Este número é dedicado ao poeta, pesquisador, ensaísta e agora também ficcionista Edimilson de Almeida Pereira, que estreia na prosa conquistando reconhecimento internacional, com seus romances Front – Prêmio São Paulo de Literatura; e O ausente – Prêmio Oceanos, 2021. Front está resenhado em nosso número 43, disponível no literafro, e O ausente neste de agora. Trazemos ainda, a nova edição de O carro do êxito, de Oswaldo de Camargo; a edição atualizada do clássico Afrografias da memória, de Leda Martins; o importante resgate de Astolfo Marques, com seu O Treze de Maio e outras estórias do pós-Abolição; e ainda as coletâneas Contos de Axé, organizada por Marcelo Moutinho, e Poetas negras brasileiras, por Jarid Arraes. Boa leitura!

  

 

Edimilson de Almeida Pereira

Poeta e ensaísta consagrado, com mais de cinquenta livros publicados, aí inclusas traduções e coautorias, Edimilson de Almeida Pereira figura como autor mais celebrado do ano ao realizar a façanha de conquistar dois importantes prêmios literários com sua estreia na narrativa de ficção. Seu romance O ausente traz na linguagem a marca do poeta e pensador e recebe as considerações do crítico Adélcio Cruz.

Leia Mais

 

 

 

Leda Maria Martins

Teatróloga, poeta, ensaísta e pesquisadora incansável das manifestações culturais afro-brasileiras, em especial as de matriz banto existentes em Minas Gerais, Leda Maria Martins apresenta uma edição revista e atualizada de seu já clássico Afrografias da memória, ensaio voltado para a atenta perquirição do rico legado ancestral com o qual convive em seu cotidiano. O volume recebe os apontamentos da pesquisadora Giovanna S. Pinheiro.

Leia Mais  

 

 

Oswaldo de Camargo

Decano da literatura afro-brasileira, o poeta, ficcionista, ensaísta e crítico Oswaldo de Camargo está de volta mais uma vez, agora por uma grande editora, por onde deverá sair sua obra completa. Essa nova etapa se inicia com a reedição de O carro do êxito, que traz ilustrações de Marcelo D’Salete e um belo estudo do crítico Mário Augusto Medeiros. Os contos do autor são aqui apresentados pela pesquisadora Érica Souza.

Leia Mais

 

 

Marcelo Moutinho (Org.)

A mitologia oriunda das religiões de matriz africana ocupa as páginas desta vigorosa coletânea Contos de Axé – 18 estórias inspiradas nos arquétipos dos orixás, que traz o cotidiano vivido nas nossas esquinas e quebradas através de narrativas assinadas por nomes de relevo da literatura afro-brasileira, a exemplo de Nei Lopes, Miriam Alves, Edimilson de Almeida Pereira, Eliana A. Cruz, Jeferson Tenório e muitos mais. A antologia nos é apresentada pelo pesquisador Alen das Neves.

Leia Mais

 

 

Astolfo Marques

Intelectual negro maranhense precocemente falecido, Astolfo Marques narra com maestria os primeiros anos da República nos contos reunidos por Matheus Gato em O Treze de Maio e outras estórias do pós-Abolição. O volume resgata o talento do ficcionista ao abordar a presença dos ecos da escravidão na memória e no cotidiano das vítimas sem, contudo, perder a leveza e o humor dos grandes mestres da ficção. O volume suscita as reflexões do escritor Paulo Lins, no prefácio aqui reproduzido.

Leia Mais

 

Jarid Arraes (Org.)

A crescente presença feminina na literatura afro-brasileira é fato incontestável, que a coletânea Poetas negras brasileiras só faz confirmar. A seu lado, perfilam pelo menos quatro outras antologias lançadas em 2021, totalizando mais de uma centena de autoras, em especial no campo da poesia. No presente volume, objeto das considerações da pesquisadora Patrícia Anunciada, estão presentes nada menos que setenta e três autoras, a maioria talentosas estreantes que apontam para o necessário equilíbrio de gênero em nossas letras.

Leia Mais

 

  

 Texto para download