DADOS BIOGRÁFICOS

Nilma Lino Gomes é graduada em Pedagogia e mestra em Educação pela UFMG, além de doutora em Antropologia Social pela USP. Cumpriu estágio pós-doutoral na Universidade de Coimbra, supervisionado por Boaventura de Souza Santos. Professora da Faculdade de Educação da UFMG e integrante da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN –, entre 2002 e 2013 coordenou o Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão Ações Afirmativas na UFMG. Coordenou também o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Étnico-Raciais e Ações Afirmativas (NERA) e o GT 21 – Educação e Relações Étnico-Raciais – da ANPED, durante a Gestão 2012-2013. Foi também membro do Conselho Nacional de Educação no período 2010-2014, designada para a Câmara de Educação Básica.

Sua atuação nas áreas de Educação e Antropologia Urbana propiciou a realização de pesquisas de relevo em tópicos como organização escolar, formação de professores para a diversidade étnico-racial, movimentos sociais e educação, relações raciais, diversidade cultural e gênero.

Em 2013 e 2014 foi reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB –, tornando-se a primeira mulher negra a ocupar o cargo mais importante de uma universidade federal no Brasil. Em janeiro de 2015, deixou essa função para ser Ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República – SEPPIR/PR – que, em decorrência da reforma administrativa de setembro daquele ano, foi incorporada ao recém-criado Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, do qual a autora esteve à frente até 2016.

Suas publicações incluem desde livros e artigos derivados de pesquisas de campo e destinados ao público universitário até narrativas de ficção voltadas para crianças e jovens.

Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra, de 2006, é fruto de sua tese de doutorado. No livro, a autora discorre sobre o cabelo não apenas como parte do corpo individual e biológico, mas ainda como corpo social e linguagem, como veículo de expressão e símbolo de resistência da cultura afro-brasileira.

Em 2009, Nilma Lino Gomes estreia na ficção infantojuvenil com Betina, em que novamente o cabelo ressurge como símbolo identitário, agora pelas mãos de quem se dedica com esmero aos penteados afros.

O menino coração de tambor, de 2013, demonstra a habilidade da ficcionista ao entrecruzar presente e passado e mesclar os signos da realidade com os da memória e da fantasia. Narra a história de um bailarino e coreógrafo que manifesta o seu gosto pela música desde quando ouvia as batidas de seu coração ainda no ventre da mãe. Os escritos da autora percorrem, pois, um vasto espectro de publicações, que abrange desde o público acadêmico leitor de seus ensaios até os jovens iniciantes nos encantos do mundo das letras. Em todos eles, porém, destaca-se o universo cultural afro-brasileiro em sua diversidade.

Entre as honrarias que lhe foram concedidas, destacam-se o Troféu Yalodê, do Projeto Raízes de Áfricas – III Festival das Palavras Pretas (2011); o Prêmio Zumbi de Cultura, da Fundação Clóvis Salgado/Companhia Baobá de Dança (2010); e o Projeto Memórias da Infância no Aglomerado Santa Lúcia-BH/MG, da PROEX-UFMG (2006).

 


PUBLICAÇÕES

Obra individual

Betina. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2009. (infantojuvenil).

O menino coração de tambor. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2013. (infantojuvenil). 

Não Ficção

A mulher negra que vi de perto - o processo de construção da identidade racial de professoras negras. 2. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.

Sem perder a raiz. Corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

Co-autoria

SCHWARCZ, L. K. M. (Org.). Antropologia e história: debate em região de fronteiras. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. v. 1. 156p

SILVA, P. B. G. (Org.). Experiências étnico-culturais para a formação de professores. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. 156p.

A mulher negra que vi de perto - o processo de construção da identidade racial de professoras negras. 2. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003. 128p.

SCHWARCZ, Lilia (Org.) ; GOMES, Nilma Lino (Org.) . Antropologia e História: debate em região de fronteiras. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. 192p.

MARTINS, Aracy Alves (Org.) . Afirmando direitos: acesso e permanência de jovens negros na universidade . Belo Horizonte: Autêntica, 2004. 296p.

SOARES, Leôncio José Gomes (Org.) ; GIOVANETTI, Maria Amélia Gomes de Castro (Org.). Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. v. 1. 294p .

MARTINS, Aracy Alves (Org.) . Afirmando direitos: acesso e permanência de jovens negros na universidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 296p .

SOARES, Leôncio José Gomes (Org.) ; GIOVANETTI, Maria Amélia Gomes de Castro (Org.). Diálogos na educação de jovens e adultos. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 294p.

OLIVEIRA, Elania de (Org.) . Identidades e Corporeidades Negras: Reflexões sobre uma experiência de formação de professores(as) para a diversidade étnico-racial. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 296p .

Tempos de Lutas: As ações afirmativas no contexto brasileiro. 1. ed. Brasília: MEC/SECAD, 2006. 119p .

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e (Org.) . Experiências étnico-culturais para a formação de professores. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 152p .

MUNANGA, Kabengele . O negro no Brasil de Hoje. 1. ed. São Paulo: Global/Ação Educativa, 2006.

Um olhar além das fronteiras: educação e relações raciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. v. 1. 135p .

AMÂNCIO, Iris Maria da Costa ; JORGE, Miriam . Literaturas africanas e afro-brasileira na prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. v. 01. 166p

DALBEN, A. I. L. F. (Org.) ; DINIZ-PEREIRA, J. E. (Org.) ; SANTOS, L. L. C. P. (Org.) ; LEAL, L. F. V. (Org.) ; SOARES, Leôncio José Gomes (Org); GOMES, Ana Maria Rabelo (Org.) ; ANTUNES-ROCHA, M. I. (Org.) ; SILVA, L. C. (Org.) ; FERRARI, A. (Org.) ; MARQUES, L. P. (Org.) . Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. 771p .

ABRAMOWICZ, Anete (Org.) . Educação e raça: perspectivas políticas, pedagógicas e estéticas. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. v. 1. 123p

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e (Org.) . Experiencias étnico-culturais para a formação de professores. 3a. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. v. 1.

Valentim, Silvani dos Santos (Org.). Pinho, Vilma Aparecida de (Org.). Relações Étnico-Raciais, Educação e Produção do Conhecimento: 10 anos do GT 21 da Anped. 1a. ed. Belo Horizonte: Nandyala, 2012. 294p .

Práticas Pedagógicas de Trabalho com Relações Étnico-Raciais na Escola na perspectiva da Lei 10.639/03. 1a. ed. Brasília: MEC/UNESCO, 2012. v. 1. 422p .

 


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