DADOS BIOGRÁFICOS

Jornalista, nascida em São Paulo em 1958, Esmeralda Ribeiro faz parte da Geração Quilombhoje, com atuação nos movimentos de combate ao racismo e na construção da Literatura afro-brasileira a partir do resgate da memória e das tradições africanas presentes no arquipélago cultural vigente ao Sul do Equador, sobretudo no Brasil. A autora participa regularmente de Seminários e de Congressos nacionais e internacionais, sempre apresentando estudos sobre escritoras afrodescendentes, com o objetivo de incentivar uma maior atuação da mulher negra na literatura.

Nos anos 80, foi uma das poucas mulheres a integrar as discussões do I e do II Encontros de Poetas e Ficcionistas Negros Brasileiros: “quero falar de ‘nós’ porque o tempo sempre nos deixou atrás das cortinas, camuflando-nos geralmente em serviços domésticos. Agora, o tempo é outro. É desse tempo que vou falar” (Criação crioula nu elefante branco, 1982, p. 59).

já nesta reflexão demonstrava, portanto, preocupação com o “papel da escola como instrumento de transmissão e de reforço às ideias e práticas racistas”, e defendia a inclusão nas instituições de ensino fundamental e médio de estudos sobre a cultura e a história afro-brasileiras, como forma de combater o branqueamento e estereótipos racistas. A autora cita como exemplo as experiências bem-sucedidas realizadas pelo Centro de Cultura Negra, do Maranhão, e pelo Núcleo Cultural Afro-brasileiro, da Bahia.

Por ocasião do centenário da Abolição, Esmeralda Ribeiro publica o volume de contos Malungos e Milongas, em que a condição afrodescendente aflora em toda sua dimensão, com destaque para o tom crítico com que denuncia a discriminação dos irmãos de cor no contexto da sociedade “cordial” instalada nos trópicos.

Desde a década de 1990 atua, junto com Márcio Barbosa, no projeto cultural do Grupo Quilombhoje um dos mais longevos coletivos de escritores do país e na coordenação editorial da série Cadernos negros que, em 2028, estará completando nada menos do que cinquenta anos de existência. E, já em 1982, faz sua estreia no número 5 dos Cadernos, com os poemas "A noite" e "Ser artista", entre outros. Desde então, sempre optou pela publicação coletiva, em vez de partir para livros solo. Nessa linha, está sempre presente nas publicações do Quilombhoje, como em diversas antologias de prosa e de poesia negras, tanto no Brasil quanto no exterior, conforme relação abaixo. 

Em paralelo, todavia, trouxe a público em 2007 o volume infantojuvenil Orukomi (meu nome), verdadeiro manual voltado para a o letramento racial de crianças negras, em que destaca poeticamente a potência da pluralidade cultural africana presente também do lado de cá do Atlântico Negro, numa linguagem acessível e enriquecida por belas ilustrações.

E, em 2023, a autora brinda seus leitores com a publicação de Poemas ynacabados, com um conjunto de textos em que o poético se enovela com a  memória do passado e do presente da condição feminina e negra, num contexto de sobrevivência tardia do mandonismo que depreda a natureza e das discriminações de raça, gênero e classe social.


 

PUBLICAÇÕES

Obra individual

Malungos e milongas. São Paulo: Edição da autora, 1988. (Contos)

Orukomi - meu nome. Ilustrações de Edmilson Quirino dos Reis. São Paulo: Quilombhoje, 2007. (Infantojuvenil)

Poemas ynacabados. São Paulo: Femina, 2023.

Não Ficção

“Literatura infanto-juvenil”. In: Reflexões sobre a literatura afro-brasileira. São Paulo: Quilombhoje, 1982; Conselho de Desenvolvimento e participação da Comunidade negra, 1985 (artigo). p.25-29.

“A Escritora negra e o seu ato de escrever participando”. In Silva, Luiz (Cuti), Alves, Miriam; e Xavier, Arnaldo (orgs.) Criação crioula, nu elefante branco. São Paulo: Secretaria de Estado e Cultura, 1987 (Trabalho apresentado no I Encontro Nacional de de Poetas e Ficcionistas Negros Brasileiros). p.59-65.

“A obra de Carolina Maria de Jesus”. In: DUARTE, Constância, DUARTE, Eduardo e BEZERRA, Kátia (orgs.) Gênero e representação na literatura Brasileira, Col. Mulher & Literatura, Vol. 2. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

Gostando mais de nós mesmos. São Paulo: Ed. Gente, 1999. (Depoimentos)

A narrativa feminina publicada nos Cadernos Negros sai do quarto de despejo”. In: DUARTE, Constância Lima et al. (orgs.) Gênero e representação na literatura brasileira. Vol. II. Belo Horizonte: UFMG, 2002, p. 229-233.

The afro-brasilian mind – a mente afro-brasileira: contemporary afro-brasilian literary and cultural criticism. (Co-organização, com Niyi Afolabi e Márcio Barbosa). Trenton-NJ / Asmara-Eritrea: África World Press, 2007.

Cadernos Negros - Black Notebooks: contemporary afro-brsilian literary movement. (Co-organização, com Niyi Afolabi e Márcio Barbosa). Trenton-NJ / Asmara-Eritrea: África World Press, 2007.

Cadernos Negros: três décadas. (Co-organização, com Márcio Barbosa). São Paulo: Quilo0mbhoje / SEPPIR, 2008.

Coautoria / Antologias

Cadernos negros 5. Org. Cuti. São Paulo: Ed. dos Autores, 1982.

Cadernos negros 7. Org. Quilombhoje. São Paulo: Edição dos Autores, 1984.

Cadernos negros 8. Org. Quilombhoje. São Paulo: Edição dos Autores, 1985.

Cadernos negros 9. Org. Quilombhoje. São Paulo: Edição dos Autores, 1986.

Cadernos negros 10. Org. Quilombhoje. São Paulo: Edição dos Autores, 1987.

Pau de Sebo – coletânea de poesia negra. Org. Júlia Duboc. Brodowski: Projeto memória da cidade, 1988.

Cadernos negros 11. Org. Quilombhoje. São Paulo: Edição dos Autores, 1988.

Cadernos negros 12. Org. Quilombhoje. São Paulo: Edição dos Autores, 1989.

Cadernos negros 13. Org. Quilombhoje. São Paulo: Edição dos Autores, 1990.

Cadernos negros 14. Org. Quilombhoje. São Paulo: Edição dos Autores, 1991.

Cadernos negros 15. Org. Quilombhoje. São Paulo: Edição dos Autores, 1992.

Cadernos negros 16. Org. Quilombhoje. São Paulo: Edição dos Autores, 1993.

Cadernos negros 17. Org. Quilombhoje. São Paulo: Quilombhoje: Editora Anita, 1994.

Moving beyond boundaries. International Dimension of Black Women’s Writing. Edited by Carole Boyce Davies and Molara Ogundipe-Leslie. London: Pluto Press, 1995.

Cadernos negros 18. Org. Quilombhoje. São Paulo: Quilombhoje: Editora Anita, 1995.

Finally Us. Contemporary Black Brazilian Women Writers. Edited by Mirian Alves and Carolyn R. Durham, edição bilingüe português/inglês. Colorado: Three Continet Press, 1995.

Callaloo, vol. 18, number 4. Baltimore: The Johns Hopkins University press, 1995.

Ancestral House. Edited by Charles H. Rowell. Colorado: Westview press, 1995.

Cadernos negros 19. Org. Quilombhoje. São Paulo: Quilombhoje: Editora Anita,1996.

Cadernos negros 20. Org. Quilombhoje. São Paulo: Quilombhoje: Editora Anita, 1997.

Cadernos negros: os melhores contos. Org. Quilombhoje. São Paulo: Quilombhoje, 1998.

Cadernos negros 21. Org. Quilombhoje. São Paulo: Quilombhoje, 1998.

Cadernos negros 22. Org. Quilombhoje. São Paulo: Quilombhoje, 1999.

Terras de palavras. Org. Fernanda Felisberto. Rio de Janeiro: Pallas: Afirma, 2004.

Cadernos Negros 23. Org. Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2000.

Quilombo de palavras: a literatura dos afrodescendentes. Org. Jônatas Conceição e Lindinalva Amaro Barbosa. 2 ed. Ampl. Salvador: CEAO/UFBA, 2000.

Cadernos Negros 24. Org. Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2001.

Fourteen Female Voices from Brazil: interviews and works. Org. Elzbieta Szoka. Austin: Texas: Host Publications, Inc., 2002, p. 238-244.

Cadernos Negros 25. Org. Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2002.

Cadernos Negros 26. Org. Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2003.

O corpo inscrito. In Brasil / Brazil:Revista de Literatura Brasileira / A Journal of Brazilian Literature. Org. Maria José Somerlate Barbosa, 2004.

Cadernos Negros 27. Org. Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2004.

Terras de palavras. Org. Fernanda Felisberto. Rio de Janeiro: Pallas: Afirma, 2004.

Cadernos Negros 28. Org. Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2005.

Women righting – mulheres escre-vendo: afro-brazilian women’s short fiction. Edited by Miriam Alves e Maria Helena Lima. Bilingual edition. London: Mango Publishing, 2005.

Cadernos Negros 29. Org. Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2006.

Cadernos Negros 30. Org. Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2007.

Cadernos Negros 31. Org. Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2008.

Cadernos Negros 32.  Org. Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2009.

Cadernos Negros 33. Org. Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2010.

Antologia de poesia afro-brasileira: 150 anos de consciência negra no Brasil. Org. Zilá Bernd. Belo Horizonte: Mazza edições, 2011.

Cadernos Negros 34. Org. Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2011.

Cadernos Negros 35. Org. Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2012.

Cadernos Negros 36. Org. Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2013.

Cadernos Negros 37. Org. Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2014

Cadernos Negros 38. Org. Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2015.

Cadernos Negros 39. Org. Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2016. 

Cadernos Negros 40. Org. Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2017. 

Cadernos Negros 41. Org. Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2018.

Cadernos Negros 42. Org. Márcio Barbosa, Esmeralda Ribeiro. São Paulo: Quilombhoje, 2019.

Cadernos Negros 43. Org. Márcio Barbosa, Esmeralda Ribeiro. São Paulo: Quilombhoje, 2020.

Cadernos Negros 44. Org. Márcio Barbosa, Esmeralda Ribeiro. São Paulo: Quilombhoje, 2021.

Cadernos Negros 45. Org. Márcio Barbosa, Esmeralda Ribeiro. São Paulo: Quilombhoje, 2022.

 

 


TEXTOS

 


CRÍTICA

 


FONTES DE CONSULTA

BARBOSA, Maria José Somerlate. Esmeralda Ribeiro. In DUARTE, Eduardo de Assis (Org.) Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Vol. 3, Contemporaneidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

BARBOSA, Maria José Somerlate. Esmeralda Ribeiro. In: MILLER, Jane Eldridge, Who is Who is Contemporary Women’s Writing. London/ New York: Routledge, 2001.

DURHAM, Carolyn Richardson. Reconfiguring the African-Brazilian woman in the stories of Esmeralda Ribeiro. MAWA-Review (MAWAR), vol. 13, no 1, 1998, p. 31-39.

_____. Art for Life’s Sake: Literature by Esmeralda Ribeiro, Sônia Fátima da Conceição and Miriam Alves. Palara (Publication of the Afro-Latin /American Research Association) no 1, 1997, p. 36-42.

DURHAM, Carolyn Richardson e Miriam Alves. Esmeralda Ribeiro. (Bio-Bibliografia). In: ALVES, Miriam e DURHAM, Carolyn-Richardson (Orgs.). Enfim nós: escritoras negras contemporâneas / Finally us: contemporary black Brazilian women writers. Colorado Springs, Three Continent Press, 1995, p. 81.

MARTINS, Leda. Arabescos do corpo feminino. In: DUARTE, Constância Lima et al. (orgs.). Gênero e representação na literatura brasileira. Vol. II. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

 


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