Entre você também nessa rede!!!


Nome:
Email:
 

PROJETOS













  HOME  |  QUEM SOMOS  |  EQUIPE  |  ACERVO  |  PESQUISAS  |  LINKS  |  CLIPPING  |  CONTATO



    Voltar


II Mostra de Cinema Argentino Contemporâneo

Realizada no Centro Cultural da UFMG , em abril de 2005

Atividades realizadas

Nos dias 25 (segunda), 27 (quarta) e 29 (sexta) de abril de 2005 aconteceu, no Centro Cultural UFMG, a II MOSTRA DE CINEMA ARGENTINO CONTEMPORÂNEO, com a exibição de filmes e a apresentação de debates que buscam contribuir para o desenvolvimento do diálogo entre Brasil e Argentina.

Organizada pelo PROJETO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO A TELA E O TEXTO, da Faculdade de Letras da UFMG, a iniciativa teve como objetivo criar um mecanismo que propicie o intercâmbio e o diálogo entre esses dois países, uma vez que, na América do Sul, as trocas culturais entre Brasil e Argentina são fundamentais para que sejam bem sucedidos os planos de desenvolvimento econômico, político e social de toda a região.

Considerando-se que as produções cinematográficas são capazes de atingir um vasto público e de favorecer significativos intercâmbios culturais, e que a circulação de filmes argentinos no Brasil ainda é restrita, torna-se importante criar espaços em que tais produções cruzem a fronteira, contribuindo para uma maior aproximação entre brasileiros e argentinos.

A MOSTRA DE CINEMA ARGENTINO CONTEMPORÂNEO, em sua segunda edição, buscou ser um desses espaços, proporcionando, além da exibição, o diálogo e a reflexão sobre as mais recentes propostas artísticas argentinas no campo cinematográfico.

Serão exibidos os filmes:

Ø       A LIBERDADE (La Libertad), de Lisandro Alonso, que registra a vida de Misael, um jovem trabalhador durante um dia qualquer. A LIBERDADE parece um filme documental, entretanto é evidente a manipulação do registro e a condensação dramática necessária para manter uma narrativa mínima. Segundo o diretor “el actor está siempre delimitado por los bordes del cuadro, por sus marcas y las instrucciones de la puesta en escena. Si la película fuera un documental la cámara estaría a disposición de Misael; siendo una ficción, es Misael el que está a disposición de la cámara”.

Ø       ...SINON J´ETOUFFE (idem), produção franco-argentina dirigida por Nicolás Azalbert. Filme de invenção cinematográfica que, segundo o diretor, foi feito “para una sola persona: en realidad se trata una carta de amor que le dirijo a alguien. Cada plano, cada secuencia o cada situación sólo pueden ser interpretados por esa persona. (...) De todos modos, espero que puedan percibir algunas cosas; pero les aseguro que no van a poder comprender todo.”

Ø       O PÂNTANO (La Ciénaga), primeiro longa-metragem de Lucrécia Martel, expõe a vida de uma família de classe média cujos integrantes mais velhos se enfrentam bêbados, à beira de uma piscina, enquanto os filhos seguem abandonados. Apesar de não reduzir seu filme a uma metáfora da Argentina atual, Lucrécia Martel a reconhece: "O tema da culpabilidade na Argentina está também ligado à ditadura e ao modo como ainda estamos vinculados a ela. ‘O Pântano’ é o resultado dessa experiência".

A EXIBIÇÃO DE O PÂNTANO CONTA COM O APOIO DA VideoFilmes. O DVD ESTARÁ DISPONÍVEL PARA VENDA AO CONSUMIDOR A PARTIR DO DIA 16 DE MAIO DE 2005.

            Também foram exibidos os curtas SOBRE A TERRA (Sobre la Tierra), de Maria Florência Alvarez, premiado pelo Júri Oficial do 6o Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte como Melhor Filme Internacional e FAMÍLIA FORTONE (idem), de Guido Lublinsky, filmes que trabalham de forma lúdica e cômica a relação do homem e suas propriedades.


PROGRAMAÇÃO

Dia 25/04/2005 (segunda)

19h - Abertura da Mostra

19:15h - Exibição do longa O PÂNTANO (La Ciénaga) - 2001 – 100 min – Ficção – Cor

Direção: Lucrécia Martel

Sinopse: Duas famílias se encontram numa província caótica e irrespirável, onde nada acontece, mas tudo parece estar à beira de ruir.

21:00h - Mesa-Redonda I – Tema: A nação em seus limites

Coordenação: Maria Antonieta Pereira

Debatedores:  Lucia Santiago e Clarisse Barbosa

 

Dia 27/04 (quarta)

19h - Exibição do curta Sobre a Terra (Sobre la Tierra) - 2003 – 9min – Ficção – Cor

Direção: Maria Florencia Alvarez

Sinopse: Duas crianças vêm pela estrada. Cada uma traz uma bolsa. Elas se encontram e, para sua surpresa, o que antes eram duas bolsas agora é uma bolsa só.

19:15h - Exibição do longa ...SINON J´ETOUFFE (idem) - 2003 - 65min – Ficção – cor

Direção: Nicolás Azalbert

Sinopse: "Por que (a objetiva) não captaria de imediato a vida cerebral, as reações químicas do cérebro, o banho de prata da associação de imagens, a super- ou sub-exposição de uma idéia condutora e as maravilhas do afluxo do  subconsciente, este revelador?" (Blaise Cendrars)

20:30h - Mesa-Redonda II – Tema: Buenos Aires/Paris e o tempo do amor

Coordenação: Georg Otte

Debatedores: Kênia Herédia, Mário Santiago e Valeria Gericke 

 

Dia 29/04 (sexta)

19h - Exibição do curta Família Fortone (Família Fortone) - 1999 – 12 min – Ficção – cor

Direção: Guido Lublinsky

 Sinopse: Uma visita ao cemitério revela um intruso no mausoléu da família Fortone.

19:15h - Exibição do longa A LIBERDADE (La Libertad)- 2001 - 73 min – Ficção – cor

Direção: Lizandro Alonso

 Sinopse: Misael vive na imensidão dos pampas trabalhando com seu machado. Vemos sua vida minuto a minuto, tentando descobrir através de pequenas ações e  gestos sua maneira de estar no mundo.

20:30h - Mesa-Redonda III – Tema: Argentina contemporânea: auto-imagens

Coordenação: Márcia Valadares

Debatedores: Graciela Ravetti e Jairo Rodrigues

 

APOIO

Associação Curta Minas – ABD MG, Centro Cultural UFMG, Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG – CENEX, Faculdade de Letras da UFMG – FALE, Filmegraph Cinema e Vídeo, Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales – INCAA (Argentina) e VideoFilmes Distribuidora

INFORMAÇÕES

Márcia Valadares
marciavaladaresl@uol.com.br

Maria Antonieta Pereira
litera.bhz@terra.com.br

PROGRAMA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO A TELA E O TEXTO - O propósito principal do programa é ampliar e aprofundar os níveis de leitura de professores e alunos das redes pública e privada de educação, associando os recursos da mídia contemporânea ao suporte do texto impresso.

Márcia Valadares é Diretora do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC); Coordenadora de Mostras do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão A tela e o texto; Produtora de cinema (vários prêmios nacionais e internacionais); Coordenadora do Festival Internacional de Curtas de BH; Mestre em Teoria da Literatura (Faculdade de Letras/UFMG).

Maria Antonieta Pereira é Coordenadora Geral do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão A tela e o texto; Doutora em Literatura Comparada; Prof. de Literatura Comparada e Teoria da Literatura (Faculdade de Letras/UFMG).

Reflexões de Luiz D. Maia sobre a II Mostra de Cinema Argentino Contemporâneo : O Pântano, de Lucrecia Martel, na visão de um espectador

Ilustrações de alunos de Escola de Belas Artes da UFMG

Daniel Canelhas kátia Batista
Mario Vinicius Junior Silva Julianne Resende de Oliveira Duílio Pereira Jota Rubens Estevão