DADOS BIOGRÁFICOS

Luiz Carlos Santana - pseudônimo Luís Fulano de Tal - nasceu em 1959. É graduado em Letras Modernas pela USP, licenciado em Língua Portuguesa e mestre em História Social pela mesma universidade. Tem uma sólida carreira como Professor de Literatura Brasileira e Portuguesa, Redação e Criação de Texto e Língua Francesa, atuando desde o Ensino Fundamental ao Superior. Além disso, tem também uma vivência como Professor de cursinhos pré-vestibulares. Em quinze anos de carreira no magistério, desenvolveu suas atividades profissionais em instituições como Faculdades Metropolitanas Unidas, Cursinho da Poli , Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Estadual de Educação.

Em 1995 o autor vence o concurso “Projeto Nascente”, na categoria ficção, com a novela A Noite dos Cristais escrito sob o pseudônimo de Luís Fulano de Tal, rendeu-lhe algumas premiações importantes, tais como prêmios outorgados pela Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil - FNLIJ seção Brasileira da International Board on Books for Young People; prêmio Orígenes Lessa - autor revelação – 2000; prêmio Livro Altamente Recomendado Para o Público Infanto- Juvenil – 2000; menção Altamente Recomendável – 2000; prêmio Programa Nacional do Livro didático - PNDLD – MEC: 5000 exemplares de sua obra foram adquiridos e distribuídos pelas bibliotecas das escolas públicas de São Paulo em 2000. Para compor a ficção, Luís Carlos Santana valeu-se de um levantamento histórico cuidadoso. A obra tem como “pano de fundo” a Revolta dos Malês, ocorrida em 1835.

Obra individual

A noite dos cristais. 3. ed. São Paulo: Editora. 34, 1999. (novela)

Antologias

O humor negro. Estudos Afro-asiáticos. vol. 26. nº 1. Rio de Janeiro, 2001.

Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Vol. 3, Contemporaneidade. Organização de Eduardo de Assis Duarte. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

TEXTOS

CRÍTICA

FONTES DE CONSULTA

A noite dos cristais. São Paulo: Editora 34, 2001

BASTIDE, Roger. A poesia afro-brasileira. São Paulo: Martins, 1943.

BAUMGARTEN, Carlos Alexandre. O novo romance histórico brasileiro. Disponível em: <http://www.fflch.usp.br/dlcv/posgraduacao/ecl/pdf/via04/via04_15.pdf>. Acesso em: 03 ago. 2008.

NAVARRO, Eduardo de Almeida. Nossa mãe África (prefácio). In DE TAL, Fulano.

OLIVEIRA, Eduardo de. Quem é Quem na Negritude Brasileira. Vol. I.São Paulo.

PEREIRA, Maria do Rosário Alves. Luís Carlos de Santana. In DUARTE, Eduardo de Assis (Org.) Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Vol. 3, Contemporaneidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.