DADOS BIOGRÁFICO

Ator, dramaturgo e bailarino, Jhonny Salaberg, nascido em Guaianases, zona leste de São Paulo. O ator possui formação na Escola Livre de Teatro de Santo André (SP). Já integrou diversas companhias teatrais de São Paulo, como os coletivos Estopô Balaio, Bonde e Cia. Clandestina. Ele é um dos fundadores e integrantes da Carcaça de Poéticas Negras, coletivo artístico com pesquisa na criação cênico-racial, onde exercitou a escrita dramatúrgica com as obras Mato cheio – fuga degenerada e Buraquinhos ou O vento é inimigo do picumã, que aborda o genocídio da população jovem, negra e periférica.

Este último texto foi o vencedor da IV Mostra de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos, do Centro Cultural São Paulo. O primeiro lugar no prêmio concretizou o nome de Salaberg como o primeiro dramaturgo negro a receber a titulação na mostra.

É fundador e articulador do Fórum Preto, movimento de pessoas de pretas que visa discutir o lugar do negro, dentro e fora das instituições de ensino.

Em sua obra publicada pela Cobogó é possível verificar que o autor a todo tempo fala do ser negro e coloca-se como protagonista de suas histórias. Também é visível que ele traz o negro periférico como centro da sua contação, a violência sofrida por este é o tema principal, trazendo também a vulnerabilidade que o individuou preto possui na nossa sociedade contemporânea. 

 

PUBLICAÇÕES

Obra individual

Buraquinhos, ou O vento é inimigo do picumã. São Paulo: Editora Cobogó, 2018.

Antologias

Dramaturgia Negra. São Paulo/Rio de Janeiro: Edições Funarte, 2019. 

 

CRÍTICA

 

FONTES DE CONSULTA

 

LINKS

https://observatoriodoteatro.uol.com.br/agenda/jhonny-salaberg-adapta-peca-sobre-genocidio-do-jovem-negro-e-periferico-em-live-neste-domingo

https://melaninadigital.com/jhonny-salaberg-sp/

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2019/06/06/interna_diversao_arte,760790/lancamento-dramaturgia-negra.shtml

https://www.youtube.com/watch?v=-Ys4gVAbDyg