DADOS BIOGRÁFICOS

Viviane Juguero é dramaturga, pesquisadora, atriz e professora. É bacharel, especialista, mestra e doutora em artes cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, iniciou sua carreira artística em 1994. É autora dos conceitos de “dramaturgia radical” e “lógica lúdica infantil”. Atualmente, é autora estudada no curso DRAMATURGIA NEGRA (Itaú Cultural). Como dramaturga e investigadora, possui peças de teatro, filmes, livros e CD, além de artigos, encenados/publicados no Brasil e no exterior.

Em seu doutorado, desenvolveu o conceito de "dramaturgia radical", com base na noção de radicalidade de Paulo Freire. O trabalho foi parcialmente desenvolvido na Universidade de Wisconsin-Madison, EUA, com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É membro da Associação Internacional de Teatro para Crianças e Jovens (ASSITEJ), da Rede Internacional de Teatro para Jovens Audiências (ITYARN), do coletivo de arte Bando de Brincantes, do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Processos de Criação no Teatro para a Infância e Juventude do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ), do qual é coordenadora do núcleo do Rio Grande do Sul. 

Em seu trabalho artístico, recebeu prêmios como compositora e dramaturga, além de indicações como atriz e diretora. Como professora, ministrou palestras de qualificação profissional no Brasil e nos Estados Unidos, além de cursos de graduação e pós-graduação no Brasil. Foi diretora do Teatro Arena de Porto Alegre e criadora do Curso Superior de Produção Cênica das Faculdades Monteiro Lobato da mesma cidade. 

É autora de livros, peças teatrais, roteiros audiovisuais, projetos artístico-pedagógicos, músicas, artigos e ensaios, encenados e / ou publicados no Brasil e no exterior, para crianças e adultos. Em janeiro de 2020, Juguero foi uma das três autoras escolhidas para serem estudadas nacionalmente no curso "Dramaturgia Negra: a palavra viva", realizado pelo Itaú Cultural, um dos mais relevantes promotores culturais brasileiros. É idealizadora e coordenadora pedagógica do projeto internacional Arte Como Ciência (artecomociencia.com), lançado em 2020, durante a pandemia do COVID-19. Atualmente, trabalha na Universidade de Stavanger, na Noruega, em posição de Pós-Doutorado sobre Arte Cênicas e Estética para a Primeira Infância, no Departamento de Arte e Educação.

Referências: 

http://www.bandodebrincantes.com.br/?pg=11299

https://www.escavador.com/sobre/6094964/viviane-juguero-martins
  

PUBLICAÇÕES

Obra individual

El jardín de la calle 13. Direção: Daniela Israel. Telefilme em produção, 2020.

De volta ao jardim da rua 13. Direção: Daniela Israel Longa-metragem em produção, 2020.

Bambu Bambá. Teatro para crianças (em produção [dasvinzenz theatre]), 2020. (Direção)

Jogos de inventar. Direção: Pedro Marquez. Desenho animado, 2019.

Peteca, Pião e Pique-Pessoa. Direção: Viviane Juguero e Izabel Cristina. Teatro para Crianças, 2018.

I don’t care (teatro adulto, 2019) (Leituras dramáticas realizadas nos EUA) Direção e atuação: Quanda Johnson Lacatumba. Dramaturgia para Crianças, 2018 – Livro – EDIPUCRS.

Lacatumba, 2018. (Obra escrita)

Cavalo de Santo / Das Pferd des heilingen. Dramaturgia para público adulto, 2016.

O Método Arbeuq. Direção: Jessé Oliveira. Teatro para público adulto, 2016

Ecos de cor e cór. Dramaturgia Transversal, 2015. (Direção)

Ori Oresteia. Direção: Jessé Oliveira. Teatro para público adulto, 2015.

Quaquarela. Teatro para Crianças, 2012. (Direção)

Jogos de inventar, cantar e dançar. Direção: Jessé Oliveira. CD, livro e teatro para crianças, 2010. 

Doutor. Dramaturgia para adultos, publicada em livro, Editora Libretos, 2009.

Capítulos do livro Contos de Abandono Antígona BR. Direção: Jessé Oliveira Teatro para público adulto, 2008.

Canto de Cravo e Rosa. Teatro para crianças, 2007.

Cristina. Direção: Dilmar Messias. Dramaturgia para público adulto, 2004. Encenada na peça Três vezes amor e morte, 2005.

Desencontros. Teatro para público adulto, 2004. (Direção)

2020 – montagem em produção – Direção: Marina Mendo e Izabel Cristina.

2009 – Livro publicado pela Editora Libretos.

2007 – Direção: Jessé Oliveira.

Antologias 

Dramaturgia Negra. São Paulo/Rio de Janeiro: Edições Funarte, 2019.

Não ficção 

Ecos de Cor e Cór: relato de uma experiência cênica transversal. CONCEIÇÃO/CONCEPTION Revista do programa de Pós-graduação em Artes da Cena, v. 6, p. 135-161, 2017.

 

TEXTOS SELECIONADOS 

 

CRÍTICA

 

FONTES DE CONSULTA

GRAZIOLI, Fabiano Tadeu. Percursos criativos na concepção de Canto de Cravo e Rosa, de Viviane Juguero: a dramaturgia impressa para a leitura da criança. 2019. 205 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS. Disponível em: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1731.

GOMES, Sidmar Silveira. Do encontro entre as práticas teatrais e a educação: uma releitura da constituição do teatro infantil brasileiro. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. doi:10.11606/T.48.2019.tde-11042019-120124. 

RUSSOWSKY, Fernando Barreto Vianna. Feirão de músicos baratos que aceitam tocar em troca de lanchinho e divulgação do trabalho: a crítica à exploração dos artistas como meta e uma proposta para alcançá-la. Trabalho de conclusão de graduação. Instituto de Artes: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/189441

 

LINKS

https://melaninadigital.com/vivianejuguero/

http://www.bandodebrincantes.com.br/?pg=11299

https://www.escavador.com/sobre/6094964/viviane-juguero-martins

https://prosas.com.br/cidadaos/29860-viviane-juguero