DADOS BIOGRÁFICOS

Nascida e criada em Belo Horizonte, Patrícia Maria de Souza Santana, além de escritora é professora da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, tendo atuado também como Diretora da Escola Municipal Florestan Fernandes. Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, integra o Núcleo de Relações Étnico-Raciais e de Gênero da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte.

Patrícia Santana é Mestre em Educação pela UFMG, com a dissertação Professores(as) negros(as) e relações raciais: percursos de formação e transformação, defendida em 2003, em que faz um estudo das diferentes visões e posicionamentos de profissionais do ensino frente à questão das relações raciais.

Em sua pesquisa, a autora reflete sobre as experiências pessoais e profissionais de educadoras e educadores negros vividas com a discriminação racial ao longo de suas trajetórias profissionais e como essas experiências incidiram na forma de pensar e se posicionar frente às relações raciais em suas vidas e na atuação profissional. Patrícia Santana analisa o tema da discriminação frente ao desafio de estudar a formulação e implantação de políticas públicas efetivas de promoção da igualdade racial na sociedade e, em especial, no sistema educacional.

Nessa linha, concluiu em 2015 Doutorado em Educação na UFMG com a tese Modos de ser criança no quilombo Mato do Tição, Jaboticatubas-MG, orientada por Nilma Lino Gomes.

Como discente do programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da UFMG, atuou no Curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas da UFMG. Realiza ainda consultorias para a Ação Educativa e atua junto ao Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT.

Patrícia Santana publicou as obras infantis e infantojuvenis Entremeio sem babado (2007), Minha mãe é negra sim (2008) e Cheirinho de neném (2011), em que questões étnicas e raciais são encenadas numa linguagem voltada para pequenos e jovens leitores.

Obra Individual

Entremeio sem babado. Ilustrado por Marcial Ávila. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007. (infantil).

Minha mãe é negra sim. Ilustrado por Hyvanildo Leite. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2008. (infantil).

Cheirinho de neném. Ilustrado por Thiago Amormino. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2011. (infantil).

Não ficção

Os professores negros como atores sociais em escolas da rede municipal de ensino de Belo Horizonte. In: Educação em Revista, Belo Horizonte, n. especial, p. 187-207, set. 2000.

Professoras negras, histórias e travessias. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2004.

Professores(as) negros(as) e relações raciais: percursos de formação e transformação. 168 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, UFMG: Belo Horizonte, 2003.

Educação Infantil. In: Revista Construir Notícias, ed. 41, 2008. Disponível em: <https://www.construirnoticias.com.br/educacao-infantil/>

"Um abraço negro": afeto, cuidado e acolhimento na Educação Infantil. In: BRANDÃO, Ana Paula; TRINDADE, Azoilda Loretto da. Modos de brincar: caderno de atividades, saberes e fazeres. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2010. p. 17-22. Disponível em:

<http://www.bdae.org.br/dspace/bitstream/123456789/2307/1/negroeducalivro.pdf>.

Rompendo as barreiras do silêncio: projetos pedagógicos discutem relações raciais em escolas municipais de Belo Horizonte. In: SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e; PINTO, Regina Pahim (Org.). Negro e educação: presença do negro no sistema educacional brasileiro. São Paulo: ANPED/Ação Educativa, 2001. p. 37-52. Disponível em:

<http://www.acordacultura.org.br/sites/default/files/kit/MODOSBRINCAR-WEB-CORRIGIDA.pdf>.

A experiência de Belo Horizonte na promoção da igualdade racial na educação. In Paidéia - Revista do curso de pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde, Belo Horizonte, ano 8, n.11, p. 127-149, jul./dez. 2011.

Educação e Relações Raciais e Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. In: COPENE, VIII, Belém (PA), 2013.

Modos de ser criança e suas aprendizagens na comunidade quilombola de Mato do Tição - Minas Gerais. In: CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO, XII, Lisboa, 2014.

Reflexões sobre relações raciais e currículo emancipatório nas escolas – um olhar de dentro. In: COPENE, Uberlândia (MG), 2018.

TEXTOS

CRÍTICA

FONTES DE CONSULTA

OLIVEIRA, Luiz Henrique Silva de. A violência como procedimento na literatura afro-brasileira: Jussara Santos, Madu Costa e Patrícia Santana. In: DUARTE, Constância; PÉRES, Fátima; NASCIMENTO, Imaculada; ABREU, Laile (Org.). Poéticas do feminino. Belo Horizonte: Editora Idea, 2018.