DADOS BIOGRÁFICOS

José Ailton Ferreira, pseudônimo Bahia, nasceu em 9 de janeiro de 1954, em Almadina-BA, que na época ainda era conhecida como Pouso Alegre, um pequeno distrito de Ilhéus. Ainda na infância, mudou-se para Coraci, onde frequentou a escola das professoras Rita e Perpétua. Mais tarde, residiu em Itapetinga, depois em Itabuna e Ilhéus, onde conclui o ginasial e o secundário no Colégio Estadual de Itabuna e o curso de Economia na Universidade Estadual de Santa Cruz. Desde então se mostrou interessado pelas discussões socioculturais, tendo publicado seu primeiro texto na coluna de “Sua vez”, editada por Raimundo Galvão no “Diário de Itabuna”.

Na década de 1980, transferiu-se para Porto Velho e, já integrado aos assuntos da região, passou a tecer incansáveis críticas ao descaso do poder para com a sociedade e a defender os interesses rondonienses e porto-velhenses, tornando-se um grande colaborador do folclore, da cultura e da educação. Jornalista, poeta, cronista e contista, participou ativamente dos movimentos culturais locais, dentre eles o Sarau Arte & Literatura. Foi um dos fundadores da Academia Rondoniense de Poesia – ARCAP – e, também, membro da União Brasileira de Escritores (UBE-RO), além de ter participado de inúmeras antologias.

Bahia faleceu em de setembro de 2005, deixando nove livros publicados e um inédito, intitulado Se meu mundo acabou, conserte-o.

 


PUBLICAÇÕES

Obra individual

Paradoxo do P.Q.P. São Paulo: Scortecci, 1986.

Vertentes e transversais. São Paulo: Scortecci, 1991.

Pontos sinuosos. São Paulo: Scortecci, 1995.

Versistência etc & tal. São Paulo: Scortecci, 1995.

Abóbada do meu pensamento, [s. d.]. (poesia).

Brumas e outros caminhos (quase) luminosos, [s. d.] (poesia).

Trajetória cotidiana, [s. d.] (crônicas e contos).

Versômetro, [s. d.]. (poesia).

Sussurros e temporais, [s. d.] (poesia).

Antologias

Poetas brasileiros de hoje. Rio de Janeiro: Shogun Arte, 1985.

Antologia poética de cidades brasileiras. Rio de Janeiro: Shogun Arte, 1985.

A nova poesia brasileira. Rio de Janeiro: Shogun Arte,1985.

Escritores brasileiros. Rio de Janeiro: Crisalis, 1986.

Escritores brasileiros. Rio de Janeiro: Crisalis, 1987.

O muro... o mundo. Salvador: Editora Maria Quitéria,1986. (poesia).

Perfume da raça. São Paulo/Salvador: CEPA,1987. (poesia).

 


TEXTOS

 


CRÍTICA


FONTES DE CONSULTA

Enciclopédia de Literatura Brasileira. Direção de COUTINHO, Afrânio; SOUSA, J. G. 2. ed. rev., ampl. e il. sob a coordenação de Graça Coutinho e Rita Moutinho. São Paulo: Global Editora; Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional/DNL: Academia Brasileira de Letras, 2001. Vol. I, p. 685.


LINKS