O Nuvepar - Núcleo de Pesquisa em Variação e Aprendizagem de Línguas - promove, no dia 29 de outubro de 2025, o minicurso “Como identificar e prever marcadores discursivos”. Organizada pela Prof.ª Aléxia Teles Guimarães, a atividade será ministrada pelo Prof. Saulo Mendes Santos, da Universidade Paris-Saclay, e ocorrerá no Auditório 2001, às 14h, com duração de 3 horas e 40 minutos.
O objetivo é compreender como as formas prosódicas permitem identificar e prever as funções dos marcadores discursivos (MD) na fala espontânea, aplicando métodos de análise acústica, estatística e perceptiva.

Sobre a pesquisa
A proposta baseia-se na tese How to deal with Discourse Markers: a prosodic, corpus-based, computational and experimental proposal, que apresenta uma abordagem centrada na forma prosódica, e não no léxico, para classificar e prever as funções dos marcadores discursivos.
O estudo fundamenta-se na Language into Act Theory (L-AcT) (Cresti, 2000; Moneglia & Raso, 2014), que define cinco macrofunções prosódico-interacionais:Allocutive
- (ALL) – coesão social
- Conative (CNT) – resolução ilocutória
- Expressive (EXP) – surpresa não ilocutória
- Highlighter (HGL) – destaque ou evidência
- Incipit (INP) – abertura de turno
A análise de dados do C-ORAL-BRASIL I, com 30 descritores prosódicos (como frequência fundamental, duração, intensidade e alinhamento), busca demonstrar que a forma prosódica é um indício estável para prever as macrofunções dos marcadores discursivos.
De acordo com os resultados da pesquisa, os modelos de classificação atingiram 78% de acurácia, e experimentos perceptivos reforçam o papel central da prosódia na distinção funcional desses elementos.
Pré-requisitos
São desejáveis noções de Excel, Praat e leitura em inglês.
Também é recomendada a leitura prévia do texto disponível no Repositório da UFMG.
Atividades práticas
A etapa prática do minicurso, com 1 hora e 30 minutos de duração, utilizará as plataformas WebMAUS (para segmentação automática) e Praat (para análise acústica e manipulação).
Os participantes realizarão atividades de:
- Extração automática de medidas básicas, como duração e frequência fundamental média de vogais;
- Identificação de contornos entonativos;
- Criação e anotação automáticas de TextGrid, incluindo segmentação de sílabas e palavras;
- Manipulação prosódica de enunciados contendo marcadores discursivos (como “uai”, “né” e “bom”).
Durante os exercícios, será possível alterar a duração e o contorno entonacional para simular diferentes funções prosódicas — por exemplo, de Allocutive para Expressive —, permitindo a comparação perceptiva em grupo.
Os dados coletados serão posteriormente exportados e analisados em Excel, com o objetivo de observar como pequenas variações de frequência, intensidade e duração podem alterar a função percebida de um marcador discursivo.
Certificados de participação serão conferidos, sem a necessidade de inscrições prévias.
Para mais informações e dúvidas, envie e-mails para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. (Prof. Aroldo Andrade).
Assessoria de Comunicação da FALE – 2025
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Facebook: @fale.ufmg
Instagram: @fale_ufmg





