Entre você também nessa rede!!!

Nome:

PROJETOS

HOME  |  QUEM SOMOS  |  EQUIPE  |  ACERVO  |  PESQUISAS  |  LINKS  |  CLIPPING  |  CONTATO

Notícias – Fórum de Ensino de Leitura

22/09/2009

Videodebate

Dando sequência à programação de debates, o Programa de bibliotecas e o Programa A tela e o texto convida-o(a) para o próximo Videodebate, que acontecerá no dia 28/09. Haverá exibição do filme A mentira e logo em seguida a professora Maria Antonieta Pereira debaterá temas como analfabetismo funcional e níveis de leitura no Brasil.

V I D E O D E B A T E

Data: 28/09 (SEGUNDA-FEIRA)
Exibição do filme: A mentira
Título Original: Bluffing It
Países de Origem: EUA
Gênero: Drama
Ano de Lançamento: 1987
Elenco: Dennis Weaver, Cleavant Derricks
Direção: Jim Sadwith

Uma pessoa conseguiria esconder seu analfabetismo dos familiares, colegas e amigos durante décadas?... O filme apresenta a emocionante história de um homem que, mesmo tendo passado pela escola, não aprendeu a ler e a escrever. A certa altura, ao viver situações cada vez mais dramáticas, ele se vê forçado a enfrentar seus medos e a buscar novos rumos para a vida.

Local: SMED/PBH – anfiteatro
Rua Carangola, 288, Bairro Santo Antônio

11/08/2009

Novidades no Fórum de Ensino de Leitura

O Fórum de Ensino de Leitura começa o semestre com boas novidades, em termos de organização e programação. Além de continuarmos contando com o apoio da Faculdade de Letras da UFMG na realização dos nossos eventos, foi estabelecida uma nova parceria, agora com o Programa de Bibliotecas Escolares da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. Com isso, e no intuito de diversificar as oportunidades de participação do público interessado, nossos debates passarão a ser realizados, de forma alternada, na SMED/PBH (Rua Carangola, 288, Bairro Santo Antônio) e na FALE/UFMG (Campus Pampulha). A periodicidade e os horários foram também reajustados, conforme você lê a seguir.

No dia 17 de agosto (segunda-feira), das 16 às 18 horas, na SMED/PBH, será debatido o tema Alfabetização e letramento: o trabalho com gêneros e suportes textuais. Maria Elisa de Araújo Grossi (Mestre em Educação pela UFMG; Professora da Rede Municipal de Ensino de BH) e Lavínia Resende Passos (Mestranda em Estudos Literários pela UFMG; Integrante do Programa A tela e o texto) analisarão, com o público presente, as formas de mediação envolvidas no trabalho de produção da leitura e da escrita voltado para as etapas iniciais da escolarização. A perspectiva focalizada é a de uma familiarização com os diversos gêneros e suportes textuais, num processo no qual se abrem as portas da escola para a vida que acontece fora dela.

No dia 28 de agosto (sexta-feira), das 18 às 20 horas, na FALE/UFMG, será debatido o tema Hipertexto: encontro de múltiplas leituras. Ana Elisa Ribeiro (Doutora em Linguística Aplicada pela UFMG; Professora do CEFET-MG) e Kênia Aulízia Herédia (Mestre em Estudos Literários pela UFMG; Integrante do Programa A tela e o texto) discutirão, com o público presente, as potencialidades e aplicações do conceito de hipertexto na busca de convergências entre múltiplas leituras do texto e da realidade. O debate também contribui para a divulgação do III Encontro Nacional sobre Hipertexto, que será realizado no CEFET-MG, de 29 a 31 de outubro de 2009, por meio de parceria com diversas instituições de ensino e pesquisa. O evento já está com as inscrições abertas. Clique no link e confira os detalhes sobre o Hipertexto 2009.

Cada vez mais, temos a certeza de que esses encontros propiciarão ricas oportunidade de reflexão sobre questões de grande relevância para as leituras necessárias a uma melhor compreensão do momento atual.

04/03/2008

Alfabetização ecológica: da palavra à ação

O Fórum de Ensino de Leitura está de volta e temos a satisfação de convidá-lo(a) para o primeiro debate da programação de 2008. O tema proposto, "Alfabetização ecológica: da palavra à ação", volta-se à apresentação dos princípios do pensamento ecológico e de sua presença em diversos campos do conhecimento, bem como à discussão da necessidade de construir atitudes que superem e sustentem o discurso, na busca de caminhos para enfrentar alguns dos principais desafios do mundo atual. Os integrantes da mesa apresentarão contribuições vindas do campo da Alfabetização Ecológica e da proposta de ecologia integral, em suas dimensões pessoal, social e ambiental, e abordarão as manifestações da visão ecológica presentes em noções como as de ecologia cognitiva (Pierre Lévy), ecologia da ação (Edgar Morin), ecologia informacional (Tefko Saracevic) e ecologia dos saberes (Boaventura de Sousa Santos). Esse será o ponto de partida para a participação do público, com o levantamento de questões que ajudem a direcionar a abordagem e a atender a interesses específicos de reflexão e ação.

Estamos certos de que esse encontro propiciará mais uma rica oportunidade de reflexão sobre temas da mais alta relevância para a leitura do momento atual do país e do mundo. Gostaríamos, portanto, de contar com sua presença, além da sempre bem-vinda ajuda na divulgação do evento.

Clipping

Ilustrações de alunos de Escola de Belas Artes da UFMG

Daniel Canelhas kátia Batista
Mario Vinicius Junior Silva Julianne Resende de Oliveira Duílio Pereira Jota Rubens Estevão