DADOS BIOGRÁFICOS

Jaime Santana Sodré Pereira nasceu em Salvador, a 19 de fevereiro de 1947. Desde muito cedo, transitava pelas ruas de sua cidade natal, familiarizando-se com a diversidade cultural que esta apresentava. A convivência com a diversidade marcou sua infância. Segundo o escritor, nas vizinhanças de sua residência no bairro de Santo Antônio, morava uma família árabe e outra judia que, durante o mês de setembro, disputavam quem fazia o maior caruru da região.

Jaime Sodré é diplomado pela Escola de Belas Artes da UFBA, onde concluiu o curso de Licenciatura em Desenho, no ano de 1975. Concluiu Mestrado em Teoria e História da Arte, com trabalho sobre a influência da religião afro-brasileira na obra escultórica de Mestre Didi.

Leciona na UNEB e CEFET disciplinas ligadas às áreas de desenho, produção gráfica e design. O educador, escritor e designer Jaime Sodré tem diversos prêmios nos campos das Artes Plásticas e da Música. Fez parte do Conselho Consultivo do Olodum gestão 1998-2000. Cursou doutorado na UFBA com a pesquisa “A imprensa e o candomblé: informação e desinformação”.

 

 


PUBLICAÇÕES

Obra individual

As histórias de Lokoirokotempo: candomblé, uma história para qualquer idade. Edição bilíngüe. Salvador: Edição do Autor, 1995.

O dia que mataram Papai Noel. [S.l.]: [s.n.], [s.d.]

1835: Alufá Licutan confessa. Sobre a revolta dos Malês, inédito. (peça de teatro)

Coautoria

Da cor da noite. Coautoria com Nivalda Costa. Salvador: UFBA, 1983. (poemas dramáticos).

Antologias

Quilombo de palavras. Organização de Jônatas Conceição e Lindinalva Amaro Barbosa. 2 ed. Salvador: CEAO, 2000.

Para rasgar um silêncio. Organização de Nivalda Costa. Salvador: CEAO, s/d.

Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Organização de Eduardo de Assis Duarte. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011, vol. 2, Consolidação.

Não-ficção

Manuel Querino: um herói da raça e classe. Edição bilíngüe. Salvador: Ed. do Autor, 2001.

A influência da religião afro-brasileira na obra escultórica de Mestre Didi. Salvador: EDUFBA, 2006.

Ialorixá, o poder feminino. In: Faimará – o caçador que traz alegria: Mãe Stela, 50 anos de iniciação. Organização de Cleo Martins e Raul Lody. Rio de janeiro: Pallas, 2007. 

Negritude e ONGs. In: O impacto social das ONGs no Brasil. Organização da ABONG – Associação brasileira das ONGs. Salvador: S/E, 2004.

 

 

 

 


TEXTOS

 


CRÍTICA

 


FONTES DE CONSULTA

SOUZA, Florentino da Silva. Jaime Sodré. In DUARTE, Eduardo de Assis (Org.). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Vol. 2, Consolidação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.


LINKS