A Editora Fino Traço lançou recentemente o livro "Auroras de Homero: nos dedos de Rosa", de autoria da  Prof.ª da FALE Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa.
 
Na obra, a autora explora como as auroras – esse espetáculo natural, frequentemente ignorado no cotidiano – estão presentes tanto no pensamento homérico quanto na obra de Guimarães Rosa, estabelecendo uma conexão entre os dois universos literários.
 
O livro está disponível para download gratuito no formato PDF e pode ser adquirido no site da editora.

 

 

Sinopse
Por considerar que os fenômenos celestes naturais têm importância vital para as sociedades e que, inclusive, afetam, pessoa a pessoa, nosso bom humor, a autora escreveu este livro. Constatamos que os amanheceres de todos os tempos e lugares trazem para os vigilantes uma larga noção de “cosmos”, como a entendiam os gregos a partir da palavra κόσμος. O termo reúne a beleza e a ordenação regular do universo em todos os níveis. Hoje se tornou tão familiar que essa dimensão parece ter sido esquecida. Eis um deslize contemporâneo: olvidar que um simples e ao mesmo tempo magnífico nascer do dia, para além do espanto ante seu espetáculo gratuito, habitual, abrangente e renovador, veicula certezas e expectativas não apagadas da memória nem frustradas pela experiência de acordar.

A partir da análise da obra de Guimarães Rosa, a autora investiga o fluxo poético do qual participamos escassamente, mergulhar na substância criadora do escritor mineiro e, por breves e ínfimas análises que observem a nascente homérica auroral, que impetuosamente flui da Grécia até os vastos sertões, apreender recursos e estratégias que mantêm os dias teóricos que virão, sempre e a cada dia, redivivos. Assim, cremos que, descobrir a organização das “auroras” no Grande Sertão veredas pode vir a ser um contributo efetivo para o entendimento de uma das obras mais representativas da literatura brasileira.

 

Sobre o autor
Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa é professora titular de Língua e Literatura Gregas na Faculdade de Letras da UFMG e atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da mesma instituição. É bolsista do CNPq, membro do Núcleo de Estudos Antigos e Medievais da FALE/FAFICH-UFMG (NEAM) e líder do Grupo de Pesquisa Tradução e de Textos Teatrais (GTT/FALE-UFMG/CNPq).

 

Serviço
Livro "Auroras de Homero: nos dedos de Rosa"
Autora: Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa
ISBN: 978-85-8054-703-0
Ano
: 2024
Páginas
: 204
Editora
: Fino Traço
Onde Adquirir: Site da editora
Preço: Gratuito no formato e-book | R$ 70,00 físico

 

 

 

Assessoria de Comunicação da FALE – 2025

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Facebook: @fale.ufmg
Instagram: @fale_ufmg


FaLang translation system by Faboba

cenex    CEFALE SAEL

PÓS-GRADUAÇÃO