DADOS BIOGRÁFICOS

Formado em Estudos Linguísticos pela USP, Plínio Camillo nasceu em Ribeirão Preto em 1960 e reside em São Paulo. Além de escritor é ator e educador social, tendo atuado com crianças e adolescentes de rua. Atualmente, trabalha também na área de comunicação.

Seu primeiro livro, O namorado do papai ronca, voltado ao público infantojuvenil e publicado em 2012, foi premiado pelo Concurso de Apoio a Projetos de Primeira Publicação de Livro no Estado de São Paulo – ProAC. Lançado pela Prólogo Selo Editorial, em parceria com o Instituto Cultural Mundomundano, chama a atenção pela inovação na linguagem, que se apropria do modo de expressão usual nas redes sociais. Antes do lançamento individual, participou de duas coletâneas de contos: Abigail (2011) e Assim você me mata, (2012), ambos lançados pela Editora Terracota.

Estimulado pela literatura de autores como Marcelino Freire, Dalton Trevisan, Lima Barreto e Dashiel Hammett, o autor encontra referências também na dramaturgia e na tradição teatral, áreas em que possui vasta experiência. Participou do Curso de Extensão Cultural na área de teatro da Unicamp e atuou como autor, diretor, ator, iluminador e assistente de produção nesta área. Camillo reconhece em sua construção narrativa o aporte desta vivência teatral.

Sua linguagem, assim como as temáticas abordadas pelos seus textos, demonstra forte ligação com o cenário contemporâneo em múltiplos aspectos artísticos e políticos, principalmente no que tange as diferenças étnicas, sociais e sexuais. Suas atuações como educador ator e blogger são de fundamental importância no florescimento de sua obra literária.

Em 2014, publica a coletânea de contos Coração Peludo (Editora Kazuá), mesmo ano em que começa a colaborar com a Revista Córrego. Em 2015, lança Outras vozes (11 Editora), livro de contos cujo foco de representação e ponto de vista é construído a partir da realidade do negro escravizado, misturando ficção a fatos históricos. Em 2016, participa da coletânea Descontos de fadas, publicado pela @link Editora, em que narrativas presentes no milenar universo do conto maravilhoso são trazidas ao século XXI e relidas/recontadas a partir da diversidade de olhares próprios à contemporaneidade.


PUBLICAÇÕES

Obra Individual

O Namorado do papai ronca. São Paulo: Prólogo, 2012. (infantojuvenil).

Coração peludo. São Paulo: Editora Kazuá, 2014. (contos).

Outras Vozes. Jaú-SP: 11 Editora, 2015. (contos)

Luiza. São Paulo: Editora Kazuá, 2018. (novela).

Antologias/Coautoria

Abigail. São Paulo: Terracota Editora, 2012. (contos).

Assim você me mata. São Paulo: Terracota Editora, 2012. (contos).

DesContos de fadas. São Paulo: @link Editora, 2016. (contos).

De rua.  Coautoria com Júlio Gonçalves. São Paulo: Editora Kazuá, 2018. (contos).

Não Ficção

A Galera. Revista em quadrinhos institucional. São Paulo: Dersa, 2000.

 


TEXTOS

 


CRÍTICA

 


FONTES DE CONSULTA

 


LINKS