PROCESSO SELETIVO – Faculdade de Letras – Edital 787 – Publicado em 04/12/2015. Área de conhecimento: Edição

EDITAL Nº 787, DE 03 de dezembro de 2015, publicado no Dário Oficial da União de 04/12/2015.

A Diretora da Faculdade de Letras da UFMG, Profa. Graciela Inés Ravetti de Gómez, no uso de suas atribuições, e atendendo o que dispõe o edital no 787, de 3 de dezembro de 2015, publicado no Diário Oficial da União em 4 de dezembro de 2015,

CONVOCA os candidatos inscritos para a instalação da Banca Examinadora do Concurso para Professor Substituto, Área de Edição, Edital 787/2015, da Faculdade de Letras da UFMG, a realizar-se no dia 01/02/2016, às 9:00 horas, na sala da Congregação, 3º andar do edifício-sede. Destaca-se que será eliminado do concurso o(a) candidato(a) que não comparecer à sessão de instalação.

Esclareço que o calendário será definido pela Banca Examinadora no ato de sua instalação.

Belo Horizonte, 22 de janeiro de 2016.

Profa. Graciela Inés Ravetti de Gómez,

Diretora da Faculdade de Letras - UFMG

Candidatos Inscritos (por ordem de inscrição):

1- Mauro Júnior Moraes de Oliveira

2- Ana Paulo Raposo

3- Cléber Araújo Cabral

4- Janaína Patrícia Rocha de Paula

5- Marta Aparecida Pereira da Rocha Costa

6- Stéphanie Paes Rodrigues

7- Olívia Nogueira de Almeida

8- Rafael Otávio Fares Ferreira

9- Patrícia Chanely Silva Ricarte

10- Juliane Matarelli

11- Alice Bicalho de Oliveira

Informações do Concurso de Professor Substituto da Área de Edição. Edital de Prorrogação das Inscrições Clique Aqui

Para ter acesso ao Edital do concurso Clique Aqui

Pontos para a prova didática do concurso para professor substituto da área de Edição
Trata-se dos temas a serem trabalhados pelo professor selecionado, nas disciplinas a serem ministradas por ele no primeiro semestre de 2016.

As edições das línguas indígenas no Brasil.
Ementa: Processos de edição de obras de autoria indígena, em línguas indígenas.

Sugestão de bibliografia
ALMEIDA, Maria Inês de. Desocidentada: experiência literária em terra indígena. Belo Horioznte: Editora UFMG, 2009.

ALMEIDA, Maria Inês de; QUEIROZ, Sônia. Os livros da floresta. In: _____. Na captura da voz: as edições da narrativa oral no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, FALE/UFMG, 2004. p. 193-300.

Laboratório de línguas e literaturas indígenas −LALLI. IL/UnB. Disponível em:  <http://goo.gl/cAXHS0> Acesso em: 21 dez. 2015.

LIMA, Amanda Machado Alves de; ALMEIDA, Maria Inês de. O livro indígena e suas múltiplas grafias. 2012. 154 f., enc. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras. Disponível em: <http://goo.gl/A5inFt >. Acesso em: 21 dez. 2015.

Editores independentes
Ementa: Os processos de criação e desenvolvimento de edições alternativas e independentes do mercado editorial convencional.

Sugestão de bibliografia
ALMEIDA, Maria Inês de Almeida. A perversão do filho pródigo. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários/FALE/UFMG, 1992. Dissertação de mestrado inédita.

BASUALDO, Carlos (org.). Tropicália: uma revolução na cultura brasileira (1967-1972). São Paulo: Cosac & Naif, 2007.

CABAÑAS, Teresa. Poesia Marginal: sujeitos instáveis, estéticas desajustadas.

CAMPOS, Augusto. À margem da margem. São Paulo: Cia das Letras, 1989.

CARVALHO, Kátia de. Travessia das Letras. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 1999.

CERA, Rafaella Biffi. O editor de livros inviáveis. Sopro, jun. 2009. Disponível em: < http://goo.gl/1Wr15R>

CRENI, Gisela. Editores Artesanais Brasileiros. Belo Horizonte: Autêntica, Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2013.

DIDEROT, Denis. Carta sobre el comercio de libros (Estudio preliminar de Roger Chartier). Buenos Aires: Fondo de Cultura Economica, 2000.

FERRAZ, Eucanaã (Org.). Poesia Marginal: palavra e livro. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2013.

KNAPP, Wolfgang. O que é editora. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2008. Col. Viva Voz.

MATARELLI, Juliana e QUEIROZ, Sônia (Org.). Editoras Mineiras – panorama histórico. v.1. Belo Horizonte: FALE/UFMG, Edições Viva Voz, 2009.

PAZ, Octávio. A outra voz. Trad. Wladir Dupont. São Paulo: Siciliano, 1993.

REVISTA TEMPO BRASILEIRO. O lugar do livro hoje. Rio de Janeiro, n. 142, jul.-set., 2000.

TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda Europeia e Modernismo Brasileiro. Apresentação e crítica dos principais manifestos vanguardistas. Petrópolis: Vozes, 1983.