Processo seletivo para professor substituto de Literatura Brasileira

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DE LITERATURA BRASILEIRA

EDITAL N° 801 DE 04/05/2022, publicado no DOU de 09/05/2022.

01 (uma) vaga

Resultado final (atualizado em 26/05/2022)

Cronograma de entrevistas (atualizado em 23/05/2022)

Barema: Clique aqui

Edital: Edital N° 801 de 04/05/2022, publicado no DOU de 09/05/2022

Área de Conhecimento: Literatura Brasileira

Período de Inscrição: de 10/05/2022 (a partir das 00h00) a 19/05/2022 (até às 23h59)

Local: https://aplicativos.ufmg.br/gprocss/#/ (o candidato deverá ficar atento às orientações presentes no sistema de inscrição)

Provas: Análise de curriculum vitae e entrevista por videoconferência

Titulação mínima: Doutorado na área de conhecimento Letras, conforme tabela de áreas de conhecimento da CAPES, disponível em https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-eprogramas/avaliacao/instrumentos/documentos-de-apoio-1/tabela-de-areas-de-conhecimento-avaliacao .

Data da Seleção: 23 a 25/05/2022

Envio Plano de Trabalho: Até o dia 23 de maio de 2022, 17h, por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no seguinte link: http://www.letras.ufmg.br/rh/. As orientações sobre o Plano estão disponíveis na referida página.

O candidato é responsável pelo correto acesso, preenchimento de dados e encaminhamento da documentação na página eletrônica para efetivar o envio do Plano de Trabalho, bem como para providenciar equipamento, programas específicos e acesso à Internet necessários à realização do envio, eximindo-se a UFMG de quaisquer responsabilidades por envio não efetivado ou deficiente por quaisquer motivos de ordem técnica relativos a computadores, falhas de comunicação, desconexão, congestionamento de linhas de comunicação, procedimento indevido, bem como por outros fatos que impossibilitem a transferência de dados.

Remuneração mensal bruta:

– Se doutorado: R$5.831,21 (cinco mil oitocentos e trinta e um reais e vinte e um centavos).

Regime de Trabalho: 40h semanais

No ato da inscrição, o candidato deverá preencher os campos solicitados e anexar os seguintes documentos, em formato pdf:

I) Carteira de Identidade ou outro documento que comprove ser brasileiro nato ou naturalizado; se estrangeiro, deverá comprovar ser portador do visto pertinente ou de autorização de residência;

II) CPF;

III) prova de quitação com a justiça eleitoral e prova de quitação com o serviço militar, quando couber;

IV) "curriculum vitae", abrangendo: a) graus, diplomas universitários e certificados de cursos de especialização e de aperfeiçoamento (título obtido em instituição estrangeira com reconhecimento ou revalidação por universidade pública); b) experiência docente; c) experiência científica, técnica ou artística; d) experiência em administração acadêmica; e) publicações; f) distinção obtida em reconhecimento de atividade intelectual relevante;

V) documentos comprobatórios do "curriculum vitae".

- O candidato deverá ficar atento às orientações constante no sistema de inscrição

O processo seletivo será realizado integralmente de modo remoto, por meio de videoconferências.

As videoconferências serão realizadas através da plataforma Elos (http://elos.vc/site/pt). É de responsabilidade do(a) candidato(a) dispor de:

- E-mail válido;

- Computador (notebook ou desktop), com webcam, microfone, áudio e um navegador instalado e atualizado (Chorme, Firefox ou Safari);

- Conexão com a Internet de velocidade mínima: 5Mbps de download e 1Mbps de upload.

Recomenda-se que o candidato acesse a plataforma Elos, utilizando a versão free, para se familiarizar com as ferramentas de apresentação.

Será realizado um teste de acesso à plataforma um (01) dia útil antes do início da instalação da banca avaliadora, conforme cronograma a ser divulgado.

20/05/2022

Envio do link para acesso à plataforma Elos, aos candidatos com inscrição confirmada

20/05/2022

Teste Plataforma Elos (participação não obrigatória)

23/05/20222

Instalação da Banca e Divulgação da Ordem de Apresentação

(Participação obrigatória de todos os candidatos inscritos)

23/05/2022

Prazo para envio do Plano de Trabalho

(até às 17h)

24/05/2022

Entrevistas (Grupo 1)

24/05/2022

Entrevistas (Grupo 2)

25/05/2022

Análise de Currículo

Somente membros da Banca

25/05/2022

Sessão pública para resultado final

* O cronograma poderá ser alterado após o término das inscrições.

Pontos para Entrevista:

1. Capacidade de refletir sobre a própria trajetória acadêmica;
2. Concepção das relações entre docência e pesquisa;
3. Interesse por atividades de leitura e discussão de textos literários;
4. Justificativa para as proposições feitas no plano de trabalho;
5. Visão sobre a Literatura Brasileira como área acadêmica;
6. Expectativas profissionais na área.

Composição da banca:
Daniel Reizinger Bonomo;
Sérgio Alcides Pereira do Amaral
Valéria Sabrina Pereira
Claudia Campos Soares (suplente)