DADOS BIOGRÁFICOS

 

Nascido e criado em Bagé-RS, Valdomiro Martins é Licenciado em Letras pela  URCAMP; e Mestre e doutorando em Letras, Escrita-Criativa, na PUC-RS. Possui Especializações nas áreas de Literatura Brasileira e História Militar. Além disso, conclui mais duas pós-graduações latu sensu: Ciências da Religião e Ensino de Filosofia. Além de servidor público, atua como professor no Ensino Médio.

Tem editados os livros de contos Guerrilha e solidão (2008), O colecionador de fadas (2015), e O ruído áspero da vespa (2015). O romance O duque da senzala, de 2019, é sua mais recente publicação individual. Em 2013 foi agraciado com dois prêmios: Menção Honrosa no Concurso de contos de Ponta Grossa, com “O Órfão”; e a Medalha Melhores Contos Cidade de Sobradinho.

Em suas narrativas é possível observar os contextos históricos da região, com destaque para a figura do negro como protagonista. O autor inscreve no texto o tratamento que os escravizados recebiam dos senhores, desde abusos sexuais a humilhações infindáveis para demonstração de um poder coercitivo absoluto em todos os aspectos. Essa incursão pela memória da face oculta da escravatura leva-o muitas vezes a representar situações de insubordinação e vingança, em resposta ao sofrimento imposto pelo sistema desumanizador a que o negro estava submetido.

A luta por liberdade e afirmação narrada em suas obras não acontece de forma pacífica, vidas são sacrificadas, até por respeito a fatos silenciados pela História oficial. A pobreza e a fome posteriores ao regime servil também são representadas de forma realística, e isto ressalta que a força necessária na resistência à escravização passada, no presente toma a forma de permanente desafio na busca da sobrevivência. 

Em Guerrilha e Solidão Valdomiro Martins constrói enredos que remetem a ao cenário de pobreza e subalternidade social da população negra, porém pleno de resistência. As narrativas surgem em terceira pessoa e, mesmo curtas, possuem riqueza de detalhes – características de revelam o talento do contista. Em seus desfechos, o escritor apresenta reviravoltas que mudam tais situações, colocando o negro como o dono do seu próprio destino. Guerrilha e Solidão denuncia ainda a desumanidade que permeava as relações entre senhores e escravizados, exercendo a função de trazer a memória da população negra através dos olhos desta e fazer das mazelas sofridas uma fonte de inspiração para a a necessária resiliência. 

Já o romance histórico O duque da senzala traz para seu enredo questões políticas e identitárias vividas pela população negra do Rio Grande do Sul durante e após a escravatura, em especial, ao longo da crise política de fins do século XIX, iniciada nos primeiros anos da recém-proclamada República. A chamada Revolução Federalista de 1893 empenhou-se em conquistar pelas armas maior poder e autonomia para os Estados da região. A “guerra civil” se alastrou pelo Paraná e Santa Catarina, e é até hoje lembrada pela extrema violência então vivida, em especial pela população carente de meios para se defender.

No contexto de anomia e desordem típica desse momento conflituoso de transição, emerge o protagonista negro Ábedu Lecur, que vem de uma infância conturbada, com o enforcamento de seu pai, seguido pelo tresloucado gesto da mãe, que o vende como “ex-escravo”. Adulto, ele busca fazer justiça e sai ao encalço de um dos homens mais procurados da região. Muito mais do que uma novela de ação e aventuras, O duque da senzala evoca a memória do passado de escravização a partir do lugar de fala das vítimas, humaniza e coloca o negro no centro da ação a fim de dar visibilidade a seu empoderamento

Valdomiro Martins também publicou títulos que vão além da temática negra e que são de produção independente, como é o caso dos livros O ruído áspero da vespa e O colecionador de fadas.

Referência 

SCIENZA, Guilherme Paiva. Revolução Federalista. Disponível em:
http://www2.al.rs.gov.br/biblioteca/Publica%C3%A7%C3%B5esTem%C3%A1ticas/Revolu%C3%A7%C3%A3oFederalista/tabid/6477/Default.aspx. Acesso em: 7 abr. 2020.

_____________________________________

PUBLICAÇÕES 

Obra Individual 

Guerrilha e solidão, Porto Alegre: Literalis, 2008. (contos).

O colecionador de fadas, Bagé: Edição do autor, 2015. (contos).

O ruído áspero da vespa, Bagé: Edição do autor, 2015. (contos).

O duque da senzala, Porto Alegre: Bestiário, 2019. (romance).

Antologias

Cadernos Negros 32: contos afro-brasileiros. Organização Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2009. 

Concurso de contos - Santo Ângelo 2013. Organização de Mário Simon. Santo Ângelo-RS: Editora Venâncio Aires, 2013, v. 1, p. 95-106. 

Como se constrói um túmulo. 4º Prêmio Literário Sérgio Farina. São Leopoldo: Carta editora, 2012, v. 4, p. 19-21.

Santa sede: crônicas de botequim. Organização de Ruben Penz. Porto Alegre: Fábrica de Leitura, 2011, v. 1, p. 30-211.

Pedra, papel e tesoura. Organização de Luiz Antonio de Assis Brasil. Porto Alegre: Bestiário, 2008, v. 1, p. 68-163.

 

TEXTOS 

Valdomiro Martins - O duque da senzala (excertos)

Valdomiro Martins - Guerrilha e solidão

Valdomiro Martins - Quando o tempo para

Valdomiro Martins - O presente do velho

 

CRÍTICA

 

FONTES DE CONSULTA

 

LINKS

escritores, atores, músicos, artistas do Rio Grande do Sul / RS

Papo Literário - Valdomiro Martins

Como escreve Valdomiro Martins