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EMENTÁRIO


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TEMA -POR QUE ELES NÃO LÊEM?

EMENTA - Análise das razões histórico-sociais do analfabetismo brasileiro. O papel do analfabetismo na conformação dos baixos níveis de leitura do Brasil. A importância dos afetos familiares e escolares na formação do leitor. Ensino de leitura de imagens e telas contemporâneas: charge, livro ilustrado, história em quadrinhos, videogame, cinema, televisão, computador. Relatos de experiências de alfabetização e letramento literário.

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TEMA - A LITERATURA É REALMENTE IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DE LEITORES?

EMENTA - Ensino de leitura e textos literários. Rituais de subjetivação e produção de sentido: da realidade à ficção e vice-versa. Releituras contemporâneas da literatura: charge, livro ilustrado, história em quadrinhos, videogame, cinema, televisão, computador. Estruturas arborescentes e rizomáticas nas interpretações do texto e da vida. Ler no Brasil: revolução tecnológica, analfabetismo e cultura audiovisual.

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TEMA - LEITURA, ESCRITA E IMAGEM: AS SUBJETIVIDADES CONTEMPORÂ-NEAS

EMENTA - Discutir as relações entre a formação de leitores, a produção de textos em Língua Portuguesa do Brasil e as imagens do mundo globalizado. Analisar razões históricas, culturais, lingüísticas, psíquicas e sociais das dificuldades de produção de texto escrito por parte de professores e alunos dos diversos níveis de ensino do país: novas subjetividades e velhos problemas. Examinar experiências inovadoras com base em teorias de Leitura, de Literatura Comparada e de Rede.

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TEMA - TELEVISÃO, CINEMA E FORMAÇÃO DE LEITORES

EMENTA - Discutir as relações entre a formação de leitores e a cultura televisiva no Brasil. Analisar a importância da narrativa literária para a constituição do cinema brasileiro. Presença de estratégias narrativas do cinema na literatura contemporânea. A importância do cinema na educação infantil.

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TEMA - LEITURA, MEMÓRIA E ESQUECIMENTO NA CIBERCULTURA

EMENTA - Características da memória e do esquecimento nos mecanismos de aprendizagem da sociedade global. Processos de arquivamento e de anarquivo na escola contemporânea. Aplicação à formação de leitores das teorias de rede (hipertexto, fractais, redes neurais e sistemas adaptativos complexos, princípio da incerteza, turbulência, rizoma, autopoiese). A incompletude do saber e os desafios das máquinas de arquivar: características das redes de aprendizagem da cibercultura.

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TEMA -
FORMAÇÃO DE LEITORES, ECOLOGIA E MÍDIA

EMENTA - Num momento em que a existência do próprio planeta se encontra ameaçada, como promover a formação de leitores e educadores? Exame de uma ética do gênero humano que envolva a democracia, a compreensão dos humanos entre si e para com toda a natureza, especialmente no que tange às medidas que evitem a crueldade contra os seres vivos (humanos, outros animais e vegetais). Que relações existem entre uma perspectiva pré-ecológica e as várias formas de violência? Como utilizar as telas (cinema, televisão, computador, celular) para enfrentar a violência dentro da escola e favorecer uma cultura da paz?

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TEMA -
NOVAS MÍDIAS E ANALFABETISMO FUNCIONAL

EMENTA - Análise do fenômeno do analfabetismo funcional (emergência, características, abrangência) na sociedade hipermidiática. As novas mídias contribuem para formar leitores? As telas (TV, computador, celular) colaboram para a superação do analfabetismo funcional? Exame das superposições entre as sociedades da oralidade, da escrita e da informática, especialmente no que diz respeito aos processos de alfabetização e letramento.

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TEMA -
A DISTRIBUIÇÃO DA RIQUEZA CULTURAL, O PENSAMENTO ECOLÓGICO E A CIDADANIA PLANETÁRIA

EMENTA - Redes textuais, consciência ecológica e vida na Terra: uma cidadania planetária. Alfabetização e letramento ecológicos na construção da teia do saber. A distribuição do capital ecológico-cultural realizada pela sociedade civil (ONGs, empresas, indivíduos). Análise crítica das políticas públicas de leitura e produção de textos desenvolvidas pelo Estado nos níveis municipal, estadual e federal. Equipamentos sociais indispensáveis à cultura letrada da atualidade.

Ilustrações de alunos de Escola de Belas Artes da UFMG

Aline Cota Geisa Buzelin Douglas Veloso Alberto Giacometti Geisa Buzelin