DADOS BIOGRÁFICOS

Helena Theodoro Lopes nasceu no dia 12 de junho de 1943, sua formação acadêmica inclui, além do doutorado em Filosofia na Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro (1985), mestrado em Educação na UFRJ (1978); pós-graduação em Tecnologia Educacional na Alemanha (Fundação Konrad Adenauer, 1973); e cursos de graduação em Pedagogia (UFRJ, 1970), e em Ciências Jurídicas e Sociais (UFRJ, 1967). Concluiu Pós-doutorado no IFCS/UFRJ/PPGHC (Programa de Pós Graduação em História Comparada).

Atualmente é professora do Programa de Pós-graduação em História Comparada, leciona em uma turma de Graduação de História, e integra a Coordenadoria de Experiências Religiosas Tradicionais Africanas, Afro-brasileiras, Racismo e Intolerâncias Religiosas (ERARIR), do Laboratório de Histórias das Experiências Religiosas da UFRJ. É Conselheira do FUNDO ELAS, o único fundo brasileiro de investimento social voltado exclusivamente para a promoção do protagonismo das mulheres.

Foi coordenadora do Comitê Pró-equidade de Gênero, Raça e Etnia da Casa da Moeda do Brasil até junho de 2016. Foi professora auxiliar da Universidade Estácio de Sá. Atuou como coordenadora da Pós-graduação de Figurino e Carnaval da Universidade Veiga de Almeida (UVA). Participou da comissão julgadora do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento nas três edições 2011, 2012 e 2013, produzido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro/Cojira-Rio. Foi Vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro - CEDINE. Atuou como vice-presidente do Fundo ELAS e como jurada do Estandarte de Ouro do Jornal O Globo durante 27 anos. Coordenou o núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) da FAETEC.

Salgueirense, Helena Theodoro passou boa parte de sua infância na quadra da Escola Acadêmicos do Salgueiro, local onde consolidou boa parte de sua percepção como escritora e pesquisadora.

A autora é uma importante referência na pesquisa sobre cultura negra, carnaval, samba e arte, experiências religiosas africanas e afro-brasileiras e relações raciais. É também responsável pela biografia do mestre Martinho José Ferreira, o Martinho da Vila, fruto de dedicada pesquisa de fontes primárias, além de entrevistas e depoimentos abordando temas diversos, num precioso arquivo de dados e informações condensado na obra Martinho da Vila – reflexo no espelho, lançada pela Pallas em 2018.

Em 2020, proferiu a aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-raciais do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (PPRER/Cefet/RJ) , com o título "Carnaval, saúde e identidade negra".

Ao longo de sua vida profissional e acadêmica Helena Theodoro foi agraciada com diversos prêmios, dentre eles: Ose Mímó(2017); Prêmio Nise da Silveira (2014); Estandarte de Ouro, GRES Portela (2010); Personalidade do Samba - Mestre Casagrande, GRES Unidos da Tijuca (2009); Medalha Pedro Ernesto, Câmara Municipal do Rio de Janeiro (2001). Durante cerca de três décadas atuou como jurada do Estandarte de Ouro, do jornal O Globo, tendo recebido por esta atuação várias homenagens.

Obra Individual

Negro e cultura no Brasil. Rio de Janeiro: Revan-Unesco, 1987.

Mito e Espiritualidade: mulheres negras. Rio de Janeiro: Pallas, 1996.

A força feminina do samba. Rio de Janeiro: Centro Cultural Cartola, 2007.

Cartilha de cultura afro-brasileira. Rio de Janeiro: CEAP – Centro de Apoio às Populações Marginalizadas, 2009.

Iansã – rainha dos ventos e das tempestades. Rio de Janeiro: Pallas, 2010.

Os Ibejis e o Carnaval. Ilustrações de Luciana Justiniani. Rio de Janeiro: Pallas, 2011. (Infantojuvenil).

Martinho da Vila – reflexo no espelho. Rio de Janeiro: Pallas Editora, 2018. (Biografia)

Antologias

Buscando Caminhos nas Tradições. In: Kabengele Munanga. (Org.). Superando o racismo na escola. 4. ed. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2005.

Mulher Negra, Dignidade e Identidade. In: Cléo Martins; Raul Lody. (Org.). Faraimará, o caçador traz alegria: Mãe Stella, 60 anos de iniciação. Rio de Janeiro: Pallas Editora, 2000.

Mestre Didi: Laços e lições. In: Juana Elbein dos Santos. (Org.). Ancestralidade Africana no Brasil. Salvador: SECNEB- Sociedade de Estudos da Cultura Negra no Brasil, 1997.

Religiões negras de origem banto, particularmente a umbanda no Rio de Janeiro. In: Juana Elbein dos Santos. (Org.). Nossos Ancestrais e o terreiro. Salvador: SECNEB-Sociedade de Estudos da Cultura Negra no Brasil / EGBA, 1997.

Buscando novos caminhos através da educação. In: Maria do Carmo de Andrade Silva; Jorge josé Serapião; Pedro Juberg. (Org.). Sexologia - Fundamentos para uma visão interdisciplinar. Rio de Janeiro: Editoria Central da Universidade Gama Filho, 1997.

Mulher, cultura e identidade afro-brasileira. In: Elisa Larkin Nascimento. (Org.). Sankofa - Resgate da cultura afro-brasileira. Rio de Janeiro: Secretaria Extraordinária de Defesa e Promoção das Populações Afro-brasileiras/Governo do Estado.

Religiões de Origem Africana no Brasil. In: Elisa Larkin Nascimento. (Org.). Sankofa - Resgate da cultura afro-brasileira. Rio de Janeiro: Secretaria Extraordinária de Defesa e Promoção das Populações Afro-Brasileiras, Governo do Estado, 1994.

Artigos em jornais e revistas

Mulher negra: sua arte. Revista do Patrimônio Histórico Nacional, v. 1, p. 19 - 27.

Os terreiros das identidades africanas. O Correio (UFF), p. 3 - 3.

O medo de ser brasileiro. O medo de ser brasileiro, p. 4 - 4.

Religião e identidade. O Correio (UFF), v. 1, p. 4 - 4.

Mulher e Carnaval. Jornal dos Músicos, p. 3 - 3.

Mulheres negras e literatura

O verdadeiro significado do carnaval não aparece na televisão

Mestre Martinho da Vila ganha biografia escrita por Helena Theodoro, lançada pela editora Pallas