DADOS BIOGRÁFICOS

Rodrigo França é ator, dramaturgo, cientista social, filósofo, professor, articulador cultural, produtor, artista plástico, além de ativista em direitos humanos fundamentais. O carioca é responsável pela dramaturgia e direção do espetáculo infantojuvenil O pequeno príncipe preto, que discute os estereótipos associados à representação dos negros como heróis infantis.

Rodrigo França iniciou sua carreira de ator no teatro e no cinema em 1992. Desde então, participou de mais de 50 espetáculos. Interpretou Martin Luther King (1929-1968) na montagem teatral intitulada O encontro – Malcom X e Martin Luther King, que narra a reunião fictícia entre os dois grandes líderes estadunidenses para discutir rumos e estratégias da luta pelo fim da discriminação racial.

França é coautor do texto e da direção de O inimigo oculto e integrou o elenco da peça documentário Contos Negreiros do Brasil, com texto de Marcelino Freire e direção de Fernando Philbert. Esteve também à frente da produção do musical O grande circo dos sonhos e foi assistente de direção da peça Além do que nossos olhos registram. Atuando com diversos parceiros, como as diretoras Valéria Monã e Mery Delmond, é ainda um dos idealizadores do movimento Segunda Black, que articula trabalhos artísticos de coletivos de teatro negro do Rio de Janeiro.

Em 2020, lançou seu primeiro livro infantil – O pequeno príncipe preto –. que anteriormente era uma peça teatral e sofreu algumas alterações para a publicação no novo formato. No texto, o dramaturgo aborda questões de representatividade, exaltação da beleza negra, além de trazer a mensagem de que negros descendem de reis e rainhas.  

Sobre a presença de pessoas negras no audiovisual e na literatura, Rodrigo afirmou em entrevista ao portal Ecoa: “Protagonismo não é só gente preta na frente da TV ou no teatro, protagonismo é poder. Narrativa é poder. É poder quem escreve, quem dirige, quem ilumina, quem veste. Então, na medida em que tenho mais produtores de elenco seguindo essa lógica, mais eu modifico essa estrutura hegemônica que a narrativa nos coloca como subalternos.”

Referência

FRANÇA, Rodrigo. Militar para os outros: Ator, dramaturgo e ex-BBB, Rodrigo França fala de trabalho com PM e da importância da cultura contra o racismo. Entrevista concedida à Diana Carvalho. São Paulo: Ecoa, ago. de 2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/reportagens-especiais/rodrigo-franca-fala-de-trabalho-com-pm-e-importancia-da-cultura-contra-o-racismo/.

PUBLICAÇÕES

Obra individual

O inimigo oculto. (Peça teatral).

O pequeno príncipe preto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2020. (Infantojuvenil).

Pretagonismos. Rio de Janeiro: Agir, 2022.

Não ficção

Confinamento & afins. Adalberto Neto (colaboração). Rio de Janeiro: Agir, 2020.


 

LINKS

Militar para os outros – Ator e dramaturgo, Rodrigo França fala de trabalho com PM e da importância da cultura contra o racismo.

Livro “O pequeno príncipe preto” reforça autoestima e protagonismo de crianças negras

Rodrigo França lança ‘O Pequeno Príncipe Preto’ e mostra que todo o menino é um rei

‘Pequeno Príncipe Preto’ faz releitura de clássico de Antoine de Saint-Exupéry

Rodrigo França lança "Pretagonismos" na Bienal Mineira do Livro

Rodrigo França no Olhar Digital

Rodrigo França – Facebook

Rodrigo França – Twitter

Canal do YouTube