DADOS BIOGRÁFICOS

O poeta e dramaturgo Rudinei Borges dos Santos nasceu em Itaituba, oeste do Pará, na Amazônia brasileira, região de intensos conflitos ambientais e agrários. Nascido numa família de camponeses, os Borges de Ananás, no Tocantins, migraram para as terras da rodovia Transamazônica (BR 230), nos anos 1980 e é alfabetizado somente aos 7 anos. Seus primeiros escritos poéticos datam do período em que cursava o Ensino Fundamental e Médio no Colégio Isaac Newton, onde incentivado por seus professores, escreveu os primeiros poemas e textos em prosa poética.

O seu trajeto literário toma corpo na cidade de São Paulo (SP) com a publicação de seus primeiros livros de poemas, Chão de terra batida (2009) e Memorial dos meninos (2014) e intensa atuação como dramaturgo no circuito independente do teatro paulistano. Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com licenciatura em Filosofia, o autor também publicou as peças Dentro é lugar longe (2013), Epístola.40: carta (des)armada aos atiradores (2016), Revolver (2018) e Medea Mina Jeje (2018).

São de sua autoria mais de 10 textos teatrais encenados em Angola e no Brasil. Coordenou e participou de vários projetos cênicos e criação de dramaturgia inédita com ênfase em memória, narrativas autobiográficas e história oral. É coautor da antologia de Dramaturgia Negra (2018), publicada pela Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), do Governo Federal, que reúne mais de 15 autores negros do teatro brasileiro contemporâneo, lançada na Festa Literária das Periferias (FLUP/2019), realizada no Museu da Arte do Rio (MAR).

Como fundador, orientador pedagógico, diretor artístico, encenador, dramaturgo e produtor do Núcleo Macabéa, da Cooperativa Paulista de Teatro, realizou residência artística na favela Boqueirão, localizada na zona sul da cidade de São Paulo, de 2011 a 2016, onde realizou espetáculos cênicos em vielas e casas de moradores da comunidade.

Em sua obra o autor aborda diversos temas de grandes relevância social como a vivências de mães solos criando seus filhos; Também traz os sertões brasileiros como cenário de sua peça intitulada Kaatinga (2017), onde cria uma metáfora da aridez do sertão com as dificuldades encontradas para viver no lugar e na construção das afetividades, usando de inspiração sua própria experiência. O dramaturgo também desenvolveu pesquisas sobre a escravização no Brasil, que resultou em sua peça Madea Mina Jeje (2018).

Obra individual

Chão de terra batida. São Paulo: All Print Editora, 2009.

Dentro é lugar longe. São Paulo: Cooperativa Paulista de teatro, 2013.

Teatro no ônibus. São Paulo: Cooperativa Paulista de teatro, 2013.

Fagulhas (Organizador). São Paulo: Cooperativa Paulista de teatro, 2013.

Memorial dos Meninos. São Paulo: All Print Editora, 2014.

Epístola.40: Carta (des)armada aos atiradores. São Bernardo do Campo/SP: Lamparina Luminosa, 2016.

Obra teatral

Agruras – ensaio sobre o desamparo, 2013. (Peça encenada)

Dentro é lugar longe, 2013. (Peça encenada)

Revolver, 2015. (Peça encenada)

Dezuó, breviário das águas, 2016. (Peça encenada)

Epístola.40: Carta (des)armada aos atiradores, 2016. (Peça encenada)

Luzeiros, 2016. (Peça encenada)

Auto de São João, 2003 – 2005. (Direção)

Poetas de vidro, 2010. (Direção)

Chão e silêncio, 2012. (Direção)

Agruras – ensaio sobre o desamparo, 2013. (Direção)

Coleção Filosofia – SBJ Produções 2010. (Roteiro

Coleção Sociologia – SBJ Produções 2011. (Roteiro)

Intolerância [média-metragem] – Núcleo de Cinema do Sertão que virou mar, 2017. (Roteiro)

Kaatinga. Cia. do Caminho Velho, 2017. (Roteiro)

Madea Mina Jeje. OKA, 2018. (Roteiro)

Antologia

Antologia do 19 Concurso Nacional de Poesia Helena Kolody. Curitiba: Secretaria de Cultura, 2009.

Antologia do II Prêmio Canon de Poesia. São Paulo: Scortecci, 2009.

Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos 57. Rio de Janeiro: Câmara Brasileira de Jovens Escritores, 2009.

Poesia de Corpo & Alma. Rio de Janeiro: Câmara Brasileira de Jovens Escritores, 2009.

Dimensões.BR – Contos de Literatura Fantástica no Brasil. São Paulo: Andross, 2009.

Dramaturgia Negra. São Paulo/Rio de Janeiro: Edições Funarte, 2019.

Confinamento & afins. Adalberto Neto (colaboração). Rio de Janeiro: Agir, 2020.

Não ficção

Educar e Aprender. São Paulo: Editora In House, 2009.

Construindo saberes. São Paulo: Editora In House, 2009.

Martin Buber e a Filosofia do diálogo. Revista Shalom, v. 1, p. 16-18, 2010.

Bate-papo no gramado: filosofia – razão e emoção. São Paulo: In House, 2008.

TEXTOS SELECIONADOS

CRÍTICA

FONTES DE CONSULTA

COSTA, Alexandre. Medea Mina Jeje e o sacrifício do filho morto. Viso: Cadernos de estética aplicada, [S.L.], v. 13, n. 24, p. 1-11, 17 fev. 2019. Pro Reitoria de Pesquisa, Pos Graduacao e Inovacao - UFF. http://dx.doi.org/10.22409/1981-4062/v24i/309.

PAVAM, Walmir Barguil. A dramaturgia do trabalho no teatro paulistano contemporâneo. Dissertação (Mestrado em Artes). São Paulo: Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012, 217 f.

Rudinei Borges dos Santos – Escavador

Rudinei Borges dos Santos – Blog pessoal

Rudinei Borges dos Santos: “Chão de terra batida” e “Memorial dos meninos”

Rudinei Borges dos Santos – Prosas