Centro de Memória

 

Duas Mil Teses e Dissertações Defendidas na FALE/UFMG

Desde a década de 50 do século XX, no âmbito da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, até o ano de 1973, já no âmbito da Faculdade de Letras - criada em 1968 - eram constituídos concursos de Livre-docência e de doutoramento para cátedras de Língua Portuguesa, Língua Latina, Literatura Brasileira e Literatura Latina. Através desses concursos, nomes expressivos como Angela Vaz Leão, em 1959, e Affonso Romano de Sant'ana, em 1969, receberam os títulos de doutorado. A titulação desses e de outros professores na UFMG foi essencial para a criação de cursos formais de pós-graduação, tanto na própria Universidade como em outras instituições do País.

Em 1973, foi criado o Curso de Pós-Graduação em Letras (clique aqui para o acesso à Ata da Reunião para Constituição do Colegiado do Curso em 22/03/1973 e à Ata da Primeira Reunião do Colegiado em 16/04/1973). Seis áreas de concentração compunham a estrutura acadêmica do Mestrado em Letras: Linguística, Teoria da Literatura, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Inglesa e Língua Francesa (não efetivada). O primeiro Colegiado contou com os seguintes membros, todos docentes do Curso: Angela Vaz Leão, Eunice Souza Lima Pontes, José Henrique Santos e Rubens Costa Romanelli (Presidente). A primeira sessão de defesa de dissertação ocorreu em 1977, no campo dos estudos linguísticos, pelo mestrando Francisco de Filippo, orientado pelo Prof. Mário Alberto Perini. No campo dos estudos literários, a primeira defesa de dissertação ocorreu no ano seguinte, em 1978, pelo mestrando Luro Belchior Mendes, orientado pela Profª Letícia Malard.

Em 1994, o Curso de Pós-Graduação em Letras foi desmembrado em dois novos cursos: Curso de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Curso de Pós-Graduação em Letras-Estudos Literários. Os dois cursos foram alçados à condição de "programas" em 1998, resultando desse ato os atuais Poslin (Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos) e Pós-Lit (Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários). Em 2013, alcançamos o patamar de 2000 dissertações e teses produzidas nos dois campos desde 1977.

Acompanhe pelos links a seguir a relação de todas as dissertações e teses produzidas nesse período, discriminadas nos dois campos de estudo:

 


FaLang translation system by Faboba

cenex    CEFALE 

PÓS-GRADUAÇÃO