley-correia-2/

https://revistaacrobata.com.br/demetrios/poesia/4-poemas-de-wesley-correia/

https://jfdias.hypotheses.org/250

https://midia4p.cartacapital.com.br/escritor-baiano-wesley-correia-lanca-laboratorio-de-incertezas-seu-quarto-livro-de-poesias/