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Setor Verde

Considerando que o conceito de rede é a forma canônica de produção de conhecimento da atualidade, trabalhamos com uma noção ampla de ensino-aprendizagem, na qual são considerados educadores não apenas os professores mas também os agentes culturais, líderes comunitários, agentes sociais, bibliotecários, produtores culturais e todos aqueles que desempenhem ações pedagógicas em benefício da população.

Também consideramos que a educação contemporânea não pode ignorar a necessidade de discutir a vida em seu sentido mais amplo - não apenas global mas planetário. O planeta Terra, ao mesmo tempo em que passa por transformações de toda ordem (geográficas, climáticas, políticas, culturais e técnico-científicas), também sofre grandes desequilíbrios ecológicos que ameaçam a conservação da vida em sua superfície. Esses distúrbios evoluem para a deterioração dos modos de vida de todos os animais, inclusive dos humanos, em termos individuais e coletivos. Portanto, não haverá verdadeira resposta à crise ecológica a não ser em escala planetária e com a condição de que se operem autênticas revoluções políticas, sociais e culturais reorientando os objetivos da produção de bens materiais e culturais.

Diante dessa realidade, é urgente pensarmos em modos de produção de saber que:

1) passem pelas relações entre comunidade/escola/sociedade globalizada, no sentido de enfocar a vida na terra, a paritr do conceito de inteligência coletiva;
2) permitam estabelecer redes de sentido: articulação e congregação de valores ecológicos, inclusive em termos de ensino-aprendizagem da reciprocidade necessária entre os homens e outros seres naturais e sociais;
3) garantam uma nova cidadania que, sendo planetária, solidária e comunitária, valorize uma cultura da paz (dos homens entre si e com a natureza).

Esperamos que, sob uma nova ótica, seja possível uma nova ética, a do gênero humano, envolvendo novas formas de democracia (protagonismo individual, participação comunitária e pertencimento à espécie humana). Visando à formação desse saber-fazer, o setor Verde, do Programa A tela e o texto, tem como objetivos principais:

1. oportunizar a todos os educadores interessados em temas ecológicos um espaço para a discussão dos mesmos;
2. realizar estudos, eventos, publicações e intervenções sobre o pensamento ecológico da atualidade;
3. organizar material didático, curso e eventos que favorecem ações de alfabetização Ecológica e disponibilizar esses recursos para uso dos interessados;
4. estimular ações de protagonismo individual e cooperação social, por meio da capacitação continuada de seus próprios membros e demais interessados;
5. estabelecer parcerias com outros atores sociais (órgãos governamentais, ONGs, associações civis etc.) para a consecução de seus objetivos.


Ilustrações de alunos de Escola de Belas Artes da UFMG

Daniel Canelhas kátia Batista
Mario Vinicius Junior Silva Julianne Resende de Oliveira Duílio Pereira Jota Rubens Estevão