O Projeto Língua Connect, uma parceria internacional entre a UFMG, a University of Leeds (Reino Unido) e a Tecnológico de Monterrey (México), promoveu recentemente duas missões presenciais que reforçaram os laços acadêmicos e ampliaram as discussões sobre os rumos da educação linguística no cenário contemporâneo: uma na UFMG e outra na Universidade de Leeds, no Reino Unido.


Missão na UFMG
Foram recebidos os professores Antônio Martínez-Arboleda, Sofia Martinho e Richard de Blacquiere-Clarkson, da University of Leeds, para uma intensa agenda na UFMG. Durante a visita, os docentes participaram de reuniões com professores e diretores, além de interações com a comunidade da Faculdade de Letras.

Um dos destaques foi o evento “Open Dialogue Session: a conversation with Leeds scholars”, que promoveu um rico debate com alunos e professores da FALE sobre inteligência artificial, ética, justiça epistêmica e decolonialidade no ensino de línguas. O encontro teve como objetivo abrir espaço para reflexões críticas e colaborativas sobre práticas pedagógicas inclusivas e inovadoras.



Missão em Leeds
Dando continuidade ao intercâmbio, os professores Luciana Silva e Ronaldo Gomes Jr. representaram a UFMG na University of Leeds, na Inglaterra, onde participaram de dois importantes eventos: o "Online Learning Summit 2025", promovido pelo Digital Education Service, e o encontro "Open Education: Practice and Policy", promovido pela Knowledge Equity Network.

Durante as apresentações, os docentes compartilharam as experiências desenvolvidas no Projeto Lígua Connect, enfatizando os desafios e possibilidades do uso ético da inteligência artificial na aprendizagem de línguas e a importância de abordagens colaborativas, abertas e interculturais na formação de professores. 

Nesses eventos, também estiveram presentes os professores Leonardo Glassermann e Jhonnatan Miranda, da Tecnológico de Monterrey, e María Soledad Ramírez-Montoya, da Cátedra UNESCO Movimento Educacional Aberto para a América Latina. 




Sobre o Projeto Língua Connect
O Língua Connect é um projeto de cooperação internacional que visa promover experiências colaborativas de ensino e aprendizagem de línguas entre estudantes do Brasil, México e Reino Unido, por meio de atividades interculturais, produção de Recursos Educacionais Abertos e uso de tecnologias digitais, com especial atenção ao papel da inteligência artificial generativa nesse processo.

Além dos docentes mencionados, o projeto conta com a colaboração de outros docentes da FALE: Junia Braga, da área de Linguagem e Tecnologia; Barbara Orfanó e Leonardo Correa, da área de Língua Inglesa; e Anelise Scherer e Isadora Moraes, da área de Linguística Aplicada.

Para mais informações, acesse o vídeo sobre o projeto no canal do YouTube LingTec.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação da FALE – 2025

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Facebook: @fale.ufmg
Instagram: @fale_ufmg


FaLang translation system by Faboba

cenex    CEFALE    SAEL

PÓS-GRADUAÇÃO