DADOS BIOGRÁFICOS

Neide Almeida é escritora, pesquisadora e socióloga pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Concluiu o mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino pela PUC-SP em 1995 e cursa atualmente a pós-graduação em Gestão Cultural Contemporânea. Filha de mãe e pai mineiros, cresceu na periferia da região leste de São Paulo, cidade onde sempre viveu.

Há mais de 30 anos atua nas áreas de educação, cultura e direitos humanos. Desde 2013 coordena o Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil em São Paulo, onde gere ações e projetos voltados para  estudantes, pessoas com deficiência, em situação de vulnerabilidade social, atendidos por medidas socioeducativas, idosos e mediadores culturais. Neide também integra a equipe de consultores na área de relações étnico-raciais do Programa de Direitos Humanos do IBEAC – Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário.

A autora se dedicou, ainda, à produção e avaliação de materiais didáticos. Hoje, além de escritora e pesquisadora, é docente e consultora na área de leitura, literatura e relações étnico-raciais.

Em 2018, publica seu primeiro livro de poemas, Nós - 20 poemas e uma oferenda, pela Ciclo Contínuo Editorial. Trata da ancestralidade e da coletividade negras através de poemas descritos em apresentação de Lívia Natália como “um ebó todo feito de palavras e de afeto”. O livro-oferenda revela uma escritora madura e meticulosa no trato com as versos e temáticas que explora. Sobre Nós - 20 poemas e uma Oferenda, afirma Lívia Natália, na apresentação do livro:

Mais uma vez, mergulhamos, juntos com Neide e de lá saímos banhados com um ‘corpo-alma’, ‘corpo-mente’, ainda mais negros, e Neide nos diz que, para ela, enxergamos esta negritude rediviva no seu canto e sua palavra, e ela está certa.

No mesmo ano em que publica seu primeiro livro, participa da antologia Um girassol nos teus cabelos: poemas para Marielle Franco, organizada pelo coletivo Mulherio das Letras. Em 2017, estreia com sua primeira zine, Nambuê, pela Móri Zines.

PUBLICAÇÕES

Obra Individual

Nós - 20 poemas e uma Oferenda. São Paulo: Ciclo Contínuo Editorial, 2018.

Nambuê. Móri Zines, 2017.

Antologias

Um girassol nos teus cabelos: poemas para Marielle Franco. Organização Mulherio das Letras. Belo Horizonte-MG: Quintal Edições, 2018

Poemas para combater o fascismo. São Paulo: publicação independente, 2018.

Os livros vermelhos da infância. Revista Gueto. Disponível em: https://revistagueto.com/2018/10/11/os-livros-vermelhos-da-infancia-neide-almeida/.

Não Ficção

Escrita, Poder e Constituição do Sujeito no Processo de Aprendizagem. In: 4º INPLA - INTERCÂMBIO DE PESQUISAS EM LINGÜÍSTICA APLICADA, v. IV, 1994, São Paulo. Intercâmbio. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Língüística Aplicada ao Ensino de Línguas - PUC-SP, 1994. p.195-206.

Sexta-feira (o outro) e a escrita que se legitima: um olhar sobre a escrita do adulto.  Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 1995.

Escrita e legitimação: um olhar sobre a produção de textos de adultos. In: IV CBLA - CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGÜÍSTICA APLICADA, 1995, Campinas. Anais IV CBLA - CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGÜÍSTICA APLICADA. Campinas : Departamento de Linguística Aplicada - IEL, UNICAMP-SP, 4 a 6 de setembro de 1995, p. 280-4.

KLEIMAN, A. (org.) Os Significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas : Mercado das Letras, 1995.

______. Letramento ou Alfabetização. Rev. Alfabetização e Cidadania, n.º 3, p.53-8, ago., 1996.

Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Coleção Jovens e Escola Pública. São Paulo : CENPEC, 1998. 3v.

Os quadrinhos como um dos gêneros do discurso narrativo. São Paulo: Litteris – Instituto de Assessoria e Pesquisa em Linguagem, 1999. 26p. (inédito).

Museu Afro Brasil. Rev. Negras Palavras 1: À sombra do baobá. São Paulo : Museu Afro Brasil,  2006.

Um tanto de África em nós: dimensões de africanidades e relações raciais no diálogo entre Bibliotecas Comunitárias. In: SILVA, Cidinha da (Org.). Africanidades e relações raciais:  insumos para políticas públicas na área do livro, leitura, literatura e  bibliotecas no Brasil. Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2014.

TEXTOS

LINKS