O GEED

O Grupo de Estudos Estéticas Diaspóricas (GEED) sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Maria Nazareth Soares Fonseca, surge, em 2010, vinculado ao Projeto Migrações e deslocamentos: a constituição de estéticas diaspóricas nas literaturas africanas de língua portuguesa, aprovado pelo CNPq para o período de 2010-2014, embora tenha sido pensado durante o desenvolvimento do projeto Percursos da memória nas literaturas de língua portuguesa contemporâneas, aprovado pelo CNPq para ser desenvolvido no período de 2006-2010.  Desde sua criação, em 2010, o GEED vinculou-se ao Programa de Pós Graduação em Letras da PUC Minas, permanecendo com essa vinculação institucional até o final do primeiro semestre de 2018, contando sempre com a presença de professores e estudantes de pós-graduação e graduação de diversas instituições de ensino superior do país como seus pesquisadores.

O propósito central das pesquisas realizadas pelo GEED volta-se à reflexão sobre a produção e recepção das literaturas africanas escritas em língua portuguesa, bem como às relações dessas literaturas com as manifestações da oralidade e com outros sistemas semióticos como as artes plásticas, cinema, televisão, numa tentativa de avaliar as diferentes estratégias discursivas que contemplem identidades especificamente espaciais (lugares, nações) e suas reconceitualizações em termos relacionais (MASSEY, 2008, p. 30).

Em torno dessa linha mestra, o GEED desenvolve estudos e debates a respeito das representações de gênero, raça/etnia, migrações e deslocamentos de signos e linguagens no texto literário, voltando-se, inicialmente, às literaturas produzidas pelos cinco países africanos de língua oficial portuguesa, estendendo-se às literaturas africanas produzidas em língua francesa e inglesa e à literatura de autoria negra feminina produzida em espaços culturais diversos, sempre atento à complexidade das diversidades identitárias e espaciotemporais. Ao longo dos anos, desde sua criação, o GEED vem assumindo as diretrizes teórico-metodológicas propostas pelos projetos aprovados pelo CNPq – os assinados por sua coordenação -, em diálogo com as encaminhadas pelos projetos individuais desenvolvidos pelos pesquisadores do Grupo.

Histórico

Além do projeto Migrações e deslocamentos – a constituição de estéticas diaspóricas nas literaturas africanas de língua portuguesa, aprovado pelo CNPq para ser desenvolvido no período de 2010 - 2014, podem ser indicados como mentores das pesquisas realizadas ao longo da história do GEED os projetos: Realismo e novos realismos nas literaturas africanas de língua portuguesa, aprovado pelo CNPq e desenvolvido no período de 2014-2018. Esse projeto fomentou a publicação do Dossiê Realismos e Mediação da revista Scripta (2016), do Programa de Pós-graduação em Letras e Centro de Estudos Luso-afro-brasileiro da PUC Minas, sob a organização das Professoras Ivete Walty e Maria Nazareth Soares Fonseca, com artigos de autoria dos pesquisadores do GEED. O projeto realizou, em 2017, o mini simpósio Realismos, deslocamentos e memória, publicando os textos apresentados em edição dos Cadernos CESPUC de Pesquisa, em2018. Além disso, estabeleceu um diálogo com o projeto de pesquisa: Cidade de Deus e Carandiru: Olhares Ficcionais de Realidade desenvolvido na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJUM).

A partir de 2018, O GEED vem realizando pesquisas vinculadas ao projeto Desdobramentos e proliferações da memória nas culturas/literaturas africanas de língua portuguesa, também aprovado pelo CNPq. Esse projeto tem motivado reflexões estimuladoras para a problematização dos modos de criação e produção de conhecimentos dos/as africanos/as, bem como de questões relacionadas às identidades, memórias e às escritas da História.

Em 2019, sob a organização dos pesquisadores Profa. Dra. Roberta Maria Alves e Prof. Dr. Wellington Marçal de Carvalho, foi publicado o livro Deslocamentos Estéticos composto com discussões da maioria dos(as) pesquisadores(as) do Grupo sobre perspectivas da enunciação, construção de imaginários e deslocamentos de sentidos, por vieses multidisciplinares e interculturais.

O projeto Desdobramentos e proliferações da memória nas culturas/literaturas africanas de língua portuguesa, em seu desenvolvimento, aborda, no campo da literatura, questões já apontadas por Achille Mbembe, como as que refletem sobre “os modos de inscrição da colônia nos relatos de historiadores africanos” (MBEMBE, 2014, p. 179), sobre as “formas negras de mobilização da memória” e  os “modos de representação da experiência colonial”, questões que, segundo Mbembe, transitam pela “comemoração ativa ao esquecimento, passando pela nostalgia, pela ficção, pelo recalcamento, pela amnésia e pela reapropriação” (MBEMBE, 2014, p. 179-180). Ao bordejar as indagações ressaltadas por Mbembe, as pesquisas do GEED destacam, sobretudo, as formas como a memória individual e coletiva vem sendo tratada em narrativas de guerras e conflitos africanos, em romances de autoria feminina, oriundos de diversos espaços culturais, e, sobretudo, em textos literários que se voltam à memória das guerras africanas contra o colonialismo e às que eclodiram no pós-independência, assumindo os conflitos identitários decorrentes do exílio e de deslocamentos em suas diferentes feições.

O GEED aos poucos se solidifica como espaço de produção de saberes, de discussões, de encontros e confrontos de conhecimentos, tornando-se, sobretudo, referência para a pesquisa e o debate das questões relacionadas aos temas dos projetos selecionados. A participação dos seus integrantes em seminários nacionais e internacionais, bem como o grande número de publicações de autoria dos pesquisadores do Grupo vêm expandindo as reflexões produzidas ao longo de sua existência, demarcando sua representatividade nas áreas em que atua. Ao mesmo tempo, o GEED vem organizando um acervo de publicações e de referências bibliográficas e eletrônicas a respeito dos temas pesquisados com o intuito de atender aos estudantes e pesquisadores de Brasil e do exterior.

O GEED no literÁfricas

Em 2020, o GEED assumiu a Aba – literÁfricas, no portal do literafro administrado pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade (NEIA), da FALE/UFMG. Nesse novo local de atuação, o GEED se responsabilizará pela postagem de textos sobre as literaturas africanas de língua portuguesa, em particular, e sobre outras literaturas do continente africano, bem como sobre obras de autores e autoras afrodescendentes, oriundos de diferentes países, procurando não interferir nos objetivos do literafro, que é responsável pela publicação de textos críticos sobre a literatura afro-brasileira. Devido ao forte vínculo do GEED com as literaturas de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, optou-se por postar na Aba/Seção literÁfricas, a partir de 2021, textos mais gerais sobre a história das literaturas africanas escritas em português, bem como artigos específicos sobre autores e autoras dessas literaturas. Serão também postados textos críticos de autoria dos integrantes do GEED, já publicados em periódicos nacionais e estrangeiros sobre os temas e questões discutidos pelos pesquisadores.

Com o propósito de oferecer on-line textos que auxiliem estudantes e pesquisadores das literaturas africanas de língua portuguesa, mas também das literaturas do continente africano escritas em inglês e francês, a aba literÁfricas procurará produzir e divulgar as pesquisas que  expressam a seriedade e o entusiasmo que fomentam as várias atividades do GEED ao longo de sua trajetória.

Referências

MASSEY, Doreen.  Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. 312 p.

MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. Trad. De Marta Lança. Lisboa: Antígona, 2014.

Comissão Editorial

Maria Nazareth Soares Fonseca (UFMG, Coordenadora)
Roberta Maria Ferreira Alves (UFVJM)
Wellington Marçal de Carvalho (UFMG)
Luciana Brandão Leal (UFV)
Assunção de Maria Sousa e Silva (UESPI, UFPI)
Lílian Paula Serra e Deus (UNILAB)

Equipe de Apoio

Alice Botelho Peixoto (voluntária)
Ananda Machado (UFRR)
Auliam da Silva (PUC Minas)
Bruna Carla dos Santos (voluntária)
Consuelo Dores Silva (SMC)
Eni Alves Rodrigues (SEB)
Érica Luciana de Souza Silva (IFF- Campos dos Goytacazes)
Franciane Conceição da Silva (UFPB)
Jorge Manoel Venâncio Martins (SMC)
Junia Paula Saraiva Silva (PUC Minas)
Karina de Almeida Calado (SEPe)
Miriam de Oliveira Bittencourt (voluntária)
Natalino da Silva de Oliveira (IFSudeste/MG)
Moema Najjar Diniz (UFMG)
Renato de Barros Hermeto (voluntário)
Talita Vieira Barros ( IFF - Campos dos Goytacazes)
Vinícius Matias (SINDIFES) .
Wilson Barreto  Fróis (voluntário) 

Contato

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.