Professor Substituto para atuar na área de Teoria da Literatura e Literatura Comparada

Classificação Final do Processo Seletivo para Professor Substituto – Teoria da Literatura e Literatura Comparada

Edital 124, de 27/01/2021, publicado no DOU dia 29/01/2021

* Critérios de desempate:

3. Na hipótese de ocorrer empate de notas, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

3.1. tiver idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, conforme estabelece a Lei nº 10.741/2003 (Lei do Idoso), sendo considerado para esse fim a data de realização das provas;

3.2. tiver a maior média aritmética simples das notas finais atribuídas pelos Examinadores;

3.3. tiver a maior média aritmética das notas atribuídas pelos Examinadores em cada item, observado o disposto no artigo 42 da Resolução Complementar nº 02/2013 do Conselho Universitário;

3.4. tiver a maior idade;

3.5. permanecendo, ainda, o empate, o desempate ocorrerá por sorteio, a ser realizado publicamente durante a sessão de apuração final do resultado do Processo Seletivo.

Art. 42 da Resolução Complementar nº 02/2013 do Conselho Universitário;

“...

• 2o Ocorrendo empate, o desempate se dará, sucessivamente, pela nota atribuída pelos Examinadores, em cada prova, nesta ordem:
  1. Prova Didática ou Apresentação de Seminário ou Prova Prática ou Arguição de Memorial;
  2. Prova de Títulos;
  3. Prova ”

- Cronograma:
- 08/03, às 10:00 apresentação/teste do Elos;
- 09/03, às 09:00 instalação da banca e definição da ordem das entrevistas; Presença obrigatória de todos candidatos;
- 09/03, às 09:30 análise dos títulos;
- 10/03, às 09:00 início das realização das entrevistas;
- 11/03, a partir das 17:00 Sessão pública para divulgação do resultado.

Área de Conhecimento: Teoria da Literatura e Literatura Comparada
Período de Inscrição: de 01/02/2021 (a partir das 00h00) a 18/02/2021 (até às 23h59)
Local: https://aplicativos.ufmg.br/solicitacao_externa/
Provas: Análise de curriculum vitae e entrevista com arguição por videoconferência.
Titulação mínima: Doutorado em Estudos Literários ou áreas afins.
Data da Seleção: a definir -
Remuneração mensal bruta: R$5.831,21 (cinco mil oitocentos e trinta e um reais e vinte e um centavos).
Regime de Trabalho: 40 hs semanais

- Entrevista

Critérios Avaliação:
Cada um dos membros da Comissão Examinadora formulará questões ao candidato, versando sobre o interesse do candidato pela área de Teoria da literatura e literatura comparada e sobre conteúdos crítico/teóricos da área em exame, sendo analisada a adequação, segurança e clareza das respostas. Os candidatos devem também ser arguidos sobre a disponibilidade de assumirem as aulas nos turnos de oferta dos componentes curriculares ofertados pela área.

1. A capacidade do candidato de refletir sobre a própria formação escolar e acadêmica;
2. As experiências e expectativas profissionais;
3. A capacidade de formular uma proposta envolvendo atividades de ensino no âmbito da Teoria da literatura e literatura comparada;
4. Capacidade de comunicação;
4.1. Apresenta coerência de ideias;
4.2. Apresenta vocabulário adequado;
5. Postura pedagógica:
5.1. Demonstra motivação;
5.2. Demonstra equilíbrio e segurança;
5.3. Demonstra maturidade;
5.4. Demonstra clareza e objetividade;
5.5. Apresenta disponibilidade de horário.

O processo seletivo será realizado integralmente de modo remoto, por meio de videoconferências.

As videoconferências serão realizadas através da plataforma Elos (http://elos.vc/site/pt). É de responsabilidade do(a) candidato(a) dispor de:
– E-mail válido;
– Computador (notebook ou desktop), com webcam, microfone, áudio e um navegador instalado e atualizado (Chorme, Firefox ou Safari);
– Conexão com a Internet de velocidade mínima: 5Mbps de download e 1Mbps de upload.
Recomenda-se que o candidato acesse a plataforma Elos, utilizando a versão free, para se familiarizar com as ferramentas de apresentação.
Será realizado um teste de acesso à plataforma um (01) dia útil antes do início da instalação da banca avaliadora, conforme cronograma a ser divulgado.

Edital: Edital nº 140, de 27/01/2021, publicado no DOU dia 29/01/2021

Barema: Clique aqui