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Acervo de pós-graduação do Programa A tela e o texto

Neste espaço, estão listados alguns trabalhos de Pós-Graduação que se encontram disponíveis para consulta no arquivo do Programa A tela e o texto.

Dissertação: Âncoras ao vento: ensaios da desconstrução em Ana Cristina Cesar

Autor: Francirene Gripp de Oliveira

Local e ano: Belo Horizonte, 2001

Resumo: O principal objetivo deste trabalho é demonstrar as relações da crítica de Ana Cristina Cesar com o período de transição em que as teorias estruturalistas vão sendo deslocadas por outras propostas teóricas sobre literatura, momento em que se delineia um novo sujeito crítico na área dos estudos literários e culturais. A intenção é examinar o sentido da crítica da autora: como participa do projeto estruturalista e como, ao mesmo tempo e acentuadamente, discorda dele, propondo novas soluções e posições frente aos objetos de estudo, apoiada em teorias e procedimentos analíticos pós-estruturalistas, e demonstrando uma postura típica dos estudos culturais.


Tese: Poética do desdobramento: Do amor na tv e do Romance Segundo os Fãs

Autor: Isabella Santos Mundim

Local e ano: Belo Horizonte, 2007

Resumo: Este trabalho visa analisar a prática textual fannish, com ênfase no processo em que os fãs se engajam quando assistem à televisão e lêem/escrevem/ desdobram o romance. Nessa perspectiva, aquelas narrativas que desenvolvem uma história de amor que difere da tradicional nos interessam particularmente. A construção de uma parceria entre os personagens favoritos, a encenação de uma dinâmica que confere, aos dois parceiros, autonomia e agência, o retratar um casal no qual ninguém precisa se ater a um papel pré-fixado são nossas preocupações principais e constituem o foco da análise proposta. Para tanto, valemo-nos de doze fan fictions distintas, escritas por espectadoras/fãs diversas e baseadas em três programas seriados norte-americanos (Battleestar Galáctica, House e Supernatural). Cada qual a seu modo, essas ficções pensam o corpo e o sexo, o gênero e a sexualidade num contexto de alteridade, contribuindo para a disseminação de outros sentidos da paixão e uma correspondente reconfiguração do romance.


Tese: Em cartaz Chico Buarque: a adaptação do romance Benjamin para o cinema

Autor: Mariana Mendes Arruda

Local e ano: Belo Horizonte, 2007

Resumo: A versão da cineasta Monique Gardenberg do romance Benjamin, de Chico Buarque, leva às telas a narrativa do ex-modelo fotográfico fundida em dois tempos e entre duas personagens: Castana Beatriz, nos anos 1960, e Ariela Masé, nos últimos anos da década de 1980. À luz de contemporâneas teorias – de adaptação fílmica, de Brian McFarlane, e das transtextualidades, de Gèrard Genette- a relação entre o livro e o filme é analisada levando-se em conta seus elementos narrativos e o diálogo dessas duas obras com outros textos: músicas, filmes, livros, sites, críticas.


Tese: A música habita a linguagem: teoria da música e noção de musicalidade na poesia

Autor: Flavio Barbeitas

Local e ano: Belo Horizonte, 2007

Resumo: A tese propõe uma discussão da relação entre música e linguagem, colocando em perspectiva crítica a tendência contemporânea de classificação apriorística da música, no quadro epistemológico, como um sistema semiótico. De um lado, acentuando o fato de a linguagem verbal e a música compartilharem a sonoridade, o trabalho busca evidenciar elementos que podem ser qualificados como musicais e que atuam na linguagem ainda antes de se integrarem na engrenagem de significação e codificação, como é o caso da voz. De outro, explorando a noção de musicalidade que permeia a teoria da poesia, a tese indica que o valor musical de um poema costuma justamente estar ligado à capacidade de a linguagem poética escapar à lógica férrea da representação e da significação unívoca, em proveito da exploração da ambigüidade e do potencial de movimento da palavra, com suas múltiplas direções de sentidos. Por essa dupla via, questiona-se exatamente o primado da representação e da significação (logocentrismo)-pelo qual a música foi progressivamente relegada a um plano secundário na classificação ocidental do conhecimento – e discutem-se as bases em que historicamente se estabeleceu a chamada teoria da música.


Dissertação: As imagens da inteligência artificial nas narrativas literária e cinematográfica

Autor: Angelina Maria Ferreira de Castro

Local e ano: Belo Horizonte, 2007

Resumo: Esse trabalho propõe-se a comparar as imagens da inteligência artificial, nas obras A chave do tamanho, de Monteiro Lobato, e no filme AI: Inteligência artificial, de Steven Spielberg. Seu principal objetivo é examinar as estratégias de produção e recepção das imagens, comparando-as em ambos os sistemas semióticos e verificando como a tecnologia intervém nas experiências estéticas do texto , afetando as formas de percepção e de representação literária e cinematográfica. Além das teorias de rede que, ao abrirem um espaço para a recriação do ambiente intersemiótico do hipertexto, oferecem a possibilidade de se fazer uma leitura das obras numa perspectiva pluridimensional e sinestésica, pretende-se tomar também, como referência metodológica as teorias da Estética da recepção, que permitem tecer uma relação estético-didática entre o autor, a obra e o leitor. A partir desses prismas, serão analisados os contextos de produção e recepção das imagens das obras e seus respectivos procedimentos narrativos.


Dissertação: Transtextualidade e dialogismo em Admirável Mundo Novo e Matrix

Autor: Mylene Fonseca Garcia

Local e ano: Belo Horizonte, 2007

Resumo: A adaptação fílmica tem encontrado na literatura sua parceria mais bem sucedida. Seu estudo, no entanto, durante décadas, se restringiu à análise essencialista acerca das especificidades de cada meio.Atualmente, a obra de Robert Stam, discutindo a teoria de transtextualidade delineada por Gerard Genette, oferece uma proposta diferente, ao abordar as potencialidades dialógicas e discursivas presentes na adaptação fílmica. Nesse sentido, as principais transformações transtextuais do corpus formando pela alegoria da Caverna de Platão, Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley e Matrix, dos irmãos Wachowski, são discutidas. Para isso, o tema do confinamento humano, massivamente presente entre as obras, conduz o estudo.


Dissertação: Crítica, poética e relações de gênero: uma releitura de Memórias de um sargento de milícias

Autor: Edwirges Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida

Local e ano: Belo Horizonte, 2007

Resumo: O presente exame das Memórias de um sargento de milícias, de Manuel António de Almeida, propõe, a partir de leituras críticas e de teorias literárias contemporâneas, reinterpretar o processo de construção ficcional do espaço, do tempo, das personagens e de suas ideologias. Com a narrativa almeidiana intui, com “sentimento de realidade”, a sociedade carioca dos primeiros anos do século XIX, este texto privilegia, ainda, o estudo das relações de gênero engendradas nesse contexto patriarcal. Revelando ou negando os estereótipos de masculino e feminino nas sociedades tradicionais, Manuel Antônio de Almeida dá voz a personagens populares, de classes desprivilegiadas das páginas literárias e históricas. Reconstruindo essa dinâmica social, as personagens ‘experimentam’ diferentes comportamentos sociais, culminando em um dos pontos fundamentais para realçar a verossimilhança da obra, o que a contempla, muitas vezes, como “realista”.


Tese: Espaços contemporâneos de Consagração e disseminação da Literatura Brasileira

Autor: Leni Nobre de Oliveira

Local e ano: Belo Horizonte, 2006

Resumo: Esta tese é um estudo sobre três espaços contemporâneos de disseminação e consagração da Literatura Brasileira : a música popular brasileira, os meios de massa e espaços escolares. A partir da coleta e análise de dados sobre a divulgação de autores e obras nesses espaços, observamos o tipo de literatura consumida em cada um deles e os modos como ela é disponibilizada para a população. Comprovamos que todos esses espaços são importantes na divulgação democrática do literário, pois utilizam para isso suportes diversos, dentre os quais citamos o livro, a tela e a música. Desvinculada do livro como seu suporte ideal, observamos que o conhecimento sobre a Literatura Brasileira tem sido veiculado com bastante evidência em outros meios contemporâneos e tem atingido a população mais democraticamente. Isso nos levou a concluir que, embora se deva preservar o livro como suporte canônico e ideal para a Literatura, deve-se também aproveitar os demais suportes aqui evidenciados para sua divulgação, com vistas a suprir as demandas de conhecimento a respeito desse importante produto simbólico daqueles brasileiros analfabetos, semi-analfabetos ou não afeitos à leitura. Nossa defesa dessa prática tem como principal argumento a preservação de nossa rica cultura e de nossa tradição como herança a ser legada a nossos descendentes.


Dissertação: Baseados em fatos reais: Estação Carandiru, de Drauzio Varella e Carandiru, de Hector Babenco-do real ao ficcional, um percurso de simulação e mercado.

Autor: Jairo Rodrigues

Local e ano: Belo Horizonte, 2006

Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar sob quais aspectos o subtítulo "baseado em fatos reais" relaciona-se à narrativa literária Estação Carandiru, de Drauzio Varella e à sua adaptação cinematográfica, Carandiru, do cineasta Hector Babenco, a partir da aproximação destas produções e teorias que versam sobre memória, ficção, narrador, simulacro e indústria cultural.


Dissertação: Revista Americana(1909-1919): uma revista das Américas

Autor: Priscila Cristina Teixeira do Nascimento

Local e ano: Assis, São Paulo, 2006

Resumo: Esta dissertação centra-se na leitura e análise da Revista Americana, que circulou no |Rio de Janeiro, no período de 1909 a 1919. Tendo como um dos principais idealizadores o Barão do rio Branco, a Revista Americana veiculou muitos textos de caráter político, diplomático, histórico, literário e cultural. Em seu período de circulação, houve muita discussão em torno do Pan-americanismo e da Doutrina Monroe, e a Revista Americana publicou muitos textos que tratavam destes questionamentos. O contexto de inserção do citado periódico é de vital importância para que se possa compreender o papel da Revista em seu tempo e o ponto de vista dos seus idealizadores. Para tanto foi necessária a discussão acerca da política expansionista norte-americana e a reação latino-americana a essa política. A partir da análise dos elementos elencados acima, foi possível a discussão a respeito do segmento literário e cultural da Revista Americana, periódico pioneiro em seu projeto de cooperação intelectual entre os países americanos.


Tese: Figurações da escrita da ficção de António Lobo Antunes

Autor: Cid Ottoni Bylaardt

Local e ano: Belo Horizonte, 2005.

Resumo: O objetivo desta tese é empreender uma leitura cuidadosa de sete romances do escritor português António Lobo Antunes, sob a luz das concepções de literatura de Maurice Blanchot. Numa perspectiva comparatista, relaciona-se esse universo ficcional às formulações do filósofo francês, o que produz um diálogo bastante fecundo, e às vezes surpreendente. Para Maurice Blanchot, a literatura só é possível no domínio da impossibilidade, na busca não-explicitada da escrita, sem plano nem objetivo, que independe da pessoa do escritor. Sustentamos que a fabulação romanesca antuniana sucumbe a esse domínio órfico irrecusável, propiciando o levantamento de questões com a dispensa do autor do texto, a literatura como impossibilidade, a tormenta da escrita literária, o silêncio na literatura, o désoeuvrement, a escrita do neutro, a concepção blanchotiana de imagem e símbolo, a origem noturna do texto literário. Todos esses elementos se revelam consistentes para se estabelecerem sólidas relações entre os trajetos da ficção de Antônio Lobo Antunes e o pensamento de Maurice Blanchot.


Dissertação: Que quer dizer cultura? Uma leitura de A hora da estrela

Autor: Marta Francisco de Oliveira

Local e ano: Três Lagoas, 2005.

Resumo: A relação nem sempre pacífica, porém revitalizadora, entre os estudos culturais e os estudos literários permitem esta leitura da novela A hora da estrela , de Clarice Lispector, por se tratar de uma obra que coloca a questão cultural no centro de sua narrativa, quando a escritora faz uso de uma pergunta intrigante que induz seus leitores a repeti-l em busca de uma resposta. Através da trajetória de uma nordestina vendo no rio de janeiro, a autora, utilizando-se da voz de um narrador homem, que é também um escritor debatendo-se com as questões da escrita, torna possível, compreender que o conceito cultura abrange aspectos que deslocam o próprio sujeito, tomando individualmente ou em coletividade. Traz à tona questões referentes à identidade agora fragmentada do sujeito, á margem que toma o centro e ao consumo-entendido não apenas como material, mas simbólico e cultural, estendido a praticamente todo o globo pelos processos de produção e distribuição, mediados pelo marketing e pela publicidade, propulsores do consumo por seu papel de estimuladores dos desejos que induzem a consumir. Podemos ver que essa lógica se aplica à nordestina Macabéa na novela, visto que é ávida ouvinte da Rádio Relógio-que dá hora certa, cultura e anúncios-e interessada no cinema de Hollywood, destacando-se em especial a figura da atriz Marylin Monroe. Partindo de tais pressupostos, mostramos que A hora da estrela faz sobre a questão cultural e postula um possível conceito de cultura.


Tese: Literatura e corpo: um estudo da escrita feminina como ato de desterritorialização em Los vigilantes, de Diamela Eltit

Autor: Maria Luiza Tolentino

Local e ano: Belo Horizonte, 2005

Resumo: Este estudo visa analisar a relação existente entre literatura e corpo, na obra Los vigilantes, de Diamela Eltit. São desenvolvidas, na argumentação, reflexões sobre a escrita feminina que, como se sabe, nas últimas décadas, tomou rumos vitais na realização da desestruturação dos clássicos códigos narrativos. Margarita, a protagonista dessa novela da escritora chilena, tenta sobreviver, através as escrita, em uma sociedade que está sob constante estado de vigilância e de vigília. Percebemos, em nosso trajeto, a pertinência de trabalharmos com questões pilíticas, culturais, sociais e de gênero, com base nas teorias desenvolvidas por pensadores como Deleuze, Focault, Derrida, Antonio Negri, Michael Hardt, Girogio Agamben, Nelly Richard, Peter Pelbart, Idelber Avelar, entre outros.


Tese: A república em folhetim: A pátria mineira formando almas

Autor: Maria Ângela de Araújo Resende

Local e ano: Belo Horizonte, 2005

Resumo: Esta tese propõe analisar e interpretar o jornal A pátria Mineira, órgão de propaganda republicana, que circulou semanalmente em São João del-Rei, no período de abril de 1889 a maio de 1894. A partir das relações entre história, memória e literatura, procurou-se investigar as questões relacionadas à manipulação e formação do imaginário republicano, através dos discursos produzidos por uma elite intelectual. O estudo discute as representações ficcionais, nesse periódico, da nação e da república no Brasil. Utilizando como referência teórico-conceitual os produtos críticos sobre Fontes Primárias e Crítica Genética, foram consideradas as interlocuções sobre arquivo, procurando-se respostas para a recuperação da memória cultural. Outra linha de sustentação foram as reflexões sobre os chamados Estudos Culturais, que interpretam, sob nova luz, conceitos de memória, nação/ nacional e pátria.


Tese: Imagens de Gonzaga na ficção literária brasileira

Autor: Ilca Vieira de Oliveira

Local e ano: Belo Horizonte, 2005

Resumo: Este texto tem como objeto de estudo ass imagens do poeta Tomás Antônio Gonzaga na ficção literária brasileira. Com base em pressupostos teóricos e metodológicos da Literatura comparada, a presente pesquisa busca demonstrar como a imagem do poeta inconfidente se configura no discurso ficcional, como representante de mitos simbólicos do Estado- Nação, e examinar a re-construção e desconstrução da imagem do poeta por meio de um relato de dupla face que, ao encenar uma “história de amor”, encena uma história da nação”. Para fazer a análise das imagens do poeta, da poesia e da nação, em diferentes momentos de nossa história, selecionei as obras românticas Dirceu de Marília, de Joaquim Norberto de Sousa Silva, Gonzaga ou a conjuração de Tiradentes, de Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa, e Gonzaga ou a revolução de Minas, de Castro Alves, a obra modernista Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles, e as obras contemporâneas A barca dos amantes, de Antônio Barreto, e Boca de chafariz, de Rui Mourão. O leitor-escritor, em seu processo de reescrita, retoma a obra de Marília de Dirceu, a biografia de Gonzaga e a Inconfidência Mineira para (re)criar a imagem do poeta e da nação, acrescentando sentidos suplementares ao texto original; entretanto, ao tentar criar uma biografia ficcional para o poeta, não consegue apreender a sua totalidade, surgindo, então, uma imagem “fragmentária” e “inacabada”, como a própria história da nação.


Dissertação: Memória e identidade na tradição musical tricordiana

Autor: Lisa Paula Andrade Vilela de Oliveira

Local e ano: Três Corações,MG, 2005.

Resumo: iago e que contribuem para reconfigurar o panorama do pensamento crítico no OcidenteA música popular ocupa, na cultura brasileira, um lugar privilegiado, podendo ser tomada como uma porta de entrada para o conhecimento de nossa história e de nossa sociedade. Sua relação com a identidade cultural da nação é bem conhecida, tendo sido objeto de estudo de um grande número de trabalhos e autores. È necessário, no entanto, perceber que as identidades locais e regionais possuem significativas diferenças em relação à identidade nacional. Nessa dissertação de Mestrado, portanto, analisamos algumas canções de diferentes épocas da tradição musical tricordiana e, tomando-as como rastros e vestígios do passado de Três corações, estudamos seu papel na construção da identidade cultural dessa comunidade, na preservação de sua memória e na representação dos conflitos que a atravessam. Desse modo, articulamos essas canções à memória e às tradições da cidade, contando para isso com a contribuição de alguns personagens de sua vida cultural, particularmente o Sr. Victor cunha, músico que possui um acervo de registros fonográficos e escritos.Como suporte teórico para essa análise, utilizamos conceitos e formulações de disciplinas diversas como a Teoria da Literatura, a História, os Estudos |Culturais e a Literatura Comparada. É um trabalho que julgamos relevante para o melhor conhecimento de história, da cultura e da identidade da comunidade tricordiana em seus diversos aspectos. .


Tese: Cenários dissonantes- uma leitura de Cidade de Deus e dos raps dos racionais MC

Autor: Maria Beatriz Bastos

Local e ano: Belo Horizonte, 2005

Resumo: Este trabalho debate, a partir da leitura de Cidade de Deus, de Paulo Lins, e dos raps dos Racionais MC’s, a constituição de um novo local de enunciação no cenário contemporâneo – a periferia das grandes cidades brasileiras. A discussão sobre o intelectual subalterno negro, morador da favela, a sua relação com o espaço que habita e a configuração da identidade subalterna são os principais temas enfocados sob uma perspectiva teórica disjuntiva, em que se imbricam os campos do Comparativismo e dos estudos Culturais.


Tese: Literatura e cinema: no percurso da ex-tradição

Autor: Kênia Aulízia Herédia

Local e ano: Belo Horizonte, 2004

Resumo: Este trabalho propõe-se a analisar as obras Bandoleiras, de João Gilberto Noll, A invenção de Morel, de Adolfo Bioy-Casares, “Os Nódulos Brancos”, de Ricardo Piglia, e Coração Iluminado, de Hector Babenco. Tendo-se como suporte os conceitos de ex-tradição e entre-lugar, pretende-se, no corpus selecionado, estudar a metáfora do exílio e da máquina enquanto conceitos operacionais que nos permitem compreender as relações entre literatura, cinema e cultura na atualidade. Para isso, faz-se uma reflexão sobre outros conceitos como polifonia, dialogismo e hipertexto, que bordejam a idéia de deslocamento e mesclagem presentes nas formulações de Ricardo Piglia e Silviano Santiago e que contribuem para reconfigurar o panorama do pensamento crítico no Ocidente.


Tese: Para ver a Odisséia – entre a literatura, as artes plásticas e o cinema

Autor: Celina Figueiredo Lage

Local e ano: Belo Horizonte, 2004

Resumo: O objetivo central desta tese é estudar aspectos da recepção da Odisséia de Homero no campo das artes visuais, a saber, das artes plásticas e do cinema. Para tal, analisamos a visualidade presente no poema e o modo como o poeta estimula a imaginação plástica através de imagens visíveis e invisíveis. Na esfera das artes plásticas, investigamos a iconografia do ciclope no âmbito da escultura e da pintura antigas, o seu intercruzamento com a épica homérica e o modo como essas representações incorporam múltiplas referências culturais. Na área do cinema, tecemos comentários sobre dois filmes de importantes cineastas contemporâneos, O Desprezo de Godard e Um Olhar a cada dia de Angelópoulos, que estabelecem um diálogo com Homero e lançam novos olhares sobre a Odisséia. Finalmente, analisamos alguns conceitos relativos à tradução intersemiótica e à tradição estética ocidental, a fim de demonstrar como as operações tradutórias oferecem aos artistas um campo fértil de expressão e de criação. Nesse sentido, propusemos uma reformulação da questão homérica, sugerindo que ela deva ser enfocada do ponto de vista da recepção dos poemas.


Tese: As concepções de Transversalidade, Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade como base do processo de formação de formadores da Educação Básica; um estudo de caso no Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH)

Autor: Nali Rosa Silva Ferreira

Local e ano: Belo Horizonte, 2001

Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar as novas propostas e diretrizes oficiais para reestruturação e adaptação de cursos superiores de formação inicial de professores da Educação Básica, tendo como centro de análise o eixo que identificamos como estratégico, constituído pelas concepções de transversalidade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade (TIT), colocado como princípio organizador de currículos dos cursos referidos. O trabalho inicia-se por estudo documental relativo à base normativa que se refere à estruturação e adaptação de currículos dos cursos superiores referidos, tendo em vista a identificação do eixo TIT. Segue-se com estudo bibliográfico destinado a estabelecer as concepções da trilogia TIT, com ênfase em suas bases filosóficas e epistemológicas. Por fim, mediante pesquisa de campo, realiza-se’ um estado de caso destinado a acompanhar o processo de organização e adaptação de currículos de cursos de formação de professores, tomando-se como foco os Cursos de Letras, Matemática e Pedagogia do Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), procurando-se analisar as percepções e reações dos pesquisadores em relação à nova orientação (TIT) expressa nas propostas e diretrizes oficiais. O estudo dos dados da pesquisa de campo mostrou, que as dificuldades encontradas para implementar a nova orientação TIT nos currículos dos cursos de formação de professores devem ser vistas como indicações para um processo necessário de estudos e capacitação dos formadores de docentes, em geral, que atuam nos cursos de formação de professores no sentido do esclarecimento e aprofundamento conceitual em relação à orientação TIT que está colocada, de modo que sejam criadas condições favoráveis à sua efetiva implementação.


Tese: A pedagogia de projetos na educação em Ciência & Tecnologia à luz da ciência da complexidade e do conceito de negociação; estudo de caso no ensino de Física dos cursos de Engenharia Industrial do CEFET-MG

Autor: Anderson Fabian Ferreira Higino

Local e ano: Belo Horizonte, 2002

Resumo: Partindo de uma abordagem histórico-conceitual, o trabalho discute a necessidade e relevância de uma nova concepção de pedagogia de projetos para o atual momento da educação brasileira. Especialmente na área de educação em Ciências & Tecnologia, defende-se o recurso à Ciência da Complexidade e ao conceito de negociação nas redes sócio-tecnológicas, como fontes complementares de contribuição a visões teóricas já consagradas. Dentro do paradigma naturalista de investigação educacional, apresenta-se um estudo de caso sobre o Projeto Laboratório Aberto de Física (LAF), em andamento nos cursos de Engenharia Industrial do CEFET-MG. A pesquisa quantitativa mostra a presença consistente de elementos de negociação e complexidade na dinâmica dessa experiência de educação humanístico-tecnológica integral do cidadão-profissional. Conclui-se com a indicação da importância de dar continuidade à investigação das perspectivas abertas pelo pensamento complexo e pelo conceito de negociação. Sugere-se também a realização e a análise de novas experiências pedagógicas baseadas ao Projeto LAF. A geração de novas contribuições teórico-práticas à pedagogia de projetos pode favorecer uma apreciação mais adequada de seu valor, num contexto de mudança curricular e busca de estratégias para a melhoria da educação em Ciência & Tecnologia.


Tese: Literatura e outros jogos

Autor: Zak Zangrando Cardoso

Local e ano: Brasília

Resumo: O trabalho propõe uma re-leitura de algumas das principais questões da teoria da literatura a partir de uma aproximação/comparação entre o texto literário e o jogo. Partindo de quatro elementos gerais, presentes no jogo, jogadores, peças, regras e espaço, apresenta-se o texto literário como um tipo particular de jogo. Ao longo do trabalho, relacionam-se: os jogadores à interação dinâmica entre autor e leitor; a manipulação das peças á exploração das possibilidades combinatórias e artísticas das palavras; as regras às diversas formas de controle e julgamento atuando sobre o texto; e o espaço aos limites do texto escrito. A literatura é apontada como um jogo de (re)criação, expectativa, interpretação; um produto de inter-relações complexas e harmônicas entre seus diversos elementos constituintes.


Tese: Arte: Ambiência Estética, Imaginativa e Metafórica

Autor: Fernando Deoud

Local e ano: Belo Horizonte, 2005

Resumo: Este trabalho busca, através do estudo da confluência de conhecimento em diversas áreas, formular o conceito de ambiência estética, imaginativa e metafórica e demonstrar sua importância para a arte-educação. Aborda de maneira objetiva as conexões e entrelaçamentos entre arte, estética, cognição, imaginação e metáfora a partir de uma análise de alguns dos principais estudos e conclusões na arte e na ciência no século XX e de seus desdobramentos no século XXI.

Tese: Cinema, texto e performance: A vida em obra de Glauber Rocha

Autor: Jair Tadeu da Fonseca

Local e ano: Belo Horizonte, 2000

Resumo: Estudo sobre a relação entre os filmes, os textos e a performance de Glauber Rocha na cena político-cultural de seu tempo, de modo a mostrar que a disseminação de traços biográficos e autobiográficos em sua obra não serve apenas à criação de um auto-retrato, mas à conformação alegórica da figura social do artista-intelectual brasileiro, latino-americano e “terceiro-mundista”, considerando-se sua articulação com projetos nacionais e transnacionais no âmbito da política e da cultura, nas décadas de 50, 60, 70 do século XX.

 

 

Tese: Ficção feminina no Brasil, uma história de esquecimento

Autor: Maria José Motta Viana

Local e ano: Belo Horizonte, 2002

Resumo: A relação de resistência que a história da literatura brasileira manteve com a narrativa ficcional de autoria feminina, especialmente no século XIX, quando ambas surgem no Brasil, motivou esta pesquisa, que se conduz buscando compreender as causas do silêncio dos historiadores sobre os romances escritos por mulheres. O estudo toma como ponto de partida as obras historiográficas da literatura brasileira de autores reconhecidos, para pensar sobre os critérios de avaliação da produção literária brasileira do período e como eles determinaram o apagamento de parte dessa história. Busca-se mostrar que a desqualificação da literatura de autoria feminina deve-se, entre outros fatores, às estruturas sócio-culturais gendradas que sustentavam a construção da idéia de identidade nacional para o Brasil; ao lugar destinado às mulheres nesse processo, qual seja o de produtoras de cidadãos, sem terem elas direito de cidadania; ao sistema educacional inoperante e sexista; à construção de uma História do Brasil factual e tendenciosa; ao apego a modelos científicos e religiosos misóginos.

 

 

Tese: Fronteiras em Falso: a poética migrante de Guimarães Rosa

Autora: Marli de Oliveira Fantini Scarpelli

Local e ano: Belo Horizonte, 2000

Resumo: Este texto investiga o modo como a “poética de fronteira”, de Guimarães Rosa, problematiza a hibridez cultural e a heterogeneidade conflitiva geradas por distintos confrontos, em âmbito regional, nacional e transnacional. A partir do enfoque do deslizamento recursivo entre renovação e restauração, explora-se a escrita como matriz literária para novas formas de habitar e de ler o mundo.

 

 

Tese: Geografias de exílio Mario Benedetti, um intelectual latino-americano

Autora: Miriam Lídia Volpe

Local e ano: Belo Horizonte, 2002

Resumo: Esta tese examina o perfil do escritor uruguaio Mario Benedetti, autor de relevante produção nos gêneros do conto, do romance, da poesia e do ensaio. Adotando-se a perspectiva do ensaio biográfico, matizada pelo suporte teórico e pela crítica textual, considerou-se a trajetória intelectual e literária de Benedetti a partir dos conceitos de exílio, insílio e desexílio presentes em sua obra. Efetuou-se, também, a análise de algumas de suas principais obras, relacionando-as com uma reflexão sobre o papel do intelectual na América Latina.

 

 

Tese: Guerrilha Mamaluca: Um estudo da poesia de Sebastião Nunes a partir da articulação entre poesia e técnica

Autor: Fabrício Marques de Oliveira

Local e ano: Belo Horizonte, 2004

Resumo: Esta tese analisa os livros de poemas escritos por Sebastião Nunes e reunidos nas “Antologias Mamalucas, publicadas no final da década de 80 do século passado. Nesses textos o autor apropria-se parodisticamente de técnicas publicitárias e jornalísticas, do design gráfico e da citação para criticar a sociedade de consumo, a classe média e as estruturas de poder. O poeta promove, assim, uma estética da pilhagem, por meio de colagens e interferências das mais diversas naturezas, acionadas em meio à escatologia e à sátira menipéia.

 

O trabalho se organiza em quatro partes. Na primeira, o objetivo é demarcar uma tradição com a qual se articula a poética de Sebastião Nunes, elegendo os nomes de Mallarmé, Apollinaire, e. e. cummings e o português Alberto Pimenta como criadores associados a procedimentos experimentais e de vanguarda, com os quais se podem aproximar características dos poemas de Nunes. Nessa mesma parte procura-se situar e caracterizar os poemas do autor das “Antologias Mamalucas.

 

A segunda parte tem a função de delimitar a conceituação de técnica e tecnologia num panorama histórico-cultural, além de relacionar os dois conceitos com a poesia de uma forma mais ampla. A ênfase no aspecto técnico (o domínio das linguagens poéticas e publicitárias, por exemplo) só procura acentuar a contradição entre o tecnicismo e a eficiência exigidos pela sociedade industrial, de um lado, e a oposição a esse mesmo tecnicismo, colocado sob suspeita pelo autor.

 

Em seguida, na terceira parte, o foco recai sobre as técnicas utilizadas pelo poeta, ou seja, aborda o modo pelo qual as técnicas jornalísticas e publicitárias são utilizadas pelo poeta para minar, de dentro, essas linguagens. Também merecem destaque procedimentos como o uso de citações e do design gráfico.

 

A última parte concentra-se na maneira como Sebastião Nunes constrói seus poemas a partir dos entrechoques entre texto verbal e imagem, levando-se em conta as técnicas de montagem e de fotografia. É uma poesia que se articula na idéia de mistura entre diferentes modalidades de texto (escrito e gráfico), de integração num único elemento poético de códigos verbais e visuais; mas sobretudo nas tensões entre texto escrito e imagem. Nesse capítulo e na tese de um modo geral, a direção a ser tomada leva em conta o fato de uma poesia como a de Sebastião Nunes pode ser melhor apreendida na perspectiva de uma visualidade diagramática, na superposição de diagramações.

 

O estranhamento promovido pelos poemas de Sebastião Nunes pode ser lido como um gesto sabotador na grande engrenagem das relações de poder (e assim romper com as instituições, com um padrão de bom gosto literário). É uma atitude de alguém fora da lei – porque se utiliza de tecnologia transgressora, como a paródia - , que quebra regras, mas em seguida institui suas próprias leis, ao combinar textos verbais e não-verbais em seu mundo às avessas.

 

 

Tese: Lanterna dos Afogados: Literatura, História e Cidade em meio à selva

Autor: Luis Heleno Montoril Del Castilo

Local e ano: Belo Horizonte, 2004

Resumo: Este trabalho trata da relação existente entre Literatura, história e cidade na Amazônia. Articula o projeto iluminista de transformação do espaço amazônico com as culturas movediças ausentes da sistematização e do controle através da técnica. Faz isso constatando a transformação da cidade de Belém através de fotos, mapas e relatos de viajantes. Confronta-os com os olhares e vozes surgidas nas margens dessa cidade, através do imaginário do caboclo amazônico e da literatura de Dalcídio Jurandir.

 

 

Tese: Museu-Máquina: Ricardo Piglia e seus precursores

Autora: Maria Antonieta Pereira

Local e ano: Belo Horizonte, 1997

Resumo: A partir da obra A cidade Ausente, este trabalho discute como a maquinaria textual de Ricardo Piglia dialoga com o museu literário de Macedônio Fernández, Roberto Arlt e Jorge Luis Borges. Através das metáforas da máquina de relatos e do museu da tradição, o romance tematiza um mundo finissecular em que experimentos políticos, científicos e tecnológicos inventam seres e linguagens artificiais, alteram os conceitos de cidadania e nacionalidade e resistem ao desaparecimento das tradições culturais.

 

 

Tese: Mil e uma noites de futebol, o Brasil moderno de Mário Filho

Autor: Marcelino Rodrigues da Silva

Local e ano: Belo Horizonte, 2003

Resumo: Tomando a imprensa como lugar de combate entre diferentes interpretações do esporte, esta tese procura avaliar a contribuição do jornalista Mário Filho na construção dos sentidos que o futebol adquiriu na cultura brasileira. A análise dos jornais e revistas da década de 1910 reunidos no álbum do goleiro Marcos de Mendonça evidencia a predominância de um certo modelo de tratamento jornalístico do esporte, através do qual as elites buscavam conservá-lo sob seu domínio simbólico. O exame de espaços editoriais dirigidos por Mário Filho no decênio de 1930 revela o surgimento de um novo tipo de jornalismo esportivo, que dava visibilidade e legitimidade aos modos populares de fruir e interpretar o futebol. O estudo do livro O negro no futebol brasileiro, escrito a partir de crônicas publicadas pelo jornalista nos anos quarenta, mostra um grande esforço memorialístico que tenta resolver essa contradição por meio da conversão racial. Na história da interpretação do futebol no Brasil, Mário Filho teria desempenhado papéis performáticos e pedagógicos, contribuindo para uma redefinição do modo como a sociedade representa a si mesma através do esporte.

 

 

Tese: O Aparato Eletrônico na narrativa pós-moderna

Autora: Noeme da Piedade Lima Klingl

Local e ano: Belo Horizonte, 2003

Resumo: O trabalho visa analisar “O arco-íris da gravidade”, de Thomas Pynchon, como uma ocorrência de escrita pós-moderna, que estabelece um diálogo com as tecnologias de comunicação e de informação das últimas décadas. Mediante estratégias textuais, a que se submetem as referências culturais presentes na obra, instaura-se uma leitura não linear e interativa, geradora de uma rede de sentido que é marcada pela ambivalência. O leitor constrói os percursos de sentido, entre os quais as linhas de trama sempre em processo de constituírem-se. Regido pela simulação, o texto apresenta traços residuais de representação, operados pela leitura, como forma de produzir um objeto estético suigeneris.

 

 

Tese: O inútil de cada um de Mário Peixoto

Autor: José Eduardo Marco Pessoa

Local e Ano: Belo Horizonte, 2000

Resumo: Esta tese apresenta um estudo genético de 13 capítulos do romance “O inútil de cada um – Itamar”, de Mário Peixoto, publicado em 1984. Tais capítulos são ampliações de 14 capítulos de um romance com o mesmo nome e datado de 1934. Os capítulos estudados sofreram um longo processo de ampliação, em seis fases distintas de escritura (cinco de Mário Peixoto e uma de Octavio de Faria). A edição desses capítulos á apresentada em três versões, a saber: o capítulo como se apresenta na edição de 1984, a sua transcrição genética (em que as seis fases de escritura são apresentadas em conjunto), e as fases de escritura, quando se estuda cada uma separadamente. Foi usada uma segunda cor (azul) para as inclusões operadas no texto e o negrito para o texto de 1934.

 

 

Tese: Vestígios da Tradição Judaica: Borges e outros Rabinos

Autora: Lyslei de Souza Nascimento

Local e ano: Belo Horizonte, 2001

Resumo: A partir da obra de Jorge Luis Borges, esta tese discute a presença da tradição judaica na literatura e na arte contemporânea. A inscrição de vestígios dessa tradição nos textos borgianos apontou para uma prática e uma poética que, ao utilizar estratégias de preservação da memória, delinearam um espaço narrativo e performático em que a tradição cultural e literária encena identidades, discursos, poderes. Pensar a cultura latino-americana como herdeira desse legado judaico revelou-se como uma possibilidade de resistência e de sobrevivência do saber narrativo na atualidade.

 

 

Tese: Vôos e sombras: um discurso sobre a leitura no ensino médio

Autor: Agostinho Potenciano de Souza

Local e ano: Belo Horizonte 2003

Resumo: Esta pesquisa tem como objeto a indagação de como se dá a formação do leitor no ensino médio. Acredita-se que a compreensão das condições da leitura na escola pode ser útil para a melhoria dos trabalhos pedagógicos que nela se realizam. De modo específico, poderá auxiliar na formação de profissionais do ensino que se envolvem com a atividade de leitura no ensino médio.

Foram realizados próprios da Análise do Discurso: ouvir, em entrevistas gravadas, os sujeitos envolvidos com essas práticas, alunos e professores; por agrupamento de regularidades de sentido (direção e significação), procurar uma configuração das condições de leitura como eram vistas pelos participantes do corpus; construir quadros de referência às identidades, ou à mobilidade das identidades dos sujeitos, na procura de uma síntese na vasta dispersão dos discursos. Talvez, tenha conseguido um esboço dos imaginários sociais que tecem a rede de relações que o modo escolar propicia.

Dois capítulos constituem o diálogo da ciência na qual se insere o tema: as indagações sobre a natureza da linguagem e do seu funcionamento realizadas nos últimos vinte e cinco anos, no âmbito das universidades brasileiras, foi o primeiro percurso. Percebe-se um distanciamento de concepções mais apropriadas à vida social interativa e à prática da linguagem como processo de significação. Na seqüência, na linha das experiências de outros pesquisadores que buscaram teorias renovadoras e a levaram à prática, as indagações voltaram-se para as complexas concepções de leitura que têm provocado polêmicas, como a leitura funcional e a leitura revolucionária. Enlaçado os dois capítulos teóricos, a pesquisa opta por um conceito de linguagem como atividade discursiva e nela insere as concepções e práticas de leitura.

As bases teóricas sobre linguagem e leitura somaram-se às proposições de Análise do Discurso para analisar no capítulo quarto a situação dos alunos como leitores. Seus pontos de vista indicam dificuldades em acompanhar a leitura obrigatória, especialmente quando estão ausentes práticas que dinamizem os dizeres das leituras feitas. Os discursos explicitam de forma enfática as más condições sociais de origem e da própria escola para a realização de projetos de leitura.

No quinto capítulo, os professores, com freqüência tomados de comoção, ora lamentam a impossibilidade de envolver os alunos em leituras proveitos, ora, de certa forma gloriosos, narra experiências de sucesso com trabalhos realizados. Um tanto presos à tradição da leitura literária de romances do século XIX, sentem-se isolados na instituição no que se refere às práticas culturais que movimentem o interesse pela leitura.

O trabalho deixou um sentimento de que a apropriação dos procedimentos da Análise do Discurso permitiu uma reflexão crítica mais atenta à pluralidade de sentidos. Dessa forma, a heterogeneidade discursiva torna-se um reflexo da outra heterogeneidade: a dos sujeitos.

Isso indica que o meio escolar pode ganhar novos rumos, desde que dê mais chance aos movimentos de interação, de aprendizagem relacional e dialógica, alterando o modo escolar das práticas leitoras.

Dissertação: A construção de estratégias textuais nas crônicas esportivas de Luís Fernando Veríssimo

Autor: Vera Lúcia Aparecida Rezende

Local e ano: Belo Horizonte, 2002

Resumo: O objeto de estudo desta dissertação consiste na localização, na análise e na descrição de estratégias textuais utilizadas pelo escritor Luís Fernando Veríssimo em suas crônicas esportivas. A construção dessas estratégias, ou do autor-modelo, pelo escritor se processa através de marcas textuais deixadas no texto, formando aquilo que se pode chamar de seu estilo.Estes índices textuais serão explicitados pela Teoria Semiolinguística de Umberto Eco (Eco,1979),pelo jogo semiológico de Barthes (BARTHES,1997),articulado ao jogo intertextual proposto por Júlia Kristeva ( Kristeva, 1978).

Em nosso estudo relacionado ao mapeamento das estratégias textuais de leitura concretizadas no texto da crônica esportiva, é objetivo maior mostrar que as expectativas de leitura de uma obra estão relacionadas com as imagens que autor e leitor fazem um do outro como interlocutores que são nesse processo. Ainda que essas imagens possam ser tanto de leitores empíricos quanto de leitores- modelos, e sejam determinantes no processo de significação, o nosso estudo é, fundamentalmente, o levantamento de imagens que caracterizam o leitor- modelo.

A atividade de leitura consiste, pois, numa prática de produção de sentido entre aquele que escreve (autor empírico),vestido de um estilo ( autor-modelo), para um leitor empírico que deverá vestir-se de um certo estilo, fazendo esta simetria com o autor-modelo,embora possa haver assimetria.A pesquisa de leitura está direcionada para a caracterização da relação autor/leitor modelos, ou seja, das estratégias textuais.

Dissertação: Adiante Inverso: literatura, cinema e estratégias temporais em “O Doce Amanhã” e “Um céu de estrelas”

Autor: Márcia Valadares Viegas Lopes

Local e ano: Belo Horizonte, 2002

Resumo: A presente dissertação tem como o objetivo a análise das estratégias narrativas temporais nos meios literário e cinematográfico, a partir dos romances “O doce amanhã”, de Russel Banks, e “Um Céu de estrelas”, de Fernando Bonassi, e de suas transposições homônimas para o cinema, dirigidas respectivamente por Atom Egoyan e Tata Amaral.

Dissertação: Agosto e o discurso marginal Fonsequiano

Autor: Osmar Pereira Oliva

Local e ano: Belo Horizonte, 1999

Resumo: Análise do entrecruzamento da ficção e da História na composição do texto literário, a partir do romance Agosto, de Rubem Fonseca, passando pela caracterização do discurso desse escritor: a linguagem da violência, ambientes policialescos, imprevisibilidade narrativa e a tentativa de apreensão do real.

Dissertação: Âncoras ao vento: Ensaios da desconstrução em Ana Cristina César

Autora: Franciene Gripp de Oliveira

Resumo: Análise da ensaística de Ana Cristina César em Escritos no Rio, considerando suas relações com o contexto teórico do estruturalismo e do pós-estruturalismo e com aspectos intersubjetivos das discursividades crítica, poética e biográfica. A crítica da autora, na década de 70, assinala várias transições em curso: o retorno do sujeito à teoria literária, e as transformações acadêmicas ocorridas na universidade brasileira, a passagem do país pela repressão política e por uma transformação tecnológica. Marca, também, um revolucionário período de alteração nos comportamentos individuais, quando a subjetivação se recoloca – como um novo dado- na leitura dos processos de significação, e certas posições ideológicas são deslocadas por temas relativos aos discursos das minorias emergentes.

Dissertação: Carlos Drummond de Andrade – Leitor Crítico de Poesia

Autor: Patrícia Vanessa da Silva Valle

Local e Ano: Belo Horizonte, 2002

Resumo: Este trabalho propõe-se a refletir sobre Carlos Drummond de Andrade como leitor-crítico de poesia no interior de sua própria produção poética. Para tanto, lança-se mão dos poemas-homenagem presentes na seção “Cantar de Amigos”, de Antologia Poética. Essa seção compõe-se de poemas que parecem constituir uma poética da leitura e da crítica em Carlos Drummond.

Dissertação: Cinema e Televisão no Brasil: Transgênese Comunicativa

Autora: Luciene dos Santos

Local e Ano: Belo Horizonte, 2000

Resumo: Análise do processo de hibridação e interação das imagens cinematográficas e televisuais no Brasil (seriados, minisséries e novelas). Levando em consideração a pulsão social do mundo da vida que alimenta a construção e a constituição da obra ficcional, ao mesmo tempo em que essas obras como potências simbólicas animam o mundo cotidiano e contribuem para a constituição deste social. Reconhecemos portanto, o cinema e a televisão como práticas culturais enraizadas na vida social.

Dissertação: Clarice Lispector, olhar mutante: Descentramento identitário em “A hora da Estrela”

Autor: Luiz Fernando Lima Braga Júnior

Local e ano: Belo Horizonte, 2002

Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal investigar as formas de descentramento identitário encontradas na obra “A hora da estrela”, de Clarice Lispector, através das diferentes facetas assumidas pelo narrador mutante e pelo diálogo intertextual estabelecido entre a narrativa de Lispector e literatura engajada do regionalismo, do realismo socialista e da Contracultura no Brasil entre as décadas de 30 e 70 do século XX. Consideram-se, na pesquisa, as confluências entre identidade e alteridade que se articulam no processo de carnavalização da narrativa pós-moderna, o que ocorre com o destronamento dos modelos identitários que fundamentam a literatura explicitamente engajada.

Dissertação: Corpo, texto e território: em “Dinheiro queimado”, de Ricardo Piglia e “O quieto animal da esquina”, de João Gilberto Noll.

Autora: Maria Aparecida Vidigal Barbosa Azevedo

Local e ano: Belo Horizonte, 2001

Resumo: A partir da análise da figura emblemática do herói gauchesco, dos espaços em que transita e de suas transformações ao longo do tempo, este trabalho investiga as relações discursivas existentes entre o corpo físico, o texto narrativo e o território nacional nas obras “Dinheiro queimado”, do argentino Ricardo Piglia e “O quieto animal da esquina”, do brasileiro João Gilberto Noll.

Dissertação: Dalcídio Jurandir: regionalismo, relações raciais e de poder, em “Marajó, e “Três casas e um rio”

Autora: Zélia Amador de Deus

Local e ano: Belo Horizonte, 2001

Resumo: Esta dissertação estuda dois romances de Dalcídio Jurandir – “Marajó” e “Três casas e um rio”, nas seguintes perspectivas: discute o regionalismo e a relação centro-periferia; enfatiza as vozes negras presentes nas tramas dos romances, articulando-as com outras vozes fora da ficção; ressalta as vozes do poder que, por sua vez, também dialogam com outras vozes fora das narrativas. Em suas obras, o autor dá visibilidade à Amazônia, denuncia o poder arbitrário, e tira do silêncio as múltiplas vozes que rompem com a história oficial.

Dissertação: Entre dobradiças e dobraduras: A construção da personagem em Stella Manhattan, de Silviano Santiago e Brazil, de John Updike

Autor: Josane Fátima Barbosa

Local e ano: Belo Horizonte, 2002

Resumo: Este estudo investiga as estratégias que o leitor precisa acionar para realizar leituras da literatura contemporânea e, conseqüentemente, de seu mundo. Uma dessas estratégias consiste na percepção da globalização como um processo que ocorre por meio de um certo mascaramento da realidade: prega-se a política da boa vizinhança, enquanto cresce a intolerância, desembocando na criação de estereótipos. As diásporas também constituem um aspecto importante da realidade atual, por colocarem em trânsito pessoas que são obrigadas a reverem suas noções de identidade e de nação. Ambas as estratégias estão traduzidas nas personagens dobradiças, de Stella Manhattan, e nas personagens dobraduras, de Brazil. Elas oferecem oportunidades de se perceber como esses fenômenos contemporâneos de deslocamentos e convivências vêm reconfigurando as estratégias de sobrevivência do sujeito no mundo de hoje.

Palavras-chave: Globalização. Diásporas. Personagens dobradiças Personagens dobraduras.

Dissertação: Entre-Dois: Noll-Antonioni Literatura-Cine-Movimento

Autor: Rose Mary da Silva Cordeiro

Local e Ano: Belo Horizonte, 2000

Resumo: Um estudo do movimento, na ficção de João Gilberto Noll e no cinema de Michelangelo Antonioni. A intenção foi observar as imagens apresentadas em relação direta com a espacialização, a partir dos personagens postos em percurso. Essa análise também objetivou demonstrar que os autores formulam, em suas obras, uma narratividade que sinaliza para o contínuo através de descontinuidades.

Dissertação: Eros e Poiesis / Um estudo das manifestações do erotismo na poesia de Max Martins

Autora: Ana Maria Vieira Silva

Local e ano: Belo Horizonte, 2001

Resumo: Este trabalho analisa o erotismo em suas diferentes formas de manifestação nas obras poéticas de Max Martins, reunidas em Não para consolar (1992), livro de poesias que contém quase todas as publicações desse poeta paraense. Max Martins, desde a sua primeira obra - O Estranho (1952) - deixa transparecer, mesmo que de forma simbólica, o gosto pelo erótico, temática que será confirmada definitivamente nos poemas de H’era (1971). A partir dessa obra o erotismo torna-se mais presente, intensificando-se em expressividade e explicitação nas demais obras posteriores de Max Martins.

Dissertação: Espaços de hipertexto, mídia e cultura em “O mez da grippe e outros livros”, de Valêncio Xavier

Autora: Marta da Piedade Ferreira

Local e ano: Belo Horizonte, 2004

Resumo: A partir do estudo das narrativas de “O mez da grippe e outros livros”, de Valêncio Xavier expomos, de início, um pouco da história do conto e da novela e, ainda, indicamos algumas das transformações dos dois gêneros até a nossa atualidade. Sobre o conto, buscamos posições dos escritores críticos Edgar Allan Poe, Julio Cortazar, Horácio Quiroga e Ricardo Piglia; e, a respeito da novela, posicionamo-nos com Menendez y Pelayo, Andrés Amnorós e Jean Bloch-Michel. Ademais, situamos dados sobre a estrutura imagética e narrativa de Valêncio Xavier, quais foram as formas que o autor utilizou para construí-las, ao mesmo tempo em que se apropriou da mídia, de histórias mitológicas e de fatos históricos, perfazendo uma mesclagem intersemiótica, com uma multiplicidade de tramas justapostas a fragmentos lingüísticos e culturais de nossa sociedade. Além disso, mostramos a estruturação hipertextual e icônica das narrativas valencianas, em disposição não-linear, tomando-a, desse modo, como uma nova forma de texto literário, tendo sobretudo em vista o formato do livro que conhecemos. Para o comentário mais específico do corpus literário em questão, buscamos depoimentos do escritor em entrevistas e leituras críticas de observadores privilegiados Décio Pignatari, Boris Schnaiderman, Flora Sussekind, Ricardo Aleixo. Balizamo-nos, também, por Umberto Eco, Hans Meyerhoff, Pierre Lévy, Antoine Compagnon, Alberto Manguel, Lucia Santaella, Ítalo Calvino, Hugo Achugar, dentre outros. Assim, buscamos demonstrar, com este trabalho, que o autor imprime uma releitura da tradição romanesca, através de uma literatura contemporânea e visualmente inovadora, a resultar em textos desafiadores e intrigantes, uma literatura grafoliterária, como a designa Décio Pignatari.

Dissertação: Literatura e Cinema: no percurso da ex-tradição

Autora: Kênia Aulízia Herédia

Local e ano: Belo Horizonte, 2004

Resumo: Este trabalho propõe-se a analisar criticamente as obras Bandoleiros, de João Gilberto Noll, A invenção de Morel, de Adolfo Bioy-Casares, “Os nódulos brancos”, de Ricardo Piglia, e Coração Iluminado, de Hector Babenco. Tendo-se como suporte os conceitos de ex-tradição e entre - lugar, pretende-se, no corpus selecionado, estudar a metáfora do exílio e da máquina enquanto conceitos operacionais que nos permitem compreender as relações entre literatura, cinema e cultura na atualidade. Para isso, faz-se uma reflexão sobre outros conceitos como polifonia, dialogismo e hipertexto, que bordejam a idéia de deslocamento e mesclagem presentes nas formulações de Ricardo Piglia e Silviano Santiago e que contribuem para reconfigurar o panorama do pensamento crítico no Ocidente.

Dissertação: Literatura e marginalidade: o escritor como falsário

Autora: Maria das Graças Fernandes Nogueira

Local e ano: Belo Horizonte, 2004

Resumo: Esta dissertação propõe investigar a formação do escritor e sua representação no universo da narrativa contemporânea, bem como a formação do texto literário como ato de apropriação. Essas questões foram abordadas a partir dos textos literários “Agruras de um jovem escritor” e “Intestino grosso”, de Rubem Fonseca, “Nome falso”, de Ricardo Piglia; e “Escritor fracassado”, de Roberto Arlt. Para a análise proposta, tornou-se como ponto de partida o conceito de autor, problematizado, particularmente, por Michel Foucault, em O que é um autor, e por Roland Barthes, em “A morte do autor”. A partir dessa discussão, coloca-se em pauta a noção de autoria, bem como a autoridade de que se investe o autor para assumir uma obra no contexto contemporâneo, o que implica discutir, também, as diversas instâncias narrativas que concorrem na composição do texto literário – como narrador e personagem - , tornando-se como base teórica, principalmente, as reflexões de Walter Benjamin, Silviano Santiago, Mikhail Bakhtin e Antoine Compagnon.

Dissertação: Literatura Latino-americana e modernidade: a constituição do sujeito

Autora: Claudiane Gurgel Bickel

Local e ano: Belo Horizonte, 2004

Resumo: A ficção literária, principalmente a de um contexto periférico, contribui para a problematização acerca da questão do sujeito. Para se chegar à relação sujeito/literatura, faz-se um histórico sobre a questão do sujeito, que passa pela arqueologia foucaultiana, a psicanálise freudiana e lacaniana e a esquizoanálise de Deleuze e Guattari. Articulações com a questão da subjetividade são também refletidas nos conceitos: “descentramento”, différance, “suplemento”, “entre - lugar” da literatura latino-americana, “idéias fora de lugar”; além da discussão dos estudos culturais e pós-coloniais e as respectivas recepções na América Latina. Para refletir acerca da elaboração da subjetividade subalterna, a partir de “Grande Sertão: veredas”, e estabelecendo um paralelo com “Vidas secas” e “El amor en los tiempos del cólera”, privilegiam-se questões como a identidade nacional, nação e modernização, além da noção de consciência de país subdesenvolvido e os conceitos de “transculturação” e “segmentaridade”, que nos ajudam a perceber uma condição migrante intrínseca ao indivíduo subalterno. Conclui-se que a complexidade da relação sujeito / literatura e o caráter inesgotável de ambos estão no olhar histórico lançado, a cada época, ao homem e à ficção.

Dissertação: Música para fagote e piano no Brasil: Histórico, análise de obras selecionadas e catálogo

Autor: Mauro Mascarenhas Júnior

Local e ano: Rio de Janeiro, 1999

Resumo: “Esta dissertação trata da catalogação da música brasileira para fagote e piano, abordando o surgimento da música de câmara, na Europa e no Brasil, e as primeiras obras de câmara para fagote, compostas no Brasil. Como conclusão, encontra-se uma análise, de cinco peças selecionadas, nas quais foram utilizadas técnicas de instrumentação contemporâneas”.

Dissertação: O amoroso, O poético e O social em “Ardiente paciência” e em “O carteiro e o poeta”

Autora: Angelita Cristiane Candido

Local e ano: Belo Horizonte, 2002

Resumo: Este trabalho elegeu o método comparativo para o estudo de duas obras fílmicas, “Ardiente Paciência” do diretor chileno Antonio Skarmeta e O carteiro e o poeta do diretor americano Michael Radford, ambas baseadas em uma mesma obra literária; “El cartero de Neruda” (Ardiente paciência) do escritor Antonio Skarmeta, a partir de uma proposta culturalista, com a perspectiva de analisar as práticas discursivas literárias, teatrais e cinematográficas e suas semiologias, em ambos os diretores.

 

Tendo em vista aspectos amorosos, poéticos e sociais, nosso objetivo foi analisar as fronteiras e os diálogos narrativos entre textos distintos, ou seja, o livro e suas adaptações; bem como seus procedimentos sígnicos diante dos contextos históricos, considerando as obras, tanto como fenômenos artísticos e auto-referentes, quanto sociais e referenciais. Fenômenos estes estimuladores das reflexões e questionamentos oportunizados pelos autores, sobre a linguagem ficcional e seus referentes históricos e sobre a memória dos fatos e o esquecimento ativo que produz novas versões.

Dissertação: Os anos sessenta em “Panamérica, de José Agrippino de Paula: pop, guerrilha, performance

Autor: Carlos Henrique Bento

Local e ano: Belo Horizonte, 2002

Resumo: O objetivo deste trabalho é encontrar no livro “Panamérica”, de José Agrippino de Paula, elementos que justifiquem seu entendimento como uma versão do autor sobre os anos sessenta no Brasil e na América latina. Para isso trabalha a partir de três conceitos principais: a estética pop, a guerrilha como estética e a performance.

Dissertação: O Apelo da marca Oi na fidelização de clientes

Autora: Fernanda Carla da Silva Xavier

Local e ano: Belo Horizonte, 2003

Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar soluções mercadológicas e exemplos práticos para empresas que procuram à conquista de clientes no mercado altamente competitivo e de crescimento intensivo.

Dissertação: O saber e o sentir: uma leitura de “Do desejo”, de Hilda Hilst

Autor: Bernardo Nascimento de Amorim

Local e ano: Belo Horizonte, 2004

Resumo: Dividida em três capítulos, a dissertação procura uma aproximação crítica da poética de Hilda Hilst, tendo como referência principal o livro “Do desejo”. Em um primeiro momento, partimos de uma perspectiva ampla, uma visão que pretende encontrar os traços comuns de uma tradição na obra de Hilst. Em seguida, pensamos a literatura da autora em relação ao contexto literário e histórico de sua época. Por fim, chegamos ao objeto essencial do estudo, a análise de grande parte dos poemas de “Do desejo”. Como movimento composto, esperamos perceber e analisar os elementos representativos da singularidade da poesia da autora.

Dissertação: Ocidente/Oriente: Uma leitura de Max Martins através do I Ching

Autor: Yurgel Pantoja Caldas

Local e ano: Belo Horizonte, 2001

Resumo: Neste trabalho, apresentaremos o livro de poemas Para ter aonde ir, de Max Martins, que se constrói a partir de uma leitura do “I Ching – O Livro das mutações”. Interessa-nos aqui verificar os tipos de relações existentes entre as duas obras e a maneira como elas operam, provocando uma co9mplementaridade entre os textos em questão. Percebendo que cada poema de Para ter aonde ir é fruto de uma consulta ao I Ching, e que este, por sua vez, revela-se a partir da leitura dos poemas, consideramos Max Martins como tradutor do livro das mutações, considerando o sentido de tradução defendido por Walter Benjamin e Haroldo de Campos. Dessa forma, o poeta paraense Max Martins insere-se em uma tradição literária latino-americana que destaca as referências, em termos mais amplos, a vários aspectos da cultura oriental para a produção de uma obra poética.

Dissertação: O vestibular como espaço de canonização da Literatura Brasileira

Autor: Leni Nobre de Oliveira

Local e ano: Belo Horizonte, 2001

Resumo: Esta dissertação é um estudo sobre o vestibular unificado da Universidade Federal de Minas Gerais, enquanto espaço de canonização da Literatura Brasileira. A partir da análise do contexto cultural e das obras literárias indicadas para o Vestibular 2000 da UFMG, discute-se como essa universidade, em trinta anos de vestibular unificado, vem contribuindo para a manutenção e a modificação simultâneas de certa tradição literária. O exame do processo de canonização tem como ponto de partida a recomendação, por parte da UFMG, de obras e autores com diferentes graus de consagração, obtidos a partir da intervenção de diversos leitores e instituições. Este estudo analisa também o diálogo preferencial dos mecanismos de seleção com os setores diretamente envolvidos na passagem dos estudantes, do Ensino Médio para o Ensino Superior.

Dissertação: Quadrinhos e Chico Bento: um texto caleidoscópico

Autor: Clarisse Barbosa dos Santos

Local e ano: Belo Horizonte, 2002

Resumo: A presente dissertação tem como objetivo descrever o panorama das Histórias em Quadrinhos no Brasil, situando a posição ocupada no mesmo pelas séries nacionais, através da série Chico Bento. Pretende também questionar os discursos da crítica acadêmica relativos aos quadrinhos e realizar propostas que viabilizem seu uso dentro da instituição escolar.

Dissertação: Rastros da Literatura em outro sistema semiótico

Autora: Viviane Madureira Zica Vasconcellos

Local e ano: Belo Horizonte, 2002

Resumo: Esta dissertação aborda a incorporação da linguagem poético-literária pelos meios técnicos de reprodução de imagem, fato que tem como resultado a geração de produtos híbridos, como o conto em vídeo. Resultante do intercâmbio entre arte e tecnologia e abarcando vetores de inovação e conservação, essa nova forma de narrar mantém vivos os rastros de certa literatura no espaço da cultura contemporânea.

Ilustrações de alunos de Escola de Belas Artes da UFMG

Daniel Canelhas kátia Batista
Mario Vinicius Junior Silva Julianne Resende de Oliveira Duílio Pereira Jota Rubens Estevão