DADOS BIOGRÁFICOS

José Correia Leite nasceu no dia 23 de agosto de 1900, na cidade de São Paulo. Filho mestiço de mãe negra, que trabalhava como doméstica, ele não conheceu o pai. Passou parte de sua juventude realizando trabalhos mais simples. Ainda nesse período, recebeu apoio de uma professora para quem trabalhou, a fim de que pudesse estudar na escola que ela mantinha. Após o fechamento dessa instituição, Correia Leite continuou os seus estudos em colégio maçom e, em seguida, realizou curso de alfabetização no Mosteiro de São Bento, em São Paulo. Nesse ambiente, passou por algumas dificuldades, até conhecer Jayme de Aguiar, com quem aprendeu e iniciou a carreira de jornalista.

Desse modo, o escritor, jornalista e militante José Correio Leite figura como um dos nomes mais relevantes da Imprensa Negra Brasileira e do Movimento Negro. Fundou aos 24 anos, juntamente com Jayme de Aguiar, O Clarim, jornal renomeado como O Clarim da Alvorada, publicado entre os anos 1924 a 1932. Ajudou a fundar a Frente Negra Brasileira, em 1931, rompendo com esta no ano seguinte, devido a conflitos políticos e ideológicos.

Desde então, fez oposição à Frente Negra, fundando, em 1932, O Clube Negro de Cultura Social, idealizado em conjunto com José de Assis Barbosa Leite. Já em 1945, colaborou com a Associação dos Negros Brasileiros (ANB). Atou também como criador e diretor da Revista Niger, de 1960, para a qual escreve o artigo “Mundo Negro: renascimento africano”, em seu primeiro número. Assim ele escreve:

Ainda que a África esteja no velho Continente, tem-se, no momento, a impressão de estarmos diante da descoberta de um novo mundo. A onda nacionalista que, no terminar da segunda guerra mundial, começou a minar e solapar os alicerces dos grandes impérios coloniais, veio da Índia (...) e começou a varrer toda a Ásia até chegar no Continente Negro. Hoje, a África vai encontrando o caminho do seu próprio destino com o espírito voltado às nações generosas, tal qual os versos do poeta Senghor, do Senegal: “Fazei com que respondamos”. (LEITE, Niger, 1960. USP, online).

Inspirado pelo Movimento e pelo conceito de Negritude, do qual o citado poeta Leopold Senghor foi um dos criadores, o texto de Leite, assim como outros da Revista Niger, propunha uma reflexão crítica sobre a sociedade, a cultura, as artes e as políticas negras no Brasil. Também cooperou com os jornais A voz da Raça (1933), O Mutirão (1958) e no Senzala (1948).

Em entrevista concedida ao CPDOC, Luiz Silva, organizador da obra ... E disse o velho militante negro José Correia Leite: depoimentos e artigos (1992), observa que, para a construção deste livro:

[...] tinha que ser um trabalho militante, um trabalho militante e de militante. Eu não tinha que construir uma biografia do Correia Leite, tinha que ser o Correia Leite mesmo, o Correia Leite falando, se mostrando, se expondo. Era a memória que era a coisa mais interessante de fazer, então eu fiz “... E disse o velho militante José Correia Leite”. As pessoas às vezes perguntam: “Por que aqueles pontinhos?” Esse pontinho nada mais é que antes houve muita coisa, ele viveu muita coisa, ele fez muita coisa, ele criou muitas entidades, jornais, participou de muita coisa, então tem um antes. Ele fez tudo isso e disse. (SILVA, p. 36, 2006).

Conforme sinaliza Silva, Correia Leite propôs a modernização do jornalismo brasileiro, assim como do Movimento Negro, que precisariam centrar-se na produção ativa de discursos, militâncias, reflexões e revisões sobre o que é ser negro no Brasil. Em todas atividades executadas por ele, existiu uma voz aguda que protestava pela valorização do negro, dos direitos políticos, sociais e culturais para o seu povo. Faleceu em 27 de fevereiro de 1989, em São Paulo, aos 88 anos de idade.


PUBLICAÇÕES

LEITE, José Correia. Evolução, 1933. Disponível em: http://biton.uspnet.usp.br/imprensanegra/index.php/tag/jose-correia-leite-autor/.

LEITE, José Correia. Tribuna Negra, 1935. Disponível em: http://biton.uspnet.usp.br/imprensanegra/index.php/tag/jose-correia-leite-autor/.

LEITE, José Correia. Jornal Alvorada, 1948. Disponível em: http://biton.uspnet.usp.br/imprensanegra/index.php/alvorada/alvorada-061948/.

LEITE, José Correia. Mundo Negro: renascimento africano. Revista Niger, 1960. Disponível em: http://biton.uspnet.usp.br/imprensanegra/index.php/niger/niger-071960-2/.

LEITE, José Correia. E disse o velho militante José Correia Leite: depoimentos e artigos. Organização e textos de Cuti. São Paulo: SMC, 1992. 


FONTES DE CONSULTA

BARBOSA, Márcio. Frente Negra Brasileira – Depoimentos. QUILOMBHOJE: São Paulo, 1998.

FERREIRA, Maria Cláudia Cardoso. Representações sociais e práticas políticas do movimento negro paulistano: as trajetórias de Correia Leite e Veiga dos Santos (1928-1937). Tese. Rio de Janeiro: UERJ, 2005.

FREITAS, Jorge Roberto. A imprensa negra - a trajetória visível. 1.ed. Rio de Janeiro: CEAP, 2009.

GIL, Aderaldo. O que disse o velho militante José Correia Leite sobre a Frente Negra Brasileira, organização do Movimento Negro da década de 1930. Revista Au. Disponível em: <https://publicacoes.degase.rj.gov.br/index.php/revistaau/article/view/162/167>.

MOURA, Clóvis. Imprensa negra - estudo crítico de Clóvis Moura – Edição Fac-Similar. São Paulo: Imprensa Oficial de São Paulo: Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, 2002.

OLIVEIRA, Eduardo. Quem é Quem na Negritude Brasileira. São Paulo: Edição do autor, 1998.

PETRÔNIO, Domingues. O recinto sagrado: educação e antirracismo no brasil. Cadernos de Pesquisa. v. 39, n. 138, set./dez. 2009. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/cp/v39n138/v39n138a14.pdf>.

SILVA, LUIZ (org. e textos). E disse o velho militante José Correia Leite: depoimentos e artigos. São Paulo: SMC, 1992.

SILVA, Luiz. (Cuti). Depoimento. Rio de Janeiro: CPDOC/Fundação Getúlio Vargas (FGV), 2006, (1h 50min).

SOTERO, Edilza Correia. Representação política negra no Brasil Pós-Estado Novo. Tese. São Paulo: USP, 2015.

SOUZA, Rosângela Ferreira de. Propagação e circulação de ideias sobre o negro em São Paulo no início do século XX: O Clarim da Alvorada (1924-1940). Disponível em: <http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe7/>.


LINKS

A voz do velho Leite, por Roseli Nascimento

Personalidades Negras – José Correia Leite

A história do militante negro, José Correia Leite

E disse o velho militante José Correia Leite, por Ivair Augusto Alves dos Santos

Imprensa Negra, Biografias

José Benedito Correia Leite (1900 - 1989) - Heróis de Todo Mundo

A ousadia da Frente Negra

A Frente Negra Brasileira, por Carlos Roberto Saraiva da Costa Leite

A frente Negra Brasileira, por Clóvis Moura

Clarim D’Alvorada e o Movimento Negro de José Benedito Correia Leite, por Jadson Nascimento

Personalidades Negras – José Correia Leite

Imprensa Negra, Jornais

Imprensa Negra Paulista - 1903 a 1963, USP