No início do ano em que o Portal literafro comemora 20 anos, este primeiro literafro novidades divulga as recentes produções de literatura afro-brasileira. É tempo de celebrar esse arquivo vivo que se iniciou, em 2004, como um ponto de encontro de leitores, pesquisadores e colaboradores com as importantes autorias e obras, diálogos potencializados por meio das informações, dos documentos, dos livros e textos críticos disponibilizados nesse portal.

O portal agradece a todas e todos que têm colaborado, neste vintênio, para movimentar e amplificar as relações, e reafirma que está preparado para mais 20 anos de trabalho e dedicação. Excelente leitura!

 

 

Carolina Maria de Jesus

É reconhecido o interesse do público e da crítica pela vida e a obra de Carolina Maria de Jesus, que vêm sendo tema de dissertações e teses acadêmicas, e de outros modos mais potentes. Rareiam-se, pois, as buscas pelo “negro-tema”, para ficarmos nas elaborações de Guerreiro Ramos, que buscam atrelar sua obra à constatação de literatura documental. Os trabalhos acadêmicos, sobretudo os que estudaram seus arquivos, também contribuíram para essa mudança de direção, porque demonstraram a potência literária que a autora possui, guardadas em originais inéditos. A obra O escravo trata das relações marcadas pelas questões de classe e de gênero, e foi resenhada pela pesquisadora Lara Carvalho Cipriano.

Leia Mais

 

Conceição Evaristo

Escritora consagrada pelo público e pela crítica por sua grande obra e recentemente empossada como imortal da Academia Mineira de Letras, apresenta, com seu “livro-conto” Macabéa: flor de mulungu, uma releitura potente de A hora da estrela, de Clarice Lispector. Resultado de um projeto de renascimento das personagens da literatura clariceana, o conto de Conceição Evaristo reconstrói a personagem Macabéa que, nas suas ações para uma vida potente, se significa como voz numa relação ancestral de resistência, em que a flor de mulungu, a própria personagem renasce como tratamento das dores. Esse “livro-conto” é apresentado pelas pesquisadoras Aline Arruda e Cristiane Côrtes.

Leia Mais

 

Maria Firmina dos Reis

Reconhecida por sua importante obra romanesca, a escritora maranhense Maria Firmina dos Reis escreveu também poemas, estes que foram publicados no livro Cantos à beira-mar (1871). A este livro, reeditado, foram incluídos outros 35 poemas, que passaram por um cotejo com o original, para observar alterações entre as edições anteriores. Nosso informativo reproduz a apresentação da organizadora desta obra Cantos à beira-mar e outros poemas, a pesquisadora Luciana Diogo, que nos brinda com a explicação dos passos realizados para a reedição.

Leia Mais

 

Salgado Maranhão

A nova publicação de Salgado Maranhão, poeta com vasta obra publicada, é a antologia poética A voz que vem dos poros. Nesta celebração de sua obra, foram selecionadas as quatro décadas de sua produção, de seus 14 livros. A reunião possibilita acessar a trajetória literária inventiva, rítmica e crítica, de um dos maiores poetas vivos, na atualidade. A antologia é apresentada pela leitura crítica da pesquisadora Giovanna Soalheiro.

Leia Mais

 

Jorge Amâncio

O leopardo que mata moscas inoportunas: o que não é haikai é oriki, de Jorge Amancio, é a obra mais recente do poeta, que, já na década de 1980 começou a publicar seus poemas no jornal Raça, do MNU. Autor dos livros de poemas Negro Jorgen (2007), Batom D'Amor e Morte (2018) e Nósourtxs (2021), realiza, neste novo livro, um jogo artístico com a palavra em que a escolha vocabular, a concisão e a busca do ritmo são suas bases para a construção de possibilidades, para nós leitores, de reencantamento do mundo. O livro foi objeto da análise poética do igualmente poeta e também pesquisador Marcos Fabrício Lopes da Silva.

Leia Mais

 

Rafael Calça e Jefferson Costa

De autoria do ilustrador e roteirista Rafael Calça e do ilustrador e quadrinista Jefferson Costa, Jeremias: Pele é uma HQ vencedora do Prêmio Jabuti. Publicado em 2018 pela Panini Comics como parte do selo Graphic MSP, os quadrinistas realizaram releitura da personagem clássica de Mauricio de Sousa, que, até então, não possuía uma história de origem. Com essa obra gráfica, os autores revelam as agruras da existência de um garoto negro, em criação de sua identidade como sujeito em uma sociedade racista. A HQ recebe a leitura atenta do pesquisador Kelvin Jorge Batista Silva.

Leia Mais

 

Vanessa Passos

Autora com diversos textos literários premiados, Vanessa Passos foi vencedora, com o livro A filha primitiva, do 6º Prêmio Kindle de Literatura 2021, seu livro de estreia na escrita de romances, publicado pela Editora José Olympio. Nesse livro, a autora narra histórias de uma linhagem de mulheres, que se entrecruzam, a evidenciar as relações sociais, de gênero e raciais, amplificadas pela violência do racismo. O romance foi apresentado pela pesquisadora Carolina de Vasconcelos Silva.

Leia Mais

 

Giovanna Soalheiro Pinheiro

Poeta, crítica e pesquisadora estreia, nas searas da poesia, com o seu livro Olho de boi, publicado pela Editora Reformatório. Obra que realiza, por meio da linguagem poética, uma leitura crítica e criativa, que atravessa a dimensão animal, que convoca, como disse o pesquisador Matheus José, os olhos do boi como potência interpretativa. Este olho, que não cessa nas visões dos bestiários, porque aponta para a linguagem que os constrói, apresenta outras maneiras de ver, de observar e de compreender as ocorrências e as intercorrências de uma vida em que nós, humanos, sem a vida de outros seres, jamais seremos topo. O livro conta com a resenha crítica de Matheus José.

Leia Mais

 

 

Contatos
Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade - NEIA
Faculdade de Letras da UFMG, sala 3045
Av. Antônio Carlos, 6627, Campus Pampulha, Belo Horizonte - MG Telefone: (31) 3409-6069

E-mails: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ou This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Site: http://www.letras.ufmg.br/literafro/
Facebook: https://www.facebook.com/literafroufmg/
Twitter: https://twitter.com/literafro
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCnwJ4V1-CJ0120BPzJFayTQ

 

 

 

Assessoria de Comunicação da FALE – 2024

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Facebook: @fale.ufmg
Instagram: @fale_ufmg
Twitter: @fale_ufmg


FaLang translation system by Faboba

cenex    CEFALE SAEL

PÓS-GRADUAÇÃO