O próximo Seminário do NEJ discutirá sobre Sansão e o mito hebraico do herói; 05/06

O NEJ - Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG - convida a todos(as) para o Seminário "Mel de Sansão: o mito hebraico do herói", ministrado pelo Prof.ª Karla Louise Petel (UFRJ/Pós-Lit/UFMG).

O evento acontecerá no dia 05 de junho de 2025, às 14h, no Auditório 2001 da FALE.

As inscrições podem ser feitas na página do NEJ (aba lateral "Seminário: MEL DE SANSÃO: O MITO HEBRAICO DO HERÓI, com Profa. Dra. Karla Petel (UFRJ)"). Haverá emissão de certificados aos inscritos.

 

 

Sobre a palestra
A análise interpretativa que o escritor israelense David Grossman (1954-) faz do mito de Sansão em Mel de leão: o mito de Sansão, 2006, cuja história é narrada em Juízes 13-16, será o fio condutor de nossa reflexão neste seminário. A partir da investigação ficcional contemporânea excitante sobre a jornada desse personagem controverso e sedutor, contrariando a maioria das abordagens, a leitura de Grossman articula vários temas presentes na história como a inter-relação entre o sagrado e o profano e a paixão e o amor. Essa estratégia garante projeção ao que antes era a narrativa das ações de um protagonista bíblico. O mapeamento das mazelas que marcam sua vida, com intrincados desdobramentos, são matéria de fiação do escritor que, em suas evocações exegéticas, constrói um herói mais poético e humanizado, mais complexo em todas as suas faces.

 

Sobre a palestrante
Karla Petel é Professora Adjunta de Língua e Literatura Hebraicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Doutora pelo Programa de Estudos Judaicos e Árabes, na área de Estudos Judaicos, pela Universidade de São Paulo (USP), e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura, na área de Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui Licenciatura e Bacharelado em Letras: Português-Hebraico também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, realiza estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, na Faculdade de Letras da UFMG, sob a supervisão da Prof.ª Lyslei Nascimento.


 
Sobre o NEJ
O Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG foi fundado em 2005, e reúne pesquisas sobre Literatura, Cinema, História e áreas afins, com o objetivo de promover e divulgar investigações acadêmicas e artísticas na área dos Estudos Judaicos.



Outras informações e dúvidas: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

 

 

Assessoria de Comunicação da FALE – 2025

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Facebook: @fale.ufmg
Instagram: @fale_ufmg


FaLang translation system by Faboba

cenex    CEFALE SAEL

PÓS-GRADUAÇÃO