Processo seletivo para professor substituto - Área de Edição

Edital nº 1.935, de 30/11/2021, publicado no DOU dia 02/12/2021

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO
ÁREA DE EDIÇÃO

01 (uma) vaga

 

 

RESULTADO FINAL 

 


 


 

 1 – INFORMAÇÕES IMPORTANTES
a. A seleção para professor substituto para a área de edição se dará em duas etapas complementares: prova didática e prova de títulos.
b. A prova didática e a prova de títulos têm peso 1. O resultado final do processo será obtido a partir da média simples.
c. A nota mínima para aprovação em todas as etapas avaliativas, incluindo-se a nota final, é 70 pontos.

 

2 – PROVA DIDÁTICA
a. Em função do grande número de candidatos, teremos quatro grupos organizados em ordem alfabética, a partir das iniciais do nome, com 12 integrantes cada um. As listagens dos grupos serão divulgadas após a instalação da banca.
b. O sorteio dos pontos não será excludente, ou seja, a cada sorteio, todos os pontos serão considerados.
c. Cada candidato(a) terá 15 minutos para dar uma aula sobre o tema do ponto sorteado. Deve-se considerar um público-alvo hipoteticamente formado por alunos iniciantes na área de Edição.
d. Para mantermos a antecedência de 24 h destinadas ao preparo da aula, adotamos os seguintes critérios:

i. Todos os sorteios de ponto ocorrerão às 13:40 h do dia anterior ao da prova.
ii. A presença do(a) candidato(a) no momento do sorteio do grupo ao qual pertence é obrigatória.
iii. O(a)s candidato(a)s devem enviar o arquivo de sua aula, em formato “.pdf” (originalmente, a aula pode ser preparada em Power point ou em outros softwares que se prestarem a este fim), até as 13:40 h do dia de sua apresentação para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
iv. Nenhuma alteração poderá ser feita após o referido envio, nem mesmo durante a apresentação para a banca.
v. O não envio do arquivo e/ou eventuais alterações no arquivo depois do horário de envio terá(ão) como consequência a reprovação do(a) candidato(a).

 

2.1 – PONTOS
Desdobramos os pontos inicialmente indicados no site da Fale/UFMG com o intuito de tornar a avalição mais objetiva:
• Ponto 1 − Preparação e normalização de originais: a estruturação do original e os processos de editoração.
• Ponto 2 − Preparação e normalização de originais: da normalização do texto ao projeto gráfico.
• Ponto 3 − Projeto de edição: as diversas formas de se conceber uma publicação.
• Ponto 4 − Projeto de edição: projeto gráfico, tipologia e o desafio da legibilidade.
• Ponto 5 − Revisão de textos numa perspectiva contemporânea: o revisor e a questão do estilo do(a) autor(a).
• Ponto 6 − Revisão de textos numa perspectiva contemporânea: metodologias, técnicas e ferramentas para revisão de originais e de provas.

 

Bibliografia básica: MARTINS FILHO, P. Manual de Editoração e Estilo. Campinas: Editora da Unicamp; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.

Observação: A referência acima é somente um ponto de partida para a abordagem dos temas apontados. É desejável que se usem referências complementares.

 

2.2 – FORMATO DA APRESENTAÇÃO
A aula deve ser estruturada da seguinte forma:
a. Exposição do objetivo da aula e descrição da organização dos tópicos a serem ministrados.
b. Explicação de conceitos e/ou de noções abordados.
c. Exemplificação com situações voltadas para a prática de edição.
d. Conclusão.
e. Referências.

 

2.3 – AVALIAÇÃO
A avaliação da aula, por parte da banca, se dará através destes 4 critérios:
a. Clareza e objetividade na exposição.
b. Qualidade dos recursos didáticos utilizados.
c. Exemplificação coerente.
d. Respeito ao tempo destinado à apresentação.

 

3 – PROVA DE TÍTULOS
Conforme barema publicado no site da Fale/UFMG, a avaliação do currículo será feita a partir de três macrocategorias:
a. Títulos acadêmicos (pontuação máxima 30 pontos).
b. Experiência docente e no mercado editorial (pontuação máxima 30 pontos).
c. Eventos e publicações na área de Edição e/ou áreas afins (pontuação máxima 40 pontos).

 

4 – INSTALAÇÃO DA BANCA (presença obrigatória de todos candidatos)

 

5 – CRONOGRAMA

 


Relação dos inscritos:

 

Barema: CLIQUE AQUI

Edital: Edital nº 1.935, de 30/11/2021, publicado no DOU dia 02/12/2021

Área de Conhecimento: Edição ou áreas afins

Período de Inscrição: 03/12/2021 (00h00) a 17/12/2021(23h59)

Local: https://aplicativos.ufmg.br/gprocss/#/

Provas: Análise de curriculum vitae e prova didática.

Titulação mínima: Mestrado em Edição ou Editoração ou Letras ou Estudos Linguísticos ou Estudos Literários ou áreas afins (Jornalismo e Editoração; História; Artes; Arquitetura e Urbanismo; Desenho Industrial)

Data da Seleção: a definir -

Remuneração mensal bruta:

- Se Mestre, R$4.304,92 (quatro mil trezentos e quatro reais e noventa e dois centavos)

- Se Doutor, R$5.831,21 (cinco mil oitocentos e trinta e um reais e vinte e um centavos).

 

Regime de Trabalho: 40 hs semanais

No ato da inscrição, o candidato deverá preencher os campos solicitados e anexar os seguintes documentos, em formato pdf:

I) Carteira de Identidade ou documento equivalente que comprove ser brasileiro nato ou naturalizado; se estrangeiro, apresentar passaporte com visto compatível com o exercício da função de professor substituto (que permita

o exercício de atividade remunerada, observada a legislação pertinente);

II) CPF;

III) prova de quitação com a justiça eleitoral e prova de quitação com o serviço militar, quando couber;

IV) "curriculum vitae", abrangendo: a) graus, diplomas universitários e certificados de cursos de especialização e de aperfeiçoamento (título obtido em instituição estrangeira com

reconhecimento ou revalidação por universidade pública); b) experiência docente; c) experiência científica, técnica ou artística; d) experiência em administração acadêmica; e) publicações;

f) distinção obtida em reconhecimento de atividade intelectual relevante;

V) documentos comprobatórios do "curriculum vitae". (Os documentos deverão ser nomeados e anexados seguindo a ordem do barema)

 

O processo seletivo será realizado integralmente de modo remoto, por meio de videoconferências.

 

As videoconferências serão realizadas através da plataforma Elos (http://elos.vc/site/pt). É de responsabilidade do(a) candidato(a) dispor de:

- E-mail válido;

- Computador (notebook ou desktop), com webcam, microfone, áudio e um navegador instalado e atualizado (Chorme, Firefox ou Safari);

- Conexão com a Internet de velocidade mínima: 5Mbps de download e 1Mbps de upload.

Recomenda-se que o candidato acesse a plataforma Elos, utilizando a versão free, para se familiarizar com as ferramentas de apresentação.

Será realizado um teste de acesso à plataforma um (01) dia útil antes do início da instalação da banca avaliadora, conforme cronograma a ser divulgado.

 

Para mais informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


FaLang translation system by Faboba

cenex    CEFALE SAEL

PÓS-GRADUAÇÃO