Setor Verde
Considerando que o conceito de rede é a forma canônica de produção de conhecimento da atualidade, trabalhamos com uma noção ampla de ensino-aprendizagem, na qual são considerados educadores não apenas os professores mas também os agentes culturais, líderes comunitários, agentes sociais, bibliotecários, produtores culturais e todos aqueles que desempenhem ações pedagógicas em benefício da população.
Também consideramos que a educação contemporânea não pode ignorar a necessidade de discutir a vida em seu sentido mais amplo - não apenas global mas planetário. O planeta Terra, ao mesmo tempo em que passa por transformações de toda ordem (geográficas, climáticas, políticas, culturais e técnico-científicas), também sofre grandes desequilíbrios ecológicos que ameaçam a conservação da vida em sua superfície. Esses distúrbios evoluem para a deterioração dos modos de vida de todos os animais, inclusive dos humanos, em termos individuais e coletivos. Portanto, não haverá verdadeira resposta à crise ecológica a não ser em escala planetária e com a condição de que se operem autênticas revoluções políticas, sociais e culturais reorientando os objetivos da produção de bens materiais e culturais.
Diante dessa realidade, é urgente pensarmos em modos de produção de saber que:
1) passem pelas relações entre comunidade/escola/sociedade globalizada, no sentido de enfocar a vida na terra, a paritr do conceito de inteligência coletiva;
2) permitam estabelecer redes de sentido: articulação e congregação de valores ecológicos, inclusive em termos de ensino-aprendizagem da reciprocidade necessária entre os homens e outros seres naturais e sociais;
3) garantam uma nova cidadania que, sendo planetária, solidária e comunitária, valorize uma cultura da paz (dos homens entre si e com a natureza).
Esperamos que, sob uma nova ótica, seja possível uma nova ética, a do gênero humano, envolvendo novas formas de democracia (protagonismo individual, participação comunitária e pertencimento à espécie humana). Visando à formação desse saber-fazer, o setor Verde, do Programa A tela e o texto, tem como objetivos principais:
1. oportunizar a todos os educadores interessados em temas ecológicos um espaço para a discussão dos mesmos;
2. realizar estudos, eventos, publicações e intervenções sobre o pensamento ecológico da atualidade;
3. organizar material didático, curso e eventos que favorecem ações de alfabetização Ecológica e disponibilizar esses recursos para uso dos interessados;
4. estimular ações de protagonismo individual e cooperação social, por meio da capacitação continuada de seus próprios membros e demais interessados;
5. estabelecer parcerias com outros atores sociais (órgãos governamentais, ONGs, associações civis etc.) para a consecução de seus objetivos.
|