DADOS BIOGRÁTICOS

 

Mel Adún nasceu em Washington D.C., em 26 de julho de 1978, quando sua família fugia da ditadura militar no Brasil. Desde a infância esteve envolvida em articulações que tinham a arte e a cultura como meta e caminho. Sempre habitou espaços do sensível e do supostamente inatingível. Voltando ao Brasil em 1984, traz em sua bagagem de infância a atitude do Movimento Black Power. Regressa aos Estados Unidos em 1998 a fim de prosseguir nos estudos e retorna à sua Bahia em 2001. 

Em 2010, dá à luz o que considera como sua obra prima, materializada em forma de menina, sua filha Ominirê, com o também poeta e escritor Guellwaar Adún, responsável pela Editora Ogum's Toques, sediada na capital baiana.

Além de escritora, Mel Adún é jornalista, fotógrafa e especialista em roteiro para tevê e vídeo. É fundadora e idealizadora do primeiro programa a tratar da questão de raça e gênero, o webtv Tobossis Virando a Mesa – feito por e para mulheres negras. No campo das Letras e da crítica, cursou mestrado em Literatura na Universidade Federal da Bahia. 

A autora vem publicando regularmente contos e poemas na série Cadernos Negros, tendo participado ainda de outras antologias e edições coletivas. Mais recentemente, tem incursionado pelo campo da narrativa infantil e infantojuvenil, com o propósito não só de levar ao jovem leitor diversão e entretenimento, mas igualmente de construir histórias em que o sujeito negro, em especial a criança, recebe tratamento digno e respeitoso.

Nessa linha, traz a público em 2015, o belo volume infantil A lua cheia de vento, ricamente ilustrado e repleto de apelos ao público iniciante nas letras e no vasto universo da cultura afro-brasileira.

No ano seguinte, é a vez de vir a público Adumbi, também voltado para o projeto de narrar à criança e ao estudante a beleza muitas vezes despercebida em função da hegemonia da televisão e demais meios de comunicação de massa responsáveis em grande medida pela ausência de hábito de leitura entre os mais jovens. Todo o esforço da autora busca intervir produtivamente nessa realidade para alterá-la com a produção de textos que encantam pela poesia e pelo diálogo da linguagem verbal com as ricas imagens que ilustram seus textos.

Em seus escritos, o multifacetado universo das formações culturais afro-brasileiras, inclusive religiosas, é representado a partir de um ponto de vista identificado explicitamente ao projeto de valorização da afrodescendência.

No campo da produção crítica, Mel Adún vem se destacando pela organização das antologias Ogum's toques negros (2.ed., 2015); e Quilombellas amefricanasvolumes 1 e 2 (2021, em parceria com Ana Rita Santiago e Claudia Santos).

 


PUBLICAÇÕES

Obra Individual

A lua cheia de vento. Salvador: Ogum’s Toques Negros, 2015. (infantil).

Adumbi. Salvador: Ogum’s Toques Negros, 2016. (infantil).

Quantas tantas. Salvador: Editora Ogum's, 2021. (poesia).

Peixe fora da Baía. Salvador: Editora Ogum's, 2021. (contos).

Antologias

Cadernos Negros 29: poemas afro-brasileiros. Organização de Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2006.

Cadernos Negros 30: contos afro-brasileiros. Organização de Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2007.

Cadernos Negros 31: poemas afro-brasileiros. Organização de Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2008.

Cadernos Negros três décadas. Organização de Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje; Brasília: SEPPIR, 2008.

Cadernos Negros 32: contos afro-brasileiros. Organização de Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2008.

Contos afros. Organização de Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2009.

Cadernos Negros 33: poemas afro-brasileiros. Organização de Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2010.

Cadernos Negros 34: contos afro-brasileiros. Organização de Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2011.

Cadernos Negros 35: poemas afro-brasileiros. Organização de Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2012.

Cadernos Negros 37: poemas afro-brasileiros. Organização de Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2014.

Pretumel de chama e gozo: antologia de poesia negro-brasileira erótica. Organização de Cuti e Akins Kintê. São Paulo: Ciclo Contínuo, 2015.

Ogum's toques negros: coletânea poética. Organização de Mel Adún, Guellwaar Adún e Alex Ratts. Salvador: Editora Ogum's Toques Negros, 2014. 2.ed. Salvador: Editora Ogum's Toques Negros, 2015.

Quilombellas amefricanas - coletânea poética. vol. 1. Organização de Mel Adún, Ana Rita Santiago e Claudia Santos. Salvador: Editora Ogum’s Toques, 2021.

Quilombellas amefricanas - coletânea poética. vol. 2. Organização de Mel Adún, Ana Rita Santiago e Claudia Santos. Salvador: Editora Ogum’s Toques, 2021.

Não Ficção

Lugares e impasses do literário. In: Jornada literária de autoria negra: percursos contemporâneos 3. Brasília: Universidade de Brasília, 2016.

 


TEXTOS

 


CRÍTICA

 


FONTES DE CONSULTA

ADÚN, Guellwaar; ADÚN, Mel; RATTS, Alex (Org.). Ogum’s toques negros: coletânea poética. Salvador: Ogum’s Toques Negros, 2014.

Cadernos Negros 29. Organização de Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2006.

Cadernos Negros 30. Organização de Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2007.

Cadernos Negros três décadas. Organização de Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje; Brasília: SEPPIR, 2008.

Contos afros. Organização de Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2009.

Cadernos Negros 33. Organização de Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2010.

Cadernos Negros 34. Organização de Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2011.

 


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