DADOS BIOGRÁFICOS

Elisa Pereira nasceu em 1975 na cidade de Belo Horizonte e atualmente vive em Paraty, no Rio de Janeiro. É gestora ambiental, poeta e educadora. A autora do livro Memórias da pele tem verdadeira paixão pelas letras desde sempre. Quando pequena amava os sons e formas daquilo que ainda não conseguia ler. Após descobrir que seu objeto de fascínio possuía o nome de palavra, começou a fazer buscas incessantes por significados. Elisa ama em especial o verbete "possibilidades", citado em um dos poemas de seu livro. A razão do amor pela palavra está ligada ao fato de sua mãe, fascinada por leitura e cultura, ter feito todos os trabalhos braçais possíveis para que seus 5 filhos pudessem ir à escola, apesar das privações básicas que a família sofria. A menina negra e de infância pobre viu a mãe ensinar o pai a ler.

Quando imaginava o porvir, a pequena Elisa não pensava em ser, apenas em ler, até que desaguou na escrita. Apaixonada pelas letras, tornou-se escritora e hoje através de versos como “Há de haver outros caminhos/Haverá outras possibilidades”, a poeta segue transformando sua própria vida e a de quem seus poemas possam alcançar.

Lançado em 2018, Memórias da pele foi escrito entre 2007 e 2011 e traz, de dentro para fora, as inspirações palavreadas da mulher que sentia muito e falava pouco. Represa que era, Elisa Pereira estourou em seu primeiro livro trazendo entre belezas e transcendências da vida e da alma, mudanças paradigmáticas pelas quais passou em seu processo de auto aceitação em vários aspectos, como conhecer-se enquanto mulher negra brasileira e escritora que transcende sua pele e tem falas universais. As poesias eram postadas em um blog privado que a autora resgatou em meados de 2016, quando concorreu ao Prêmio Nacional de Literatura Carlos Drummond de Andrade, Categoria Poesia, promovido pelo SESC-Distrito Federal com o poema que intitula o livro. “Memórias da pele” ficou em segundo lugar no concurso e esse foi o ponto de partida para a publicação desse e de outros poemas em sua obra de escrita única e visceral. Foi também finalista do V Certame Literário - Poemas para la mujer - Conocimiento e Innovación Intercultural A. C. Armando Hart Dávalos, no México. Participa também de inúmeras coletâneas e revistas literárias nacionais e internacionais.

Em 2020, a autora publica o volume de contos Sem fantasia reunindo vinte e duas narrativas. Em muitas delas, a autora desconstrói os limites entre prosa e poesia, crônica e conto, short story e micro conto, como em "Foi um massacre":

Parecia o fim do mundo. A onda de lama avançava a mais de 100 km/h e arrastava tudo: almoço, trabalhos, mesas, cadeiras, cachorros, velhos, crianças, jovens, recém-casados.

Na velocidade da luz, a lama dos homens arrebatou todos os sonhos do córrego do feijão. E, insaciável, sepultou corpos e gritos. (Sem fantasia, p. 71)

A autora tem ideias para o futuro que envolvem escritas diversas, como contos e literatura de empoderamento infantil negro. Os versos “Pelo direito de ser, estar e não permanecer” dizem tudo sobre a brilhante carreira de Elisa Pereira.

Em Paraty-RJ, movimenta a cena literária da cidade com o projeto "Fuzuê literário", que reúne poetas, escritores e estudiosos, em saraus quinzenais.

 


 

PUBLICAÇÕES

Obra individual

Memórias da pele. Lisboa: Chiado Books, 2018. (poesia)

Sem fantasia. Belo Horizonte: Editora Venas Abiertas, 2020. (contos)

Antologias

Prêmio Sesc de Poesias Carlos Drummond de Andrade. Coletânea de Contos. Edição 2016. Brasília: SESC-DF, 2017

Poesia Brasileira I. DF: SESC, 2017

Um girassol nos teus cabelos: poemas para Marielle Franco. Belo Horizonte: Quintal Edições, 2018.

Entradas para cotidianos. Organização de Karine Oliveira. Belo Horizonte: Editora Vienas Abiertas, 2019.

TEXTOS

Elisa Pereira - Textos selecionados

CRÍTICA

Existência e transcendência negras nos poemas de Elisa Pereira

FONTES DE CONSULTA

Editora Chiado Books