PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DE EDIÇÃO
EDITAL Nº 2.349, DE 25/10/2024, publicado no DOU de 31/10/2024.
01 (uma) vaga
Resultado final do concurso
Retificação do Edital: Clique aqui
Cronograma*
04 a 13/11 (até as 23h59) - Período de Inscrição;
09/12, às 13h - Instalação da banca (presença: OBRIGATÓRIA);
09/12, às 13h30 - sorteio da ordem de apresentação e o ponto da prova didática do primeiro grupo (presença do grupo: OBRIGATÓRIA);
09/12, às 15h - análise da prova de títulos (somente para os membros da banca);
10/12, às 13h30 - sorteio da ordem de apresentação e o ponto da prova didática do segundo grupo (presença do grupo: OBRIGATÓRIA)
10/12, às 14h - Início das apresentações da prova didática - Primeiro grupo (presença do grupo: OBRIGATÓRIA);
11/12, às 14h - Início das apresentações da prova didática - Segundo grupo (presença do grupo: OBRIGATÓRIA);
16/12, às 16h - Sessão pública para apuração dos resultados.
*O cronograma poderá ser alterado de acordo com o critério da banca.
Local de realização: Faculdade de Letras da UFMG
09 e 10/12 - Sala da congregação (3014) - 3° andar
11/12 - Sala 3009 - 3° andar
16/12 - Sala da congregação (3014) - 3° andar
Composição da banca:
Profa. Dra. Emilia Mendes Lopes
Profa. Dra. Maria Carolina Fenati
Profa. Dra. Camila Figueiredo
Barema: Clique aqui
Inscrições homologadas
Inscrição Nome
6875 NATHALIE RESENDE DE CARVALHO
6881 SERGIO SCHARGEL MAIA DE MENEZES
6877 RACHEL VENTURA RABELLO
6880 ELLEN MARIA MARTINS DE VASCONCELLOS
6894 ELEN RODRIGUES GONÇALVES
6895 FRANZ GALVÃO COSTA PIRAGIBE
6901 FERNANDA COUGO MENDONÇA
6889 LETÍCIA SANTANA GOMES
6903 CLEBER ARAÚJO CABRAL
6904 GABRIEL LUIZ MAIA NASCIMENTO
6908 GILSON VENTURA
6909 IARA MACHADO FROTA PINHEIRO
6872 HELIO MOISE RODRIGUES VIANA
6891 LUCIANA FONSECA TANURE DE CASTRO
6913 ANA PAULA DA COSTA
6911 FLÁVIA HELENA SANTOS PÉRET
6916 ROGÉRIO PORTO RIBEIRO
6919 DANIELLA CARNEIRO LIBANIO DE ALMADA
6923 ANDRÉ DE SOUZA PINTO
6925 FABÍOLA RIBEIRO FARIAS
6926 SAMARA MÍRIAN COUTINHO
6927 MYLENA WBER GRAVINA
6928 ISMAEL LOPES MENDONÇA
Pontos para Prova didática
• Ponto 1 - Preparação e normalização de originais: a estruturação do original e os processos de editoração.
• Ponto 2 - Revisão de textos numa perspectiva contemporânea: o revisor e a questão do estilo do(a) autor(a).
• Ponto 3 - Aspectos da história do livro e da edição.
• Ponto 4 - A diversidade de gêneros discursivos e os desafios apresentados para um tratamento editorial adequado.
Área de Conhecimento: Edição
Período de Inscrição: De 01/11/2024 (a partir das 00h00) a 11/11/2024 (até as 23h59)
Local: https://aplicativos.ufmg.br/gprocss/#/
Provas: Análise de curriculum vitae e prova didática
Titulação mínima: Mestrado em Edição ou Editoração ou Letras ou Estudos Linguísticos ou Estudos Literários ou áreas afins.
Data da Seleção: a definir -
Regime de Trabalho: 40h semanais
Remuneração mensal bruta:
Remuneração de professor substituto
CLASSE |
REGIME |
TITULAÇÃO |
Vencimento Básico - VB |
Retribuição por Titulação - RT |
TOTAL |
A |
40horas |
mestrado |
3.412,63 |
1.279,74 |
4.692,37 |
A |
40horas |
doutorado |
3.412,63 |
2.943,39 |
6.356,02 |
No ato da inscrição, o candidato deverá preencher os campos solicitados e anexar os documentos, em formato pdf:
Da Inscrição
1. As inscrições serão realizadas por meio eletrônico no endereço https://aplicativos.ufmg.br/gprocss/#/, com o envio de toda a documentação informada no item 2.
2. No ato da inscrição, o candidato deverá preencher os campos solicitados
2.1 Deverá anexar os seguintes documentos, em formato PDF:
I) Carteira de Identidade ou documento equivalente que comprove ser brasileiro nato ou naturalizado; se estrangeiro, apresentar passaporte com visto compatível com o exercício da função de professor substituto (que permita o exercício de atividade remunerada, observada a legislação pertinente);
II) CPF;
III) Comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral, que pode ser obtida por meio do sítio eletrônico https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral e prova de quitação com o serviço militar, quando couber;
IV) “curriculum vitae”, abrangendo: a) graus, diplomas universitários e certificados de cursos de especialização e de aperfeiçoamento (título obtido em instituição estrangeira com reconhecimento ou revalidação por universidade pública); b) experiência docente; c) experiência científica, técnica ou artística; d) experiência em administração acadêmica; e) publicações; f) distinção obtida em reconhecimento de atividade intelectual relevante;
V) documentos comprobatórios do “curriculum vitae”.
2.2 As inscrições devem ser finalizadas pelo candidato(a) na opção “Finalizar Inscrição” no site https://aplicativos.ufmg.br/gprocss/#/ para serem validadas pelo departamento. Somente as inscrições dos candidatos(as) que apresentarem a situação “Inscrição finalizada” serão consideradas como aptas a participar do processo seletivo.
2.3 Após o candidato(a) escolher a opção “Finalizar Inscrição”, não será mais permitido pelo sistema incluir ou alterar qualquer documento anexado no site de inscrições.