A Ciclo Contínuo Editorial, fundada em 2009 por Marciano Ventura, é a única que se assume de modo explícito como editora independente. Dedica-se à “publicação de obras literárias e pesquisas na área das Humanidades, com enfoque especial na produção cultural afro-brasileira”1. Os aportes de capital provêm dos recursos providos pelas vendas de livros, das atividades realizadas pela editora ou dos próprios autores.

Dentre as atividades realizadas pela Ciclo Contínuo destacam-se seminários, encontro com autores e cursos livres sobre literatura. Bom exemplo é o “Com_textura Negra” 2, evento por meio do qual, desde 2015, são discutidos temas referentes ao campo literário afro-brasileiro3

Projetos literários são desenvolvidos pela casa. Ela faz questão de retomar acontecimentos marcantes para a história cultural afro-brasileira e, a partir deles, realizar ações e reflexões. Em 2010, a editora promovia o Seminário 50 anos de Quarto de Despejo”, homenageando Carolina Maria de Jesus, evento em parceria com os coletivos Os Crespos, Quilombaque, Elo da Corrente, Poesia na Brasa e Literatura Suburbana; em 2011, o “Ciclo Contínuo de Literaturas”; em 2014, foi realizado São Paulo “Ano Centenário Carolina Maria de Jesus”, conjunto de ações artístico-culturais em homenagem  à autora; no mesmo ano, foram realizadas, no mês de novembro, mês da consciência negra, duas edições do “Ima[r]gens Literárias – A letra P”, série de atividades culturais que integra leitura, exposição, música e bate-papo sobre literatura negra Brasileira. O projeto de maior destaque, ao nosso ver, é o “Com_textura Negra”, por meio do qual, desde 2015, são realizados minicursos e palestras acerca de temas referentes ao campo literário afro-brasileiro4. Versões digitais dos livros podem ser acessadas e baixadas gratuitamente na “biblioteca” contida no site da editora, o que parece ser uma das robustas ações de marketing por ela empreendida.

O catálogo da casa reúne autores como Lino Guedes, Oswaldo de Camargo, Cuti, Fábio Mandingo, Abelardo Rodrigues, Gerson Salvador, Márcio Folha, Ana Paula dos Santos Risos, Angela Teodoro Grillo, Sérgio Ballouk, entre outros, divididos entre os gêneros literatura afro-brasileira e ensaios.


Notas

[1] https://issuu.com/ciclocontinuoeditorial, acesso em 17 de nov. 2017.

[2] http://ciclocontinuoeditorial.com/blog-da-ciclo.

[3] O site da Ciclo Contínuo traz o histórico de atividades culturais por ela promovidas: https://issuu.com/ciclocontinuoeditorial.

[4] Eis o histórico de atividades do Projeto Com_Textura Negra: 6/2015:  minicurso “O Negro Escrito – apontamentos sobre a presença do negro na literatura brasileira”, ofertado por Oswaldo de Camargo; 10/2015: minicurso “Vozes Femi_Negras – Trajetórias, textos e estéticas da Literatura Negra Feminina”, com a Profa. Dra. Lívia Natália, de Salvador/BA; 10/2015: “Literatura Negro-brasileira”, minicurso do escritor Cuti, pseudônimo de Luiz Silva, doutor em Letras pela Unicamp; 01/2016: minicurso “Literatura Negra Contemporânea”, com o Coletivo Ogum’s Toques, de Salvador, Bahia, representado por Guellwaar Adún, Mel Adún e Dú de Oliveira; 05/2016: minicurso “Afrofuturismo – herói com rosto africano: Afrofuturismo e a Literatura Afrofantástica””, ministrado por Fábio Kabral; 09/2016: “Losango Preto – o negro na perspectiva de Mário de Andrade”, panorama conferido por Angela Teodoro Grillo.