Anízio Vianna é natural de Belo Horizonte (MG), nascido em 07 de março de 1971. Seus pais são Antônio Alves da Silva (falecido) e Eloiza Vianna da Silva. Cursou o ensino fundamental e médio na Região de Venda Nova, Belo Horizonte. Começa a trabalhar aos treze anos, no cargo de office boy, pois seria a única maneira de estudar e concluir o ensino médio. Aos doze anos, um livro de Carlos Drummond de Andrade, empréstimo feito por Antônio Augusto Silva, seu irmão mais velho, o inicia na literatura. Outro escritor que não podemos deixar de mencionar: Adão Ventura. O poema “A cor da pele” transpôs para a página literária a questão étnico-racial. O texto que definitivamente pareceu tocá-lo foi o livro-poema Que país é esse?, de Affonso Romano de Sant’Anna. A pergunta do poema levou-o ao caminho da universidade, enquanto trabalhava como bancário no extinto Banco do Estado de Minas Gerais. Graduou-se em Língua Portuguesa e Língua Espanhola pela Faculdade de Letras da UFMG. Ainda durante seu período de graduação funda o grupo musical Chicória para o qual compõe letras em parceria com o também estudante, na época, Roger Marcelo Bastos. Atualmente, Anízio é Mestre em Estudos Literários por esta mesma instituição e leciona língua espanhola e produção de texto no ensino superior. Devido aos grandes desafios provocados pela constante intervenção do mercado no meio educacional, o escritor divide seu tempo com a nova empreitada: ele dirige uma editora, Quarto Setor, com sede em Belo Horizonte. O poeta reside atualmente em Nova Lima-MG.

Textos

Poesia

• VIANNA, Anízio. Dublê de anjo. Belo Horizonte: Mazza, 1996.
  • VIANNA, Anízio. Itinerário do amor urbano. Belo Horizonte: Orobó Edições, 1998.

Publicações em antologias:

• ARAÚJO, Dyrce (Org.) X Antologia Hélio Pinto Ferreira. São José dos Campos: Fundação Cassiano Ricardo, Prefeitura de São José dos Campos, 1995.
  • PEIXOTO, Sérgio Alves. O melhor da poesia brasileira – Minas Gerais. Joinville: Sucesso Pocket, 2002.
  • REIS, Carlos Alberto Marques dos. (Org.). Revista Literária. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, Dez/1995 a Jan/1996. Ano XXX, número 26.
  • RODRIGUEZ, Manuel López (Org.). Penumbra y amanecer. Madrid: Centro Estudios Poéticos, 2002.
  • LIHN, Enrique. Porque escribí. Trad. Anízio Vianna. In: Estilingue – Literatura e arredores n° 2 – Ano I. D.A. Letras/UFMG , 2004 www.estilingue.tk
  • VIANNA, Anízio, TELES, G. M. O Melhor da Poesia Brasileira Minas Gerais. Joinville: Sucesso Pocket, 2002. v. 1. 132 p.
  • Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Vol. 3, Contemporaneidade. Organização de Eduardo de Assis Duarte. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

Não Ficção

• VIANNA, Anízio. SILVA, W. D. O Achamento de Portugal. 1. ed. Belo Horizonte: Anome Livros, 2005. v. 1. 120 p.

Tradução

• LIHN, Enrique. Porque escribí. Trad. Anízio Vianna. In: Estilingue – Literatura e arredores n° 2 – Ano I. D.A. Letras/UFMG , 2004.

Prêmios

• Dez/1995-Jan/1996 – Revista Literária (UFMG) 1º lugar Categoria Poesia.
  • 1996 – Prêmio Nacional Cidade de Belo Horizonte – Categoria Poesia com o então inédito Dublê de anjo.
  • 2002 – Prémio la Rosa de San Jorge – Centro Brasil Espanha (Belo Horizonte/MG) Mención de honor.

Outras produções culturais

• Durante o verão de 2001, a atividade artística de Anízio Vianna produziu mais um fruto. O “letrista” e baixista do grupo CHICÓRIA, lança seu primeiro registro músico-literário: o CD Ovni-estrela, com recursos levantados a partir da Lei de Incentivo à Cultura, da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Não surpreendentemente, temos ali dois poemas que receberam tratamento musical.
  • BASTOS, Roger Marcelo; VIANNA, Anízio. Ovni-estrela. Belo Horizonte, 2001. CD.

Fontes de consulta

• CRUZ, Adélcio de Souza. Anízio Vianna. In: DUARTE, Eduardo de Assis (Org.) Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Vol. 3, Contemporaneidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
  • GILROY, Paul. The Black Atlantic: modernity and double consciousness. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1993.