O NEAM - Núcleo de Estudos Antigos e Medievais da Faculdade de Letras da UFMG -, convida a todos(as) para as Jornadas do NEAM, evento realizado em conjunto com o Departamento de Filosofia (DEFIL) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), organizado pelos professores Olimar Flores-Júnior (FALE/UFMG) e Gabriel Geller (UFOP), com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários (Pós-Lit/FALE/UFMG) e do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC/UFOP).

Nesta edição, as atividades acontecerão nos dias 09, 10 e 11 de julho de 2024, com uma programação alternada entre as duas instituições: 09 e 10 de julho em Belo Horizonte e 11 de julho em Ouro Preto.

Haverá emissão de certificados aos participantes que assinarem as listas de presença disponibilizadas durante as atividades.

 

 

Na programação, mesa redonda, conferências e lançamento de livro, confira:

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 09/07

14h às 17h30 - Auditório 2003 - FALE/UFMG - Belo Horizonte
Mesa redonda: "O Cinismo Antigo"
* "Mendicité et autercie chez les cyniques" - Étienne Helmer (Universidad de Puerto Rico, EUA)
* "Diogène: l'humour comme méthode philosophique" - Pierre Destrée (Université Catholique de Louvain)
* "A vida fácil dos cínicos antigos" - Olimar Flores-Júnior (FALE/UFMG)

 

Dia 10/07

11h30 às 13h30 - Auditório 2003 - FALE/UFMG - Belo Horizonte
Conferência
"Aristote et la comédie : une reconstruction du livre 2 de la Poétique"
Pierre Destrée (Université Catholique de Louvain)

 

Dia 11/07

15h30 às 17h - IFAC/UFOP - Ouro Preto
Conferência
“L’humour des philosophes anciens comme méthode philosophique : de Xénophane à Diogène et Pyrrhon”
Pierre Destrée (Université Catholique de Louvain)

18h - Livraria Outras Palavras (Rua Getúlio Vargas, 239, Ouro Preto)
Lançamento de livro
Apresentação, pelo autor, do livro "La vie facile. Une lecture du cynisme ancien" (Paris: Vrin, 2021)
Olimar Flores-Júnior (FALE/UFMG)

 

* As apresentações em língua estrangeira contarão com a projeção em tela das respectivas traduções em português.

 

 

Assessoria de Comunicação da FALE – 2024

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Facebook: @fale.ufmg
Instagram: @fale_ufmg
Twitter: @fale_ufmg


FaLang translation system by Faboba

cenex    CEFALE SAEL

PÓS-GRADUAÇÃO