Acervo de pós-graduação do Programa A tela e o texto
Neste espaço, estão listados alguns trabalhos de Pós-Graduação que se encontram disponíveis para
consulta no arquivo do Programa A tela e o texto.
Dissertação: Âncoras ao vento: ensaios da desconstrução em Ana Cristina Cesar
Autor: Francirene Gripp de Oliveira
Local e ano: Belo Horizonte, 2001
Resumo: O principal objetivo deste trabalho é demonstrar as relações da crítica de Ana Cristina Cesar com o período de transição em que as teorias estruturalistas vão sendo deslocadas por outras propostas teóricas sobre literatura, momento em que se delineia um novo sujeito crítico na área dos estudos literários e culturais. A intenção é examinar o sentido da crítica da autora: como participa do projeto estruturalista e como, ao mesmo tempo e acentuadamente, discorda dele, propondo novas soluções e posições frente aos objetos de estudo, apoiada em teorias e procedimentos analíticos pós-estruturalistas, e demonstrando uma postura típica dos estudos culturais.
Tese: Poética do desdobramento: Do amor na tv e do Romance Segundo os Fãs
Autor: Isabella Santos Mundim
Local e ano: Belo Horizonte, 2007
Resumo: Este trabalho visa analisar a prática textual fannish, com ênfase no processo em que os fãs se engajam quando assistem à televisão e lêem/escrevem/ desdobram o romance. Nessa perspectiva, aquelas narrativas que desenvolvem uma história de amor que difere da tradicional nos interessam particularmente. A construção de uma parceria entre os personagens favoritos, a encenação de uma dinâmica que confere, aos dois parceiros, autonomia e agência, o retratar um casal no qual ninguém precisa se ater a um papel pré-fixado são nossas preocupações principais e constituem o foco da análise proposta. Para tanto, valemo-nos de doze fan fictions distintas, escritas por espectadoras/fãs diversas e baseadas em três programas seriados norte-americanos (Battleestar Galáctica, House e Supernatural). Cada qual a seu modo, essas ficções pensam o corpo e o sexo, o gênero e a sexualidade num contexto de alteridade, contribuindo para a disseminação de outros sentidos da paixão e uma correspondente reconfiguração do romance.
Tese: Em cartaz Chico Buarque: a adaptação do romance Benjamin para o cinema
Autor: Mariana Mendes Arruda
Local e ano: Belo Horizonte, 2007
Resumo: A versão da cineasta Monique Gardenberg do romance Benjamin, de Chico Buarque, leva às telas a narrativa do ex-modelo fotográfico fundida em dois tempos e entre duas personagens: Castana Beatriz, nos anos 1960, e Ariela Masé, nos últimos anos da década de 1980. À luz de contemporâneas teorias – de adaptação fílmica, de Brian McFarlane, e das transtextualidades, de Gèrard Genette- a relação entre o livro e o filme é analisada levando-se em conta seus elementos narrativos e o diálogo dessas duas obras com outros textos: músicas, filmes, livros, sites, críticas.
Tese: A música habita a linguagem: teoria da música e noção de musicalidade na poesia
Autor: Flavio Barbeitas
Local e ano: Belo Horizonte, 2007
Resumo: A tese propõe uma discussão da relação entre música e linguagem, colocando em perspectiva crítica a tendência contemporânea de classificação apriorística da música, no quadro epistemológico, como um sistema semiótico. De um lado, acentuando o fato de a linguagem verbal e a música compartilharem a sonoridade, o trabalho busca evidenciar elementos que podem ser qualificados como musicais e que atuam na linguagem ainda antes de se integrarem na engrenagem de significação e codificação, como é o caso da voz. De outro, explorando a noção de musicalidade que permeia a teoria da poesia, a tese indica que o valor musical de um poema costuma justamente estar ligado à capacidade de a linguagem poética escapar à lógica férrea da representação e da significação unívoca, em proveito da exploração da ambigüidade e do potencial de movimento da palavra, com suas múltiplas direções de sentidos.
Por essa dupla via, questiona-se exatamente o primado da representação e da significação (logocentrismo)-pelo qual a música foi progressivamente relegada a um plano secundário na classificação ocidental do conhecimento – e discutem-se as bases em que historicamente se estabeleceu a chamada teoria da música.
Dissertação: As imagens da inteligência artificial nas narrativas literária e cinematográfica
Autor: Angelina Maria Ferreira de Castro
Local e ano: Belo Horizonte, 2007
Resumo: Esse trabalho propõe-se a comparar as imagens da inteligência artificial, nas obras A chave do tamanho, de Monteiro Lobato, e no filme AI: Inteligência artificial, de Steven Spielberg. Seu principal objetivo é examinar as estratégias de produção e recepção das imagens, comparando-as em ambos os sistemas semióticos e verificando como a tecnologia intervém nas experiências estéticas do texto , afetando as formas de percepção e de representação literária e cinematográfica. Além das teorias de rede que, ao abrirem um espaço para a recriação do ambiente intersemiótico do hipertexto, oferecem a possibilidade de se fazer uma leitura das obras numa perspectiva pluridimensional e sinestésica, pretende-se tomar também, como referência metodológica as teorias da Estética da recepção, que permitem tecer uma relação estético-didática entre o autor, a obra e o leitor. A partir desses prismas, serão analisados os contextos de produção e recepção das imagens das obras e seus respectivos procedimentos narrativos.
Dissertação: Transtextualidade e dialogismo em Admirável Mundo Novo e Matrix
Autor: Mylene Fonseca Garcia
Local e ano: Belo Horizonte, 2007
Resumo: A adaptação fílmica tem encontrado na literatura sua parceria mais bem sucedida. Seu estudo, no entanto, durante décadas, se restringiu à análise essencialista acerca das especificidades de cada meio.Atualmente, a obra de Robert Stam, discutindo a teoria de transtextualidade delineada por Gerard Genette, oferece uma proposta diferente, ao abordar as potencialidades dialógicas e discursivas presentes na adaptação fílmica. Nesse sentido, as principais transformações transtextuais do corpus formando pela alegoria da Caverna de Platão, Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley e Matrix, dos irmãos Wachowski, são discutidas. Para isso, o tema do confinamento humano, massivamente presente entre as obras, conduz o estudo.
Dissertação: Crítica, poética e relações de gênero: uma releitura de Memórias de um sargento de milícias
Autor: Edwirges Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida
Local e ano: Belo Horizonte, 2007
Resumo: O presente exame das Memórias de um sargento de milícias, de Manuel António de Almeida, propõe, a partir de leituras críticas e de teorias literárias contemporâneas, reinterpretar o processo de construção ficcional do espaço, do tempo, das personagens e de suas ideologias. Com a narrativa almeidiana intui, com “sentimento de realidade”, a sociedade carioca dos primeiros anos do século XIX, este texto privilegia, ainda, o estudo das relações de gênero engendradas nesse contexto patriarcal. Revelando ou negando os estereótipos de masculino e feminino nas sociedades tradicionais, Manuel Antônio de Almeida dá voz a personagens populares, de classes desprivilegiadas das páginas literárias e históricas. Reconstruindo essa dinâmica social, as personagens ‘experimentam’ diferentes comportamentos sociais, culminando em um dos pontos fundamentais para realçar a verossimilhança da obra, o que a contempla, muitas vezes, como “realista”.
Tese: Espaços contemporâneos de Consagração e disseminação da Literatura Brasileira
Autor: Leni Nobre de Oliveira
Local e ano: Belo Horizonte, 2006
Resumo: Esta tese é um estudo sobre três espaços contemporâneos de disseminação e consagração da Literatura Brasileira : a música popular brasileira, os meios de massa e espaços escolares. A partir da coleta e análise de dados sobre a divulgação de autores e obras nesses espaços, observamos o tipo de literatura consumida em cada um deles e os modos como ela é disponibilizada para a população. Comprovamos que todos esses espaços são importantes na divulgação democrática do literário, pois utilizam para isso suportes diversos, dentre os quais citamos o livro, a tela e a música. Desvinculada do livro como seu suporte ideal, observamos que o conhecimento sobre a Literatura Brasileira tem sido veiculado com bastante evidência em outros meios contemporâneos e tem atingido a população mais democraticamente. Isso nos levou a concluir que, embora se deva preservar o livro como suporte canônico e ideal para a Literatura, deve-se também aproveitar os demais suportes aqui evidenciados para sua divulgação, com vistas a suprir as demandas de conhecimento a respeito desse importante produto simbólico daqueles brasileiros analfabetos, semi-analfabetos ou não afeitos à leitura.
Nossa defesa dessa prática tem como principal argumento a preservação de nossa rica cultura e de nossa tradição como herança a ser legada a nossos descendentes.
Dissertação: Baseados em fatos reais: Estação Carandiru, de Drauzio Varella e Carandiru, de Hector Babenco-do real ao ficcional, um percurso de simulação e mercado.
Autor: Jairo Rodrigues
Local e ano: Belo Horizonte, 2006
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar sob quais aspectos o subtítulo "baseado em fatos reais" relaciona-se à narrativa literária Estação Carandiru, de Drauzio Varella e à sua adaptação cinematográfica, Carandiru, do cineasta Hector Babenco, a partir da aproximação destas produções e teorias que versam sobre memória, ficção, narrador, simulacro e indústria cultural.
Dissertação: Revista Americana(1909-1919): uma revista das Américas
Autor: Priscila Cristina Teixeira do Nascimento
Local e ano: Assis, São Paulo, 2006
Resumo: Esta dissertação centra-se na leitura e análise da Revista Americana, que circulou no |Rio de Janeiro, no período de 1909 a 1919. Tendo como um dos principais idealizadores o Barão do rio Branco, a Revista Americana veiculou muitos textos de caráter político, diplomático, histórico, literário e cultural. Em seu período de circulação, houve muita discussão em torno do Pan-americanismo e da Doutrina Monroe, e a Revista Americana publicou muitos textos que tratavam destes questionamentos. O contexto de inserção do citado periódico é de vital importância para que se possa compreender o papel da Revista em seu tempo e o ponto de vista dos seus idealizadores. Para tanto foi necessária a discussão acerca da política expansionista norte-americana e a reação latino-americana a essa política. A partir da análise dos elementos elencados acima, foi possível a discussão a respeito do segmento literário e cultural da Revista Americana, periódico pioneiro em seu projeto de cooperação intelectual entre os países americanos.
Tese: Figurações da escrita da ficção de António Lobo Antunes
Autor: Cid Ottoni Bylaardt
Local e ano: Belo Horizonte, 2005.
Resumo: O objetivo desta tese é empreender uma leitura cuidadosa de sete romances do escritor português António Lobo Antunes, sob a luz das concepções de literatura de Maurice Blanchot. Numa perspectiva comparatista, relaciona-se esse universo ficcional às formulações do filósofo francês, o que produz um diálogo bastante fecundo, e às vezes surpreendente. Para Maurice Blanchot, a literatura só é possível no domínio da impossibilidade, na busca não-explicitada da escrita, sem plano nem objetivo, que independe da pessoa do escritor. Sustentamos que a fabulação romanesca antuniana sucumbe a esse domínio órfico irrecusável, propiciando o levantamento de questões com a dispensa do autor do texto, a literatura como impossibilidade, a tormenta da escrita literária, o silêncio na literatura, o désoeuvrement, a escrita do neutro, a concepção blanchotiana de imagem e símbolo, a origem noturna do texto literário. Todos esses elementos se revelam consistentes para se estabelecerem sólidas relações entre os trajetos da ficção de Antônio Lobo Antunes e o pensamento de Maurice Blanchot.
Dissertação: Que quer dizer cultura? Uma leitura de A hora da estrela
Autor: Marta Francisco de Oliveira
Local e ano: Três Lagoas, 2005.
Resumo: A relação nem sempre pacífica, porém revitalizadora, entre os estudos culturais e os estudos literários permitem esta leitura da novela A hora da estrela , de Clarice Lispector, por se tratar de uma obra que coloca a questão cultural no centro de sua narrativa, quando a escritora faz uso de uma pergunta intrigante que induz seus leitores a repeti-l em busca de uma resposta. Através da trajetória de uma nordestina vendo no rio de janeiro, a autora, utilizando-se da voz de um narrador homem, que é também um escritor debatendo-se com as questões da escrita, torna possível, compreender que o conceito cultura abrange aspectos que deslocam o próprio sujeito, tomando individualmente ou em coletividade. Traz à tona questões referentes à identidade agora fragmentada do sujeito, á margem que toma o centro e ao consumo-entendido não apenas como material, mas simbólico e cultural, estendido a praticamente todo o globo pelos processos de produção e distribuição, mediados pelo marketing e pela publicidade, propulsores do consumo por seu papel de estimuladores dos desejos que induzem a consumir. Podemos ver que essa lógica se aplica à nordestina Macabéa na novela, visto que é ávida ouvinte da Rádio Relógio-que dá hora certa, cultura e anúncios-e interessada no cinema de Hollywood, destacando-se em especial a figura da atriz Marylin Monroe. Partindo de tais pressupostos, mostramos que A hora da estrela faz sobre a questão cultural e postula um possível conceito de cultura.
Tese: Literatura e corpo: um estudo da escrita feminina como ato de desterritorialização em Los vigilantes, de Diamela Eltit
Autor: Maria Luiza Tolentino
Local e ano: Belo Horizonte, 2005
Resumo: Este estudo visa analisar a relação existente entre literatura e corpo, na obra Los vigilantes, de Diamela Eltit. São desenvolvidas, na argumentação, reflexões sobre a escrita feminina que, como se sabe, nas últimas décadas, tomou rumos vitais na realização da desestruturação dos clássicos códigos narrativos. Margarita, a protagonista dessa novela da escritora chilena, tenta sobreviver, através as escrita, em uma sociedade que está sob constante estado de vigilância e de vigília. Percebemos, em nosso trajeto, a pertinência de trabalharmos com questões pilíticas, culturais, sociais e de gênero, com base nas teorias desenvolvidas por pensadores como Deleuze, Focault, Derrida, Antonio Negri, Michael Hardt, Girogio Agamben, Nelly Richard, Peter Pelbart, Idelber Avelar, entre outros.
Tese: A república em folhetim: A pátria mineira formando almas
Autor: Maria Ângela de Araújo Resende
Local e ano: Belo Horizonte, 2005
Resumo: Esta tese propõe analisar e interpretar o jornal A pátria Mineira, órgão de propaganda republicana, que circulou semanalmente em São João del-Rei, no período de abril de 1889 a maio de 1894.
A partir das relações entre história, memória e literatura, procurou-se investigar as questões relacionadas à manipulação e formação do imaginário republicano, através dos discursos produzidos por uma elite intelectual. O estudo discute as representações ficcionais, nesse periódico, da nação e da república no Brasil.
Utilizando como referência teórico-conceitual os produtos críticos sobre Fontes Primárias e Crítica Genética, foram consideradas as interlocuções sobre arquivo, procurando-se respostas para a recuperação da memória cultural. Outra linha de sustentação foram as reflexões sobre os chamados Estudos Culturais, que interpretam, sob nova luz, conceitos de memória, nação/ nacional e pátria.
Tese: Imagens de Gonzaga na ficção literária brasileira
Autor: Ilca Vieira de Oliveira
Local e ano: Belo Horizonte, 2005
Resumo: Este texto tem como objeto de estudo ass imagens do poeta Tomás Antônio Gonzaga na ficção literária brasileira. Com base em pressupostos teóricos e metodológicos da Literatura comparada, a presente pesquisa busca demonstrar como a imagem do poeta inconfidente se configura no discurso ficcional, como representante de mitos simbólicos do Estado- Nação, e examinar a re-construção e desconstrução da imagem do poeta por meio de um relato de dupla face que, ao encenar uma “história de amor”, encena uma história da nação”. Para fazer a análise das imagens do poeta, da poesia e da nação, em diferentes momentos de nossa história, selecionei as obras românticas Dirceu de Marília, de Joaquim Norberto de Sousa Silva, Gonzaga ou a conjuração de Tiradentes, de Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa, e Gonzaga ou a revolução de Minas, de Castro Alves, a obra modernista Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles, e as obras contemporâneas A barca dos amantes, de Antônio Barreto, e Boca de chafariz, de Rui Mourão. O leitor-escritor, em seu processo de reescrita, retoma a obra de Marília de Dirceu, a biografia de Gonzaga e a Inconfidência Mineira para (re)criar a imagem do poeta e da nação, acrescentando sentidos suplementares ao texto original; entretanto, ao tentar criar uma biografia ficcional para o poeta, não consegue apreender a sua totalidade, surgindo, então, uma imagem “fragmentária” e “inacabada”, como a própria história da nação.
Dissertação: Memória e identidade na tradição musical tricordiana
Autor: Lisa Paula Andrade Vilela de Oliveira
Local e ano: Três Corações,MG, 2005.
Resumo: iago e que contribuem para reconfigurar o panorama do pensamento crítico
no OcidenteA música popular ocupa, na cultura brasileira, um lugar privilegiado, podendo ser tomada como uma porta de entrada para o conhecimento de nossa história e de nossa sociedade. Sua relação com a identidade cultural da nação é bem conhecida, tendo sido objeto de estudo de um grande número de trabalhos e autores. È necessário, no entanto, perceber que as identidades locais e regionais possuem significativas diferenças em relação à identidade nacional. Nessa dissertação de Mestrado, portanto, analisamos algumas canções de diferentes épocas da tradição musical tricordiana e, tomando-as como rastros e vestígios do passado de Três corações, estudamos seu papel na construção da identidade cultural dessa comunidade, na preservação de sua memória e na representação dos conflitos que a atravessam. Desse modo, articulamos essas canções à memória e às tradições da cidade, contando para isso com a contribuição de alguns personagens de sua vida cultural, particularmente o Sr. Victor cunha, músico que possui um acervo de registros fonográficos e escritos.Como suporte teórico para essa análise, utilizamos conceitos e formulações de disciplinas diversas como a Teoria da Literatura, a História, os Estudos |Culturais e a Literatura Comparada. É um trabalho que julgamos relevante para o melhor conhecimento de história, da cultura e da identidade da comunidade tricordiana em seus diversos aspectos.
.
Tese: Cenários dissonantes- uma leitura de Cidade de Deus e dos raps dos racionais MC
Autor: Maria Beatriz Bastos
Local e ano: Belo Horizonte, 2005
Resumo: Este trabalho debate, a partir da leitura de Cidade de Deus, de Paulo Lins, e dos raps dos Racionais MC’s, a constituição de um novo local de enunciação no cenário contemporâneo – a periferia das grandes cidades brasileiras. A discussão sobre o intelectual subalterno negro, morador da favela, a sua relação com o espaço que habita e a configuração da identidade subalterna são os principais temas enfocados sob uma perspectiva teórica disjuntiva, em que se imbricam os campos do Comparativismo e dos estudos Culturais.
Tese: Literatura e cinema: no percurso da ex-tradição
Autor: Kênia Aulízia Herédia
Local e ano: Belo Horizonte, 2004
Resumo: Este trabalho propõe-se a analisar as obras Bandoleiras,
de João Gilberto Noll, A invenção de Morel, de Adolfo Bioy-Casares, “Os Nódulos Brancos”,
de Ricardo Piglia, e Coração Iluminado, de Hector Babenco. Tendo-se como suporte os conceitos
de ex-tradição e entre-lugar, pretende-se, no corpus selecionado, estudar a metáfora do exílio e
da máquina enquanto conceitos operacionais que nos permitem compreender as relações entre literatura,
cinema e cultura na atualidade. Para isso, faz-se uma reflexão sobre outros conceitos como polifonia,
dialogismo e hipertexto, que bordejam a idéia de deslocamento e mesclagem presentes nas formulações de
Ricardo Piglia e Silviano Santiago e que contribuem para reconfigurar o panorama do pensamento crítico
no Ocidente.
Tese: Para ver a Odisséia – entre a literatura, as artes plásticas e o cinema
Autor: Celina Figueiredo Lage
Local e ano: Belo Horizonte, 2004
Resumo: O objetivo central desta tese é estudar aspectos da recepção
da Odisséia de Homero no campo das artes visuais, a saber, das artes plásticas e do cinema.
Para tal, analisamos a visualidade presente no poema e o modo como o poeta estimula a imaginação
plástica através de imagens visíveis e invisíveis. Na esfera das artes plásticas, investigamos a
iconografia do ciclope no âmbito da escultura e da pintura antigas, o seu intercruzamento com a épica
homérica e o modo como essas representações incorporam múltiplas referências culturais. Na área do cinema,
tecemos comentários sobre dois filmes de importantes cineastas contemporâneos, O Desprezo de Godard e Um
Olhar a cada dia de Angelópoulos, que estabelecem um diálogo com Homero e lançam novos olhares sobre a Odisséia.
Finalmente, analisamos alguns conceitos relativos à tradução intersemiótica e à tradição estética ocidental,
a fim de demonstrar como as operações tradutórias oferecem aos artistas um campo fértil de expressão e de criação.
Nesse sentido, propusemos uma reformulação da questão homérica, sugerindo que ela deva ser enfocada do ponto
de vista da recepção dos poemas.
Tese: As concepções de Transversalidade, Interdisciplinaridade e
Transdisciplinaridade como base do processo de formação de formadores da Educação Básica;
um estudo de caso no Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH)
Autor: Nali Rosa Silva Ferreira
Local e ano: Belo Horizonte, 2001
Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar as novas propostas e diretrizes oficiais para
reestruturação e adaptação de cursos superiores de formação inicial de professores da Educação Básica,
tendo como centro de análise o eixo que identificamos como estratégico, constituído pelas concepções de
transversalidade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade (TIT), colocado como princípio organizador
de currículos dos cursos referidos.
O trabalho inicia-se por estudo documental relativo à base normativa que se refere à estruturação e
adaptação de currículos dos cursos superiores referidos, tendo em vista a identificação do eixo TIT.
Segue-se com estudo bibliográfico destinado a estabelecer as concepções da trilogia TIT, com ênfase em
suas bases filosóficas e epistemológicas.
Por fim, mediante pesquisa de campo, realiza-se’ um estado de caso destinado a acompanhar o processo de
organização e adaptação de currículos de cursos de formação de professores, tomando-se como foco os Cursos de
Letras, Matemática e Pedagogia do Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), procurando-se analisar as
percepções e reações dos pesquisadores em relação à nova orientação (TIT) expressa nas propostas e diretrizes oficiais.
O estudo dos dados da pesquisa de campo mostrou, que as dificuldades encontradas para implementar a nova orientação
TIT nos currículos dos cursos de formação de professores devem ser vistas como indicações para um processo necessário
de estudos e capacitação dos formadores de docentes, em geral, que atuam nos cursos de formação de professores no
sentido do esclarecimento e aprofundamento conceitual em relação à orientação TIT que está colocada, de modo que
sejam criadas condições favoráveis à sua efetiva implementação.
Tese: A pedagogia de projetos na educação em Ciência & Tecnologia à luz da ciência da
complexidade e do conceito de negociação; estudo de caso no ensino de Física dos cursos de
Engenharia Industrial do CEFET-MG
Autor: Anderson Fabian Ferreira Higino
Local e ano: Belo Horizonte, 2002
Resumo: Partindo de uma abordagem histórico-conceitual, o trabalho discute a necessidade
e relevância de uma nova concepção de pedagogia de projetos para o atual momento da educação brasileira.
Especialmente na área de educação em Ciências & Tecnologia, defende-se o recurso à Ciência da Complexidade
e ao conceito de negociação nas redes sócio-tecnológicas, como fontes complementares de contribuição a
visões teóricas já consagradas.
Dentro do paradigma naturalista de investigação educacional, apresenta-se um estudo de caso sobre o Projeto
Laboratório Aberto de Física (LAF), em andamento nos cursos de Engenharia Industrial do CEFET-MG.
A pesquisa quantitativa mostra a presença consistente de elementos de negociação e complexidade na
dinâmica dessa experiência de educação humanístico-tecnológica integral do cidadão-profissional.
Conclui-se com a indicação da importância de dar continuidade à investigação das perspectivas abertas
pelo pensamento complexo e pelo conceito de negociação. Sugere-se também a realização e a análise de
novas experiências pedagógicas baseadas ao Projeto LAF. A geração de novas contribuições teórico-práticas
à pedagogia de projetos pode favorecer uma apreciação mais adequada de seu valor, num contexto de mudança
curricular e busca de estratégias para a melhoria da educação em Ciência & Tecnologia.
Tese: Literatura e outros jogos
Autor: Zak Zangrando Cardoso
Local e ano: Brasília
Resumo: O trabalho propõe uma re-leitura de algumas das principais questões da teoria
da literatura a partir de uma aproximação/comparação entre o texto literário e o jogo. Partindo de
quatro elementos gerais, presentes no jogo, jogadores, peças, regras e espaço, apresenta-se o texto
literário como um tipo particular de jogo. Ao longo do trabalho, relacionam-se: os jogadores à interação
dinâmica entre autor e leitor; a manipulação das peças á exploração das possibilidades combinatórias e
artísticas das palavras; as regras às diversas formas de controle e julgamento atuando sobre o texto; e o
espaço aos limites do texto escrito. A literatura é apontada como um jogo de (re)criação, expectativa, interpretação;
um produto de inter-relações complexas e harmônicas entre seus diversos elementos constituintes.
Tese: Arte: Ambiência Estética, Imaginativa e Metafórica
Autor: Fernando Deoud
Local e ano: Belo Horizonte, 2005
Resumo: Este trabalho busca, através do estudo da confluência de conhecimento em diversas áreas,
formular o conceito de ambiência estética, imaginativa e metafórica e demonstrar sua importância para a
arte-educação. Aborda de maneira objetiva as conexões e entrelaçamentos entre arte, estética, cognição,
imaginação e metáfora a partir de uma análise de alguns dos principais estudos e conclusões na arte e na
ciência no século XX e de seus desdobramentos no século XXI.
Tese: Cinema, texto e performance: A vida em obra de Glauber Rocha
Autor: Jair Tadeu da Fonseca
Local e ano: Belo Horizonte, 2000
Resumo: Estudo sobre a relação entre os filmes, os textos e a
performance de Glauber Rocha na cena político-cultural de seu tempo, de modo a
mostrar que a disseminação de traços biográficos e autobiográficos em sua obra
não serve apenas à criação de um auto-retrato, mas à conformação alegórica da
figura social do artista-intelectual brasileiro, latino-americano e
“terceiro-mundista”, considerando-se sua articulação com projetos nacionais e
transnacionais no âmbito da política e da cultura, nas décadas de 50, 60, 70 do
século XX.
Tese: Ficção feminina no
Brasil, uma história de esquecimento
Autor: Maria José Motta
Viana
Local e ano: Belo Horizonte, 2002
Resumo: A relação de
resistência que a história da literatura brasileira manteve com a narrativa
ficcional de autoria feminina, especialmente no século XIX, quando ambas surgem
no Brasil, motivou esta pesquisa, que se conduz buscando compreender as causas
do silêncio dos historiadores sobre os romances escritos por mulheres. O estudo
toma como ponto de partida as obras historiográficas da literatura brasileira
de autores reconhecidos, para pensar sobre os critérios de avaliação da
produção literária brasileira do período e como eles determinaram o apagamento
de parte dessa história. Busca-se mostrar que a desqualificação da literatura
de autoria feminina deve-se, entre outros fatores, às estruturas
sócio-culturais gendradas que sustentavam a
construção da idéia de identidade nacional para o Brasil; ao lugar destinado às
mulheres nesse processo, qual seja o de produtoras de cidadãos, sem terem elas
direito de cidadania; ao sistema educacional inoperante e sexista;
à construção de uma História do Brasil factual e tendenciosa; ao apego a
modelos científicos e religiosos misóginos.
Tese: Fronteiras em Falso:
a poética migrante de Guimarães Rosa
Autora: Marli de Oliveira Fantini Scarpelli
Local e ano: Belo Horizonte, 2000
Resumo: Este texto investiga
o modo como a “poética de fronteira”, de Guimarães Rosa, problematiza a
hibridez cultural e a heterogeneidade conflitiva
geradas por distintos confrontos, em âmbito regional, nacional e transnacional.
A partir do enfoque do deslizamento recursivo entre renovação e restauração,
explora-se a escrita como matriz literária para novas formas de habitar e de
ler o mundo.
Tese: Geografias de exílio
Mario Benedetti, um intelectual latino-americano
Autora: Miriam Lídia Volpe
Local e ano: Belo Horizonte, 2002
Resumo: Esta tese examina o perfil do escritor uruguaio Mario Benedetti, autor de relevante produção nos gêneros do
conto, do romance, da poesia e do ensaio. Adotando-se a perspectiva do ensaio
biográfico, matizada pelo suporte teórico e pela crítica textual, considerou-se
a trajetória intelectual e literária de Benedetti a
partir dos conceitos de exílio, insílio e desexílio presentes em sua obra. Efetuou-se, também, a
análise de algumas de suas principais obras, relacionando-as com uma reflexão
sobre o papel do intelectual na América Latina.
Tese: Guerrilha Mamaluca: Um estudo da poesia de Sebastião Nunes a partir
da articulação entre poesia e técnica
Autor: Fabrício Marques de
Oliveira
Local e ano: Belo Horizonte, 2004
Resumo: Esta tese analisa os
livros de poemas escritos por Sebastião Nunes e reunidos nas “Antologias Mamalucas”,
publicadas no final da década de 80 do século passado. Nesses textos o autor
apropria-se parodisticamente de técnicas
publicitárias e jornalísticas, do design gráfico e da citação para criticar a
sociedade de consumo, a classe média e as estruturas de poder. O poeta promove,
assim, uma estética da pilhagem, por meio de colagens e interferências das mais
diversas naturezas, acionadas em meio à escatologia e à sátira menipéia.
O trabalho se organiza em quatro partes. Na primeira, o objetivo
é demarcar uma tradição com a qual se articula a poética de Sebastião Nunes,
elegendo os nomes de Mallarmé, Apollinaire, e. e. cummings
e o português Alberto Pimenta como criadores associados a procedimentos
experimentais e de vanguarda, com os quais se podem aproximar características
dos poemas de Nunes. Nessa mesma parte procura-se situar e caracterizar os
poemas do autor das “Antologias Mamalucas”.
A segunda parte tem a função de delimitar a conceituação de
técnica e tecnologia num panorama histórico-cultural, além de relacionar os
dois conceitos com a poesia de uma forma mais ampla. A ênfase no aspecto
técnico (o domínio das linguagens poéticas e publicitárias, por exemplo) só
procura acentuar a contradição entre o tecnicismo e a eficiência exigidos pela
sociedade industrial, de um lado, e a oposição a esse mesmo tecnicismo,
colocado sob suspeita pelo autor.
Em seguida, na terceira parte, o foco recai sobre as técnicas
utilizadas pelo poeta, ou seja, aborda o modo pelo qual as técnicas
jornalísticas e publicitárias são utilizadas pelo poeta para minar, de dentro,
essas linguagens. Também merecem destaque procedimentos como o uso de citações
e do design gráfico.
A última parte concentra-se na maneira como Sebastião Nunes
constrói seus poemas a partir dos entrechoques entre texto verbal e imagem,
levando-se em conta as técnicas de montagem e de fotografia. É uma poesia que
se articula na idéia de mistura entre diferentes modalidades de texto (escrito
e gráfico), de integração num único elemento poético de códigos verbais e
visuais; mas sobretudo nas tensões entre texto escrito e imagem. Nesse capítulo
e na tese de um modo geral, a direção a ser tomada leva em conta o fato de uma
poesia como a de Sebastião Nunes pode ser melhor apreendida na perspectiva de
uma visualidade diagramática, na superposição de diagramações.
O estranhamento promovido pelos poemas de Sebastião Nunes pode
ser lido como um gesto sabotador na grande engrenagem das relações de poder (e
assim romper com as instituições, com um padrão de bom gosto literário). É uma
atitude de alguém fora da lei – porque se utiliza de tecnologia transgressora,
como a paródia - , que quebra regras, mas em seguida institui suas próprias
leis, ao combinar textos verbais e não-verbais em seu mundo às avessas.
Tese: Lanterna dos Afogados: Literatura, História e Cidade em meio à
selva
Autor: Luis Heleno Montoril Del Castilo
Local e ano: Belo Horizonte, 2004
Resumo: Este trabalho trata
da relação existente entre Literatura, história e cidade na Amazônia. Articula
o projeto iluminista de transformação do espaço amazônico com as culturas
movediças ausentes da sistematização e do controle através da técnica. Faz isso
constatando a transformação da cidade de Belém através de fotos, mapas e
relatos de viajantes. Confronta-os com os olhares e vozes surgidas nas margens
dessa cidade, através do imaginário do caboclo amazônico e da literatura de Dalcídio Jurandir.
Tese: Museu-Máquina:
Ricardo Piglia e seus precursores
Autora: Maria Antonieta
Pereira
Local e ano: Belo Horizonte, 1997
Resumo: A partir da obra A
cidade Ausente, este trabalho discute como a maquinaria textual de Ricardo Piglia dialoga com o museu literário de Macedônio
Fernández, Roberto Arlt e Jorge Luis Borges. Através
das metáforas da máquina de relatos e do museu da tradição, o romance tematiza um mundo finissecular em
que experimentos políticos, científicos e tecnológicos inventam seres e
linguagens artificiais, alteram os conceitos de cidadania e nacionalidade e
resistem ao desaparecimento das tradições culturais.
Tese: Mil e uma noites de
futebol, o Brasil moderno de Mário Filho
Autor: Marcelino Rodrigues
da Silva
Local e ano: Belo Horizonte, 2003
Resumo: Tomando a imprensa
como lugar de combate entre diferentes interpretações do esporte, esta tese
procura avaliar a contribuição do jornalista Mário Filho na construção dos
sentidos que o futebol adquiriu na cultura brasileira. A análise dos jornais e
revistas da década de 1910 reunidos no álbum do goleiro Marcos de Mendonça
evidencia a predominância de um certo modelo de tratamento jornalístico do
esporte, através do qual as elites buscavam conservá-lo sob seu domínio
simbólico. O exame de espaços editoriais dirigidos por Mário Filho no decênio
de 1930 revela o surgimento de um novo tipo de jornalismo esportivo, que dava
visibilidade e legitimidade aos modos populares de fruir e interpretar o
futebol. O estudo do livro O negro no futebol brasileiro, escrito a partir de
crônicas publicadas pelo jornalista nos anos quarenta, mostra um grande esforço
memorialístico que tenta resolver essa contradição
por meio da conversão racial. Na história da interpretação do futebol no
Brasil, Mário Filho teria desempenhado papéis performáticos e pedagógicos,
contribuindo para uma redefinição do modo como a sociedade representa a si
mesma através do esporte.
Tese: O Aparato Eletrônico
na narrativa pós-moderna
Autora: Noeme
da Piedade Lima Klingl
Local e ano: Belo Horizonte, 2003
Resumo: O trabalho visa analisar “O arco-íris da gravidade”, de Thomas Pynchon,
como uma ocorrência de escrita pós-moderna, que estabelece um diálogo com as
tecnologias de comunicação e de informação das últimas décadas. Mediante
estratégias textuais, a que se submetem as referências culturais presentes na
obra, instaura-se uma leitura não linear e interativa, geradora de uma rede de
sentido que é marcada pela ambivalência. O leitor constrói os percursos de
sentido, entre os quais as linhas de trama sempre em processo de constituírem-se.
Regido pela simulação, o texto apresenta traços residuais de representação,
operados pela leitura, como forma de produzir um objeto estético suigeneris.
Tese: O inútil de cada um
de Mário Peixoto
Autor: José Eduardo Marco
Pessoa
Local e Ano: Belo Horizonte, 2000
Resumo: Esta tese apresenta
um estudo genético de 13 capítulos do romance “O inútil de cada um – Itamar”, de Mário Peixoto, publicado em
1984. Tais capítulos são ampliações de 14 capítulos de um romance com o mesmo
nome e datado de 1934. Os capítulos estudados sofreram um longo processo de
ampliação, em seis fases distintas de escritura (cinco de Mário Peixoto e uma
de Octavio de Faria). A edição desses capítulos á apresentada em três versões,
a saber: o capítulo como se apresenta na edição de 1984, a sua transcrição
genética (em que as seis fases de escritura são apresentadas em conjunto), e as
fases de escritura, quando se estuda cada uma separadamente. Foi usada uma
segunda cor (azul) para as inclusões operadas no texto e o negrito para o texto
de 1934.
Tese: Vestígios da Tradição
Judaica: Borges e outros Rabinos
Autora: Lyslei
de Souza Nascimento
Local e ano: Belo Horizonte, 2001
Resumo: A partir da obra de
Jorge Luis Borges, esta tese discute a presença da tradição judaica na literatura
e na arte contemporânea. A inscrição de vestígios dessa tradição nos textos borgianos apontou para uma prática e uma poética que, ao
utilizar estratégias de preservação da memória, delinearam um espaço narrativo
e performático em que a tradição cultural e literária encena identidades,
discursos, poderes. Pensar a cultura latino-americana como herdeira desse
legado judaico revelou-se como uma possibilidade de resistência e de
sobrevivência do saber narrativo na atualidade.
Tese: Vôos e sombras: um
discurso sobre a leitura no ensino médio
Autor: Agostinho Potenciano de Souza
Local e ano: Belo Horizonte 2003
Resumo: Esta pesquisa tem
como objeto a indagação de como se dá a formação do leitor no ensino médio.
Acredita-se que a compreensão das condições da leitura na escola pode ser útil
para a melhoria dos trabalhos pedagógicos que nela se realizam. De modo
específico, poderá auxiliar na formação de profissionais do ensino que se
envolvem com a atividade de leitura no ensino médio.
Foram realizados próprios da Análise do Discurso: ouvir, em
entrevistas gravadas, os sujeitos envolvidos com essas práticas, alunos e
professores; por agrupamento de regularidades de sentido (direção e
significação), procurar uma configuração das condições de leitura como eram
vistas pelos participantes do corpus; construir quadros de referência às
identidades, ou à mobilidade das identidades dos sujeitos, na procura de uma
síntese na vasta dispersão dos discursos. Talvez, tenha conseguido um esboço
dos imaginários sociais que tecem a rede de relações que o modo escolar
propicia.
Dois capítulos constituem o diálogo da ciência na qual se insere
o tema: as indagações sobre a natureza da linguagem e do seu funcionamento
realizadas nos últimos vinte e cinco anos, no âmbito das universidades
brasileiras, foi o primeiro percurso. Percebe-se um distanciamento de
concepções mais apropriadas à vida social interativa e à prática da linguagem
como processo de significação. Na seqüência, na linha das experiências de
outros pesquisadores que buscaram teorias renovadoras e a levaram à prática, as
indagações voltaram-se para as complexas concepções de leitura que têm
provocado polêmicas, como a leitura funcional e a leitura revolucionária.
Enlaçado os dois capítulos teóricos, a pesquisa opta por um conceito de
linguagem como atividade discursiva e nela insere as concepções e práticas de
leitura.
As bases teóricas sobre linguagem e leitura somaram-se às
proposições de Análise do Discurso para analisar no capítulo quarto a situação
dos alunos como leitores. Seus pontos de vista indicam dificuldades em
acompanhar a leitura obrigatória, especialmente quando estão ausentes práticas
que dinamizem os dizeres das leituras feitas. Os discursos explicitam de forma
enfática as más condições sociais de origem e da própria escola para a
realização de projetos de leitura.
No quinto capítulo, os professores, com freqüência tomados de
comoção, ora lamentam a impossibilidade de envolver os alunos em leituras
proveitos, ora, de certa forma gloriosos, narra experiências de sucesso com
trabalhos realizados. Um tanto presos à tradição da leitura literária de
romances do século XIX, sentem-se isolados na instituição no que se refere às
práticas culturais que movimentem o interesse pela leitura.
O trabalho deixou um sentimento de que a apropriação dos
procedimentos da Análise do Discurso permitiu uma reflexão crítica mais atenta
à pluralidade de sentidos. Dessa forma, a heterogeneidade discursiva torna-se
um reflexo da outra heterogeneidade: a dos sujeitos.
Isso indica que o meio escolar pode ganhar novos rumos, desde
que dê mais chance aos movimentos de interação, de aprendizagem relacional e
dialógica, alterando o modo escolar das práticas leitoras.
Dissertação: A construção de
estratégias textuais nas crônicas esportivas de Luís Fernando Veríssimo
Autor: Vera Lúcia Aparecida
Rezende
Local e ano: Belo Horizonte, 2002
Resumo: O objeto de estudo
desta dissertação consiste na localização, na análise e na descrição de
estratégias textuais utilizadas pelo escritor Luís Fernando Veríssimo em suas
crônicas esportivas. A construção dessas estratégias, ou do autor-modelo, pelo
escritor se processa através de marcas textuais deixadas no texto, formando
aquilo que se pode chamar de seu estilo.Estes índices textuais serão explicitados pela Teoria Semiolinguística
de Umberto Eco (Eco,1979),pelo jogo semiológico de Barthes
(BARTHES,1997),articulado ao jogo intertextual proposto por Júlia Kristeva (
Kristeva, 1978).
Em nosso estudo relacionado ao mapeamento das
estratégias textuais de leitura concretizadas no texto da crônica esportiva, é
objetivo maior mostrar que as expectativas de leitura de uma obra estão
relacionadas com as imagens que autor e leitor fazem um do outro como
interlocutores que são nesse processo. Ainda que essas imagens possam ser tanto
de leitores empíricos quanto de
leitores- modelos, e sejam determinantes no processo de significação, o nosso
estudo é, fundamentalmente, o levantamento de imagens que caracterizam o leitor-
modelo.
A atividade de leitura consiste, pois, numa prática de produção
de sentido entre aquele que escreve (autor empírico),vestido de um estilo (
autor-modelo), para um leitor empírico que deverá vestir-se de um certo estilo,
fazendo esta simetria com o autor-modelo,embora possa haver assimetria.A
pesquisa de leitura está direcionada para a caracterização da relação
autor/leitor modelos, ou seja, das estratégias textuais.
Dissertação: Adiante Inverso:
literatura, cinema e estratégias temporais em “O Doce Amanhã” e “Um céu de estrelas”
Autor: Márcia Valadares Viegas Lopes
Local e ano: Belo Horizonte, 2002
Resumo: A presente
dissertação tem como o objetivo a análise das estratégias narrativas temporais
nos meios literário e cinematográfico, a partir dos romances “O doce amanhã”, de Russel Banks, e “Um Céu
de estrelas”, de Fernando Bonassi, e de suas
transposições homônimas para o cinema, dirigidas respectivamente por Atom Egoyan e Tata
Amaral.
Dissertação: Agosto e
o discurso marginal Fonsequiano
Autor: Osmar Pereira Oliva
Local e ano: Belo Horizonte, 1999
Resumo: Análise do
entrecruzamento da ficção e da História na composição do texto literário, a
partir do romance Agosto, de Rubem Fonseca, passando pela caracterização do
discurso desse escritor: a linguagem da violência, ambientes policialescos, imprevisibilidade narrativa e a tentativa de
apreensão do real.
Dissertação: Âncoras ao vento:
Ensaios da desconstrução em Ana Cristina César
Autora: Franciene
Gripp de Oliveira
Resumo: Análise da ensaística de Ana Cristina César em Escritos no Rio,
considerando suas relações com o contexto teórico do estruturalismo e do
pós-estruturalismo e com aspectos intersubjetivos das discursividades
crítica, poética e biográfica. A crítica da autora, na década de 70, assinala
várias transições em curso: o retorno do sujeito à teoria literária, e as
transformações acadêmicas ocorridas na universidade brasileira, a passagem do
país pela repressão política e por uma transformação tecnológica. Marca,
também, um revolucionário período de alteração nos comportamentos individuais,
quando a subjetivação se recoloca – como um novo dado- na leitura dos processos
de significação, e certas posições ideológicas são deslocadas por temas
relativos aos discursos das minorias emergentes.
Dissertação: Carlos Drummond de Andrade – Leitor Crítico de Poesia
Autor: Patrícia Vanessa da
Silva Valle
Local e Ano: Belo Horizonte, 2002
Resumo: Este trabalho
propõe-se a refletir sobre Carlos Drummond de Andrade como leitor-crítico de
poesia no interior de sua própria produção poética. Para tanto, lança-se mão
dos poemas-homenagem presentes na seção “Cantar de Amigos”, de Antologia
Poética. Essa seção compõe-se de poemas que parecem constituir uma poética da
leitura e da crítica em
Carlos Drummond.
Dissertação: Cinema e Televisão no
Brasil: Transgênese Comunicativa
Autora: Luciene dos Santos
Local e Ano: Belo Horizonte, 2000
Resumo: Análise do processo
de hibridação e interação das imagens cinematográficas e televisuais no Brasil
(seriados, minisséries e novelas). Levando em consideração a pulsão social do
mundo da vida que alimenta a construção e a constituição da obra ficcional, ao
mesmo tempo em que essas obras como potências simbólicas animam o mundo
cotidiano e contribuem para a constituição deste social. Reconhecemos portanto,
o cinema e a televisão como práticas culturais enraizadas na vida social.
Dissertação: Clarice Lispector,
olhar mutante: Descentramento identitário
em “A hora da Estrela”
Autor: Luiz Fernando Lima
Braga Júnior
Local e ano: Belo Horizonte, 2002
Resumo: Este trabalho tem
como objetivo principal investigar as formas de descentramento
identitário encontradas na obra “A hora da estrela”,
de Clarice Lispector, através das diferentes facetas assumidas pelo narrador
mutante e pelo diálogo intertextual estabelecido entre a narrativa de Lispector
e literatura engajada do regionalismo, do realismo socialista e da
Contracultura no Brasil entre as décadas de 30 e 70 do século XX.
Consideram-se, na pesquisa, as confluências entre identidade e alteridade que
se articulam no processo de carnavalização da narrativa pós-moderna, o que
ocorre com o destronamento dos modelos identitários
que fundamentam a literatura explicitamente engajada.
Dissertação: Corpo, texto e território: em “Dinheiro queimado”, de
Ricardo Piglia e “O quieto animal da esquina”, de
João Gilberto Noll.
Autora: Maria Aparecida Vidigal Barbosa Azevedo
Local e ano: Belo Horizonte, 2001
Resumo: A partir da análise da figura emblemática do herói
gauchesco, dos espaços em que transita e de suas transformações ao longo do
tempo, este trabalho investiga as relações discursivas existentes entre o corpo
físico, o texto narrativo e o território nacional nas obras “Dinheiro queimado”, do argentino
Ricardo Piglia e “O quieto animal da esquina”, do brasileiro João Gilberto Noll.
Dissertação: Dalcídio
Jurandir: regionalismo, relações raciais e de poder, em “Marajó”, e “Três casas
e um rio”
Autora: Zélia Amador de Deus
Local e ano: Belo Horizonte, 2001
Resumo: Esta dissertação
estuda dois romances de Dalcídio Jurandir – “Marajó” e “Três casas e um rio”, nas seguintes
perspectivas: discute o regionalismo e a relação centro-periferia; enfatiza as
vozes negras presentes nas tramas dos romances, articulando-as com outras vozes
fora da ficção; ressalta as vozes do poder que, por sua vez, também dialogam
com outras vozes fora das narrativas. Em suas obras, o autor dá visibilidade à
Amazônia, denuncia o poder arbitrário, e tira do silêncio as múltiplas vozes
que rompem com a história oficial.
Dissertação: Entre dobradiças e
dobraduras: A construção da personagem em Stella Manhattan,
de Silviano Santiago e Brazil, de John Updike
Autor: Josane
Fátima Barbosa
Local e ano: Belo Horizonte, 2002
Resumo: Este estudo investiga
as estratégias que o leitor precisa acionar para realizar leituras da
literatura contemporânea e, conseqüentemente, de seu mundo. Uma dessas
estratégias consiste na percepção da globalização como um processo que ocorre
por meio de um certo mascaramento da realidade:
prega-se a política da boa vizinhança, enquanto cresce a intolerância,
desembocando na criação de estereótipos. As diásporas também constituem um
aspecto importante da realidade atual, por colocarem em trânsito pessoas que
são obrigadas a reverem suas noções de identidade e de nação. Ambas as
estratégias estão traduzidas nas personagens dobradiças, de Stella Manhattan, e nas personagens dobraduras, de Brazil. Elas oferecem oportunidades de se perceber como
esses fenômenos contemporâneos de deslocamentos e convivências vêm reconfigurando as estratégias de sobrevivência do sujeito
no mundo de hoje.
Palavras-chave: Globalização. Diásporas. Personagens dobradiças
Personagens dobraduras.
Dissertação: Entre-Dois:
Noll-Antonioni Literatura-Cine-Movimento
Autor: Rose Mary da Silva
Cordeiro
Local e Ano: Belo Horizonte, 2000
Resumo: Um estudo do
movimento, na ficção de João Gilberto Noll e no
cinema de Michelangelo Antonioni. A intenção foi observar as imagens
apresentadas em relação direta com a espacialização, a partir dos personagens
postos em percurso.
Essa análise também objetivou demonstrar que os autores
formulam, em suas obras, uma narratividade que sinaliza para o contínuo através
de descontinuidades.
Dissertação: Eros e Poiesis / Um estudo das manifestações do erotismo na poesia
de Max Martins
Autora: Ana Maria Vieira
Silva
Local e ano: Belo Horizonte, 2001
Resumo: Este trabalho analisa
o erotismo em suas diferentes formas de manifestação nas obras poéticas de Max
Martins, reunidas em Não para consolar (1992), livro de poesias que contém
quase todas as publicações desse poeta paraense. Max Martins, desde a sua
primeira obra - O Estranho (1952) - deixa transparecer, mesmo que de forma simbólica,
o gosto pelo erótico, temática que será confirmada definitivamente nos poemas
de H’era (1971). A partir dessa obra o erotismo torna-se mais presente,
intensificando-se em expressividade e explicitação nas demais obras posteriores
de Max Martins.
Dissertação: Espaços de
hipertexto, mídia e cultura em “O mez da grippe e outros livros”, de Valêncio Xavier
Autora: Marta da Piedade
Ferreira
Local e ano: Belo Horizonte, 2004
Resumo: A partir do estudo
das narrativas de “O mez da grippe e outros livros”,
de Valêncio Xavier expomos, de início, um pouco da
história do conto e da novela e, ainda, indicamos algumas das transformações
dos dois gêneros até a nossa atualidade. Sobre o conto, buscamos posições dos
escritores críticos Edgar Allan Poe, Julio Cortazar, Horácio Quiroga e Ricardo Piglia; e, a
respeito da novela, posicionamo-nos com Menendez y Pelayo, Andrés Amnorós e Jean
Bloch-Michel. Ademais, situamos dados sobre a estrutura imagética e narrativa
de Valêncio Xavier, quais foram as formas que o autor
utilizou para construí-las, ao mesmo tempo em que se apropriou da mídia, de
histórias mitológicas e de fatos históricos, perfazendo uma mesclagem
intersemiótica, com uma multiplicidade de tramas
justapostas a fragmentos lingüísticos e culturais de nossa sociedade. Além
disso, mostramos a estruturação hipertextual e
icônica das narrativas valencianas, em disposição não-linear, tomando-a, desse
modo, como uma nova forma de texto literário, tendo sobretudo em vista o
formato do livro que conhecemos. Para o comentário mais específico do corpus
literário em questão, buscamos depoimentos do escritor em entrevistas e
leituras críticas de observadores privilegiados Décio Pignatari, Boris Schnaiderman, Flora Sussekind,
Ricardo Aleixo. Balizamo-nos, também, por Umberto Eco, Hans Meyerhoff,
Pierre Lévy, Antoine Compagnon,
Alberto Manguel, Lucia Santaella,
Ítalo Calvino, Hugo Achugar, dentre outros. Assim,
buscamos demonstrar, com este trabalho, que o autor imprime uma releitura da
tradição romanesca, através de uma literatura contemporânea e visualmente
inovadora, a resultar em textos desafiadores e intrigantes, uma literatura grafoliterária, como a designa Décio Pignatari.
Dissertação: Literatura e Cinema:
no percurso da ex-tradição
Autora: Kênia
Aulízia Herédia
Local e ano: Belo Horizonte, 2004
Resumo: Este trabalho
propõe-se a analisar criticamente as obras Bandoleiros, de João Gilberto Noll, A invenção de Morel, de
Adolfo Bioy-Casares, “Os nódulos brancos”, de Ricardo
Piglia, e Coração Iluminado, de Hector
Babenco. Tendo-se como suporte os conceitos de
ex-tradição e entre - lugar, pretende-se, no corpus selecionado, estudar a
metáfora do exílio e da máquina enquanto conceitos operacionais que nos
permitem compreender as relações entre literatura, cinema e cultura na
atualidade. Para isso, faz-se uma reflexão sobre outros conceitos como
polifonia, dialogismo e hipertexto, que bordejam a
idéia de deslocamento e mesclagem presentes nas
formulações de Ricardo Piglia e Silviano Santiago e
que contribuem para reconfigurar o panorama do
pensamento crítico no Ocidente.
Dissertação: Literatura e marginalidade: o escritor como falsário
Autora: Maria das Graças Fernandes Nogueira
Local e ano: Belo Horizonte, 2004
Resumo: Esta dissertação
propõe investigar a formação do escritor e sua representação no universo da
narrativa contemporânea, bem como a formação do texto literário como ato de
apropriação. Essas questões foram abordadas a partir dos textos literários
“Agruras de um jovem escritor” e “Intestino grosso”, de Rubem Fonseca, “Nome
falso”, de Ricardo Piglia; e “Escritor fracassado”,
de Roberto Arlt. Para a análise proposta, tornou-se
como ponto de partida o conceito de autor, problematizado, particularmente, por
Michel Foucault, em O que é um autor, e por Roland Barthes, em “A morte do
autor”. A partir dessa discussão, coloca-se em pauta a noção de autoria, bem
como a autoridade de que se investe o autor para assumir uma obra no contexto
contemporâneo, o que implica discutir, também, as diversas instâncias
narrativas que concorrem na composição do texto literário – como narrador e
personagem - , tornando-se como base teórica, principalmente, as reflexões de
Walter Benjamin, Silviano Santiago, Mikhail Bakhtin e Antoine Compagnon.
Dissertação: Literatura
Latino-americana e modernidade: a constituição do sujeito
Autora: Claudiane Gurgel Bickel
Local e ano: Belo Horizonte, 2004
Resumo: A ficção literária, principalmente a de um contexto periférico,
contribui para a problematização acerca da questão do
sujeito. Para se chegar à relação sujeito/literatura, faz-se um histórico sobre
a questão do sujeito, que passa pela arqueologia foucaultiana,
a psicanálise freudiana e lacaniana e a esquizoanálise
de Deleuze e Guattari. Articulações com a questão da
subjetividade são também refletidas nos conceitos: “descentramento”,
différance,
“suplemento”, “entre - lugar” da literatura latino-americana, “idéias fora de
lugar”; além da discussão dos estudos culturais e pós-coloniais e as respectivas
recepções na América Latina. Para refletir acerca da elaboração da
subjetividade subalterna, a partir de “Grande
Sertão: veredas”, e estabelecendo um paralelo com “Vidas secas” e “El amor en los tiempos del cólera”,
privilegiam-se questões como a identidade nacional, nação e modernização, além
da noção de consciência de país subdesenvolvido e os conceitos de
“transculturação” e “segmentaridade”, que nos ajudam
a perceber uma condição migrante intrínseca ao indivíduo subalterno. Conclui-se
que a complexidade da relação sujeito / literatura e o caráter inesgotável de
ambos estão no olhar histórico lançado, a cada época, ao homem e à ficção.
Dissertação: Música para fagote e
piano no Brasil: Histórico, análise de obras selecionadas e catálogo
Autor: Mauro Mascarenhas
Júnior
Local e ano: Rio de Janeiro, 1999
Resumo: “Esta dissertação
trata da catalogação da música brasileira para fagote e piano, abordando o
surgimento da música de câmara, na Europa e no Brasil, e as primeiras obras de
câmara para fagote, compostas no Brasil. Como conclusão, encontra-se uma
análise, de cinco peças selecionadas, nas quais foram utilizadas técnicas de
instrumentação contemporâneas”.
Dissertação: O amoroso, O poético e O social em “Ardiente paciência” e em “O carteiro e o poeta”
Autora: Angelita Cristiane Candido
Local e ano: Belo Horizonte, 2002
Resumo: Este trabalho elegeu
o método comparativo para o estudo de duas obras fílmicas,
“Ardiente Paciência” do diretor chileno Antonio Skarmeta e O carteiro e o poeta do diretor americano
Michael Radford, ambas baseadas em uma mesma obra
literária; “El cartero de
Neruda” (Ardiente paciência) do escritor Antonio Skarmeta, a partir de uma proposta culturalista,
com a perspectiva de analisar as práticas discursivas literárias, teatrais e
cinematográficas e suas semiologias, em ambos os diretores.
Tendo em vista aspectos amorosos, poéticos e sociais, nosso
objetivo foi analisar as fronteiras e os diálogos narrativos entre textos
distintos, ou seja, o livro e suas adaptações; bem como seus procedimentos sígnicos diante dos contextos históricos, considerando as
obras, tanto como fenômenos artísticos e auto-referentes, quanto sociais e
referenciais. Fenômenos estes estimuladores das reflexões e questionamentos
oportunizados pelos autores, sobre a linguagem ficcional e seus referentes
históricos e sobre a memória dos fatos e o esquecimento ativo que produz novas
versões.
Dissertação: Os anos sessenta em “Panamérica”, de José Agrippino
de Paula: pop, guerrilha, performance
Autor: Carlos Henrique Bento
Local e ano: Belo Horizonte, 2002
Resumo: O objetivo deste trabalho é encontrar no livro “Panamérica”,
de José Agrippino de Paula, elementos que justifiquem
seu entendimento como uma versão do autor sobre os anos sessenta no Brasil e na
América latina. Para isso trabalha a partir de três conceitos principais: a
estética pop, a guerrilha como estética e a performance.
Dissertação: O Apelo da marca Oi
na fidelização de clientes
Autora: Fernanda Carla da
Silva Xavier
Local e ano: Belo Horizonte, 2003
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar soluções
mercadológicas e exemplos práticos para empresas que procuram à conquista de
clientes no mercado altamente competitivo e de crescimento intensivo.
Dissertação: O saber e o sentir:
uma leitura de “Do desejo”, de
Hilda Hilst
Autor: Bernardo Nascimento de Amorim
Local e ano: Belo Horizonte, 2004
Resumo: Dividida em três capítulos, a dissertação procura uma
aproximação crítica da poética de Hilda Hilst, tendo
como referência principal o livro “Do
desejo”. Em um primeiro momento, partimos de uma perspectiva ampla, uma
visão que pretende encontrar os traços comuns de uma tradição na obra de Hilst. Em seguida, pensamos a literatura da autora em
relação ao contexto literário e histórico de sua época. Por fim, chegamos ao
objeto essencial do estudo, a análise de grande parte dos poemas de “Do desejo”. Como movimento composto,
esperamos perceber e analisar os elementos representativos da singularidade da
poesia da autora.
Dissertação: Ocidente/Oriente: Uma
leitura de Max Martins através do I Ching
Autor: Yurgel Pantoja Caldas
Local e ano: Belo Horizonte, 2001
Resumo: Neste trabalho,
apresentaremos o livro de poemas Para ter aonde ir, de Max Martins, que se constrói
a partir de uma leitura do “I Ching – O Livro das
mutações”. Interessa-nos aqui verificar os tipos de relações existentes entre
as duas obras e a maneira como elas operam, provocando uma co9mplementaridade
entre os textos em
questão. Percebendo que cada poema de Para ter aonde ir é
fruto de uma consulta ao I Ching, e que este, por sua
vez, revela-se a partir da leitura dos poemas, consideramos Max Martins como
tradutor do livro das mutações, considerando o sentido de tradução defendido
por Walter Benjamin e Haroldo de Campos. Dessa forma, o poeta paraense Max
Martins insere-se em uma tradição literária latino-americana que destaca as
referências, em termos mais amplos, a vários aspectos da cultura oriental para
a produção de uma obra poética.
Dissertação: O vestibular como
espaço de canonização da Literatura Brasileira
Autor: Leni
Nobre de Oliveira
Local e ano: Belo Horizonte, 2001
Resumo: Esta dissertação é um
estudo sobre o vestibular unificado da Universidade Federal de Minas Gerais,
enquanto espaço de canonização da Literatura Brasileira. A partir da análise do
contexto cultural e das obras literárias indicadas para o Vestibular 2000 da
UFMG, discute-se como essa universidade, em trinta anos de vestibular
unificado, vem contribuindo para a manutenção e a modificação simultâneas de
certa tradição literária. O exame do processo de canonização tem como ponto de
partida a recomendação, por parte da UFMG, de obras e autores com diferentes
graus de consagração, obtidos a partir da intervenção de diversos leitores e
instituições. Este estudo analisa também o diálogo preferencial dos mecanismos
de seleção com os setores diretamente envolvidos na passagem dos estudantes, do
Ensino Médio para o Ensino Superior.
Dissertação: Quadrinhos e Chico Bento:
um texto caleidoscópico
Autor: Clarisse Barbosa dos
Santos
Local e ano: Belo Horizonte, 2002
Resumo: A presente
dissertação tem como objetivo descrever o panorama das Histórias em Quadrinhos
no Brasil, situando a posição ocupada no mesmo pelas séries nacionais, através
da série Chico Bento. Pretende também questionar os discursos da crítica
acadêmica relativos aos quadrinhos e realizar propostas que viabilizem seu uso
dentro da instituição escolar.
Dissertação: Rastros da Literatura
em outro sistema semiótico
Autora: Viviane Madureira Zica Vasconcellos
Local e ano: Belo Horizonte, 2002
Resumo: Esta dissertação
aborda a incorporação da linguagem poético-literária pelos meios técnicos de
reprodução de imagem, fato que tem como resultado a geração de produtos
híbridos, como o conto em
vídeo. Resultante do intercâmbio entre arte e tecnologia e
abarcando vetores de inovação e conservação, essa nova forma de narrar mantém
vivos os rastros de certa literatura no espaço da cultura contemporânea.
|